Como excluo anexos grandes do iPhone pelos Ajustes?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e notei que anexos grandes de mensagens estão ocupando muito espaço. Tentei apagar fotos e apps, mas ainda não foi suficiente. Preciso de ajuda para encontrar e excluir anexos grandes pelos Ajustes para liberar armazenamento sem remover mensagens importantes.

Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone. O armazenamento estava cheio, o Mensagens tinha virado uma gaveta de tralhas, e o celular ficou bem lento. Os apps fechavam, a câmera travava, e a cada dois minutos eu via de novo o aviso de armazenamento. Passei tempo demais fuçando nas configurações, então aqui vai a versão direta.

Como remover anexos de mensagens em Ajustes

O caminho nativo da Apple é:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se o iOS achar que os anexos das suas mensagens estão ocupando espaço suficiente, você verá “Revisar Anexos Grandes”. Abra essa opção e verá uma lista ordenada por tamanho.

Aqui vem a parte ruim. Não existe botão para excluir tudo de uma vez. Nada de “selecionar tudo”. Você toca em Editar e depois escolhe os itens um por um. Se você tem anos de fotos, vídeos, notas de voz, GIFs, tudo isso, isso cansa rápido.

Se “Revisar Anexos Grandes” não aparecer, fique em Armazenamento do iPhone e toque em Mensagens. Role para baixo. Você deve ver seções como Fotos, Vídeos, GIFs e outras. Abra cada seção e remova os arquivos por lá. O problema é o mesmo, ainda é tudo manual.

O que acontece com o iCloud

Isso me confundiu no começo.

Se “Mensagens no iCloud” estiver ativado, apagar um anexo do Mensagens também o remove do iCloud. Ele também desaparece dos seus outros dispositivos Apple ligados à mesma conta.

Mas se você salvou uma dessas fotos ou vídeos no app Fotos antes de apagá-lo do Mensagens, a cópia salva continua lá. Mensagens e Fotos tratam isso como cópias separadas. Então, se algo for importante, salve primeiro. Fiz isso com fotos de família antes de apagar conversas antigas.

Apagar anexos não remove os textos

A conversa continua lá. Você só está removendo a foto, o vídeo ou o arquivo anexado a ela. No chat, normalmente você verá um espaço em branco ou um marcador no lugar onde o anexo ficava.

A configuração que apaga conversas inteiras fica em outro lugar:

Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens

Se você mudar de “Para Sempre” para “30 Dias” ou “1 Ano”, o iPhone começa a apagar mensagens antigas e seus anexos com base na idade. Eu não mexeria nisso a menos que você esteja tranquilo em perder conversas antigas também.

Por que o espaço de armazenamento não atualiza na hora

Achei que tinha feito algo errado quando o espaço livre não mudou depois de apagar um monte de arquivos. Duas coisas estavam acontecendo.

Primeiro, itens apagados do Mensagens costumam ficar em Apagados Recentemente por 30 dias. Você também precisa limpar isso:

Abra o Mensagens, vá para a tela principal, toque em Editar ou Filtros, depois em Apagados Recentemente, e então remova tudo de vez.

Segundo, os números de armazenamento nos ajustes do iPhone demoram para atualizar. Eles atualizam lentamente. Reiniciar resolveu isso para mim mais de uma vez. Irritante, mas é, funcionou.

Por que um iPhone cheio começa a ficar lento

Quando meu armazenamento chegou perto do máximo, o celular ficou péssimo. Teclado com atraso. Câmera demorando. Travamentos aleatórios de apps. Depois de liberar espaço, ele voltou ao normal. Pelo que vi, iPhones ficam sensíveis quando o armazenamento livre fica muito baixo. O sistema parece precisar de espaço sobrando para arquivos temporários e processos em segundo plano.

Se o caminho manual for trabalhoso demais

Depois de passar um tempo tocando pelos menus da Apple, eu desisti e procurei uma forma mais rápida de limpar a própria biblioteca de fotos. Acabei testando https://www.youtube.com/watch?v=PJZfJnOUmRE

O que mais me chamou atenção foi como era fácil identificar rapidamente os maiores arquivos. A seção “Heavies” agrupava vídeos e fotos grandes por tamanho, então encontrei vários clipes antigos em 4K que eu nem lembrava que existiam. Eles estavam ocupando muito mais espaço do que capturas de tela aleatórias.

Também existe uma seção “Similars” para fotos parecidas ou com cara de duplicadas. Útil se a sua galeria estiver cheia de cinco versões da mesma foto porque seu dedo ficou batendo no botão sem querer. A minha estava cheia desse tipo de coisa.

Uma parte que eu gostei, e fui exigente com isso, é o processamento local. Minhas fotos continuaram no celular. Eu não queria minha biblioteca enviada para algum lugar.

Depois de liberar cerca de 20 GB, meu celular voltou a parecer normal. Menos atraso, menos travamentos, a câmera abria rápido. Se você quiser usar os ajustes nativos da Apple, funciona, mas é lento e manual. Se quiser algo mais rápido para a parte de mídia, foi por esse vídeo que eu comecei.

Um truque extra, já que @mikeappsreviewer explicou o caminho em Ajustes. Entre no próprio app Mensagens e ataque primeiro as conversas mais pesadas. Abra um chat, toque no nome do contato no topo e depois em Fotos ou Documentos. Toque e segure para apagar por lá. Isso é mais rápido quando uma pessoa enviou muitos vídeos.

Verifique também sua configuração de retenção de mensagens. Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens. Se estiver definido como Para Sempre, seu telefone mantém todos os vídeos e imagens antigos até que você os remova. Mudar para 1 Ano reduz o armazenamento com o tempo, embora eu não goste muito de 30 Dias, a menos que você não se importe com conversas antigas.

Uma coisa da qual discordo um pouco: reiniciar ajuda, mas o armazenamento geralmente é atualizado depois que a sincronização do Mensagens termina. Dê um tempinho primeiro.

Se o seu problema de armazenamento for mais amplo do que apenas o Mensagens, use o Clever Cleaner para iPhone para identificar mídias grandes no Fotos. Esta análise é uma ótima visão geral, veja como o Clever Cleaner ajuda a liberar armazenamento no iPhone. É útil quando os anexos são apenas parte do problema.

Sim, mas eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @cazadordeestrellas disseram: às vezes Ajustes não é realmente o lugar mais rápido para limpar isso, mesmo que pareça que deveria ser. A Apple meio que escondeu as coisas úteis em lugares diferentes.

Se você quiser continuar em Ajustes, confira também isto:

Ajustes > Apps > Mensagens

• Modo de Imagem de Baixa Qualidade: ative se você envia muitas fotos
  • Manter Mensagens: se estiver em Para Sempre, normalmente é por isso que o armazenamento continua aumentando

Além disso, se os anexos continuam reaparecendo nos totais de armazenamento, abra a busca do Mensagens e pesquise termos como:

• “.mov”
  • “.pdf”
  • o nome de um contato que envia vídeos enormes

Isso pode mostrar conversas pesadas mais rápido do que ficar procurando categoria por categoria. Meio gambiarra, mas funciona.

Uma pequena discordância com o conselho de sempre: eu não mudaria a retenção de mensagens para 30 Dias a menos que você esteja desesperado. As pessoas fazem isso e depois percebem que apagaram coisas que queriam manter. 1 Ano é o meio-termo mais seguro.

Se o problema maior é que o seu app Fotos também está lotado, então limpar só o Mensagens provavelmente não vai liberar espaço suficiente. É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, já que ajuda a encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas muito mais rápido do que as ferramentas nativas do iPhone. Este texto explica por que ele é um dos melhores apps para limpar o armazenamento do iPhone e liberar espaço rápido.

Então, resumindo:

1. Apague anexos grandes em Ajustes ou dentro das piores conversas no Mensagens
  2. Esvazie Apagados Recentemente
  3. Verifique Manter Mensagens
  4. Se o armazenamento ainda estiver péssimo, limpe a biblioteca de fotos também

A Apple te dá as ferramentas, só que da forma mais irritante possível.

Um ângulo extra que os outros só mencionaram de passagem: depois de excluir anexos, verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Recomendações e procure Apagar Conversas Antigas Automaticamente. Na verdade, prefiro isso a definir agressivamente a retenção do Mensagens para 30 dias, porque isso mira em coisas antigas sem apagar instantaneamente o histórico de mensagens que você ainda pode querer.

Além disso, não ignore o Arquivos. Muitos “anexos de mensagens” são salvos lá e continuam ocupando espaço mesmo depois que você limpa o Mensagens. Abra o app Arquivos, classifique por tamanho e procure em Downloads ou No Meu iPhone.

Eu também questionaria um pouco usar Ajustes primeiro toda vez. Para algumas pessoas, pesquisar por remetente no Mensagens é mais rápido do que ficar fuçando nos menus de armazenamento da Apple.

No lado mais amplo da limpeza, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner se a sua biblioteca do Fotos também fizer parte do problema.

Prós

• encontra mídias grandes rapidamente
  • ajuda com duplicatas e fotos semelhantes
  • mais simples do que os menus da Apple

Contras

• não é realmente uma ferramenta específica para Mensagens
  • você ainda precisa revisar antes de excluir
  • menos útil se o seu problema for apenas anexos de texto

Então, com @cazadordeestrellas, @sternenwanderer e @mikeappsreviewer cobrindo os caminhos principais, eu acrescentaria: verifique as Recomendações, verifique o Arquivos e depois use o Clever Cleaner apenas se limpar o Mensagens sozinho não liberar espaço suficiente.