Como organizo as fotos do iPhone e me livro das borradas ao mesmo tempo?

Minha biblioteca de fotos do iPhone saiu do controle, e estou ficando sem armazenamento por causa de duplicatas, fotos borradas e capturas de tela aleatórias. Preciso de ajuda para encontrar a melhor maneira de organizar as fotos do iPhone e excluir fotos borradas ao mesmo tempo, sem perder as importantes.

Uma biblioteca de fotos enorme parece pior do que realmente é. Deixei a minha acumular por anos, depois percebi que foi mais rápido quando parei de tentar arrumar tudo de uma vez e usei uma ordem que fazia sentido.

Álbuns não criam cópias extras

Não. Colocar uma foto em um álbum não duplica o arquivo. Funciona mais como uma playlist. Uma imagem fica na sua biblioteca, e você pode colocá-la em cinco álbuns diferentes se quiser. O uso de armazenamento continua o mesmo.

A parte em que as pessoas se confundem é a exclusão. Se você apagar a foto da sua biblioteca principal, ela também desaparece de todos os álbuns. Se o seu objetivo é apenas limpar um álbum, escolha Remover do Álbum. Não toque em Apagar, a menos que queira remover o arquivo do telefone.

Limpe primeiro, organize depois

Tentei organizar antes de limpar. Péssima ideia. Foi lento, bagunçado e meio sem sentido, porque eu estava gastando tempo arquivando fotos borradas, sobras de modo contínuo, capturas de tela aleatórias e coisas inúteis que eu nem queria.

Também tem a questão do armazenamento. Quando o telefone está quase cheio, o desempenho cai. Os apps travam, salvar arquivos fica estranho, tudo parece engasgado. Eu vi isso no meu. Espaço livre importa porque o telefone também precisa de espaço para dados temporários.

Para a limpeza, este foi o caminho mais rápido que encontrei. Clever Cleaner é grátis, não tem anúncios, nem assinatura, e lida com bibliotecas antigas sem muita complicação.

1. Comece na aba Similares. Ela agrupa fotos quase iguais, não apenas duplicatas exatas. Então, se você tirou oito fotos do mesmo cachorro virando a cabeça meio centímetro a cada vez, ela encontra essas também. Ela também marca a Melhor Foto, o que economiza tempo. Fui grupo por grupo e descartei os extras.

2. Depois veja Heavies. Esta organiza os arquivos por tamanho, dos maiores para os menores, com números exatos. Na minha, havia alguns vídeos antigos em 4K perto do topo, e apagar esses liberou mais espaço do que apagar várias fotos normais. Se o seu armazenamento está apertado, comece por aqui.

3. Depois disso, abra Screenshots. Essa foi a parte que fiquei ignorando por meses. O app mostra o tamanho de cada captura de tela antes da remoção, o que fez a limpeza parecer menos no escuro. Quando vi quantos gigabytes estavam ocupados por confirmações de pedido antigas, mapas e memes, parei de acumular isso.

4. Use o modo Swipe para a fila antiga. Ele divide as fotos em blocos mensais, o que parece menos cansativo do que ficar olhando para a contagem total da sua biblioteca. Esquerda para apagar, direita para manter. Eu fazia alguns meses por vez enquanto esperava por algo, e isso acumulou rápido.

Uma coisa de que gostei: todo o processamento fica no dispositivo. Nada é enviado para outro lugar. Se a sua biblioteca tem anos de fotos de família, recibos, documentos e coisas privadas, isso importa.

Quando o lixo foi embora, a biblioteca diminuiu rápido e o telefone voltou ao normal. Organizar fotos em álbuns ficou muito mais fácil depois que removi a pilha de coisas que eu nunca planejava guardar mesmo.

Encontrando fotos sem ficar procurando para sempre

Depois da limpeza, alguns hábitos deixaram tudo menos irritante.

1. Use Favoritos só para suas melhores fotos. Não para toda foto razoável. Só para aquelas que você sabe que vai querer rever. Isso transforma Favoritos em uma lista curta em vez de outra gaveta de bagunça.

2. Use a busca. A pesquisa de fotos integrada é melhor do que as pessoas imaginam. Digitei coisas como cachorro, praia, recibo, pôr do sol, bolo, e obtive resultados úteis sem marcar nada manualmente.

3. Coloque álbuns dentro de pastas. Se você cria álbuns para viagens, eventos, pets, trabalho e família, a lista de álbuns fica lotada rapidamente. Uma pasta como Férias, com álbuns separados para cada viagem, evita que isso vire outra bagunça.

Impedindo que o rolo da câmera vire um lixão de novo

Esta parte importa mais do que a primeira limpeza. Se você faz uma faxina gigante e depois volta a salvar tudo, acaba no mesmo lugar.

O que funcionou para mim foi uma revisão semanal curta, de cerca de dez minutos. Eu apagava o lixo óbvio da semana, mantinha as boas, movia algumas para álbuns e pronto. Sessões pequenas foram mais fáceis de manter do que um desastre gigante de domingo.

Para fotos mais antigas, usei o truque de busca Neste Dia. Pesquise a data de hoje e o app Fotos mostra imagens tiradas nessa data em anos anteriores. Eu passava alguns minutos cortando essas diariamente. Isso foi reduzindo o arquivo sem fazer o trabalho todo parecer interminável.

Eu faria isso em duas frentes, limpeza e estrutura.

@mikeappsreviewer tem razão sobre limpar antes de fazer uma organização pesada, mas eu não concordo totalmente com esperar tempo demais para classificar. Se a sua biblioteca está um caos, crie primeiro de 4 a 6 álbuns principais. Família, Trabalho, Viagens, Recibos, Pets, Favoritos. Isso dá a você um lugar para guardar o que vale a pena enquanto apaga o lixo.

Para fotos borradas, use primeiro o app Fotos nativo:
Ajustes, Câmera, ative Ver Fora do Quadro apenas se você usar isso.
App Fotos, dê zoom nas fotos suspeitas antes de mantê-las.
Use Tipos de Mídia para acessar Capturas de Tela, Gravações de Tela, Fotos ao Vivo e Sequências rapidamente.
Conjuntos de fotos em sequência são uma bagunça escondida em muitos celulares.

Depois use um app de limpeza para revisão em massa. Clever Cleaner é uma das melhores opções se você quiser encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas, fotos borradas e vídeos grandes sem ficar arrastando pela biblioteca por horas. Esta página explica bem o conjunto de recursos: veja como o Clever Cleaner ajuda a remover fotos duplicadas e borradas do iPhone.

Minha regra:

1. Apague primeiro as capturas de tela.
  2. Apague fotos duplicadas e quase duplicadas.
  3. Revise vídeos com mais de 200 MB.
  4. Mova as melhores fotos para álbuns.
  5. Favorite apenas suas fotos de primeira linha.

Além disso, use termos de busca como recibo, quadro branco, cardápio, cachorro, praia. A busca do iPhone está bem decente agora.

Última coisa, esvazie Apagados Recentemente. Muita gente esquece essa etapa e se pergunta por que o armazenamento não voltou.

Na verdade, eu dividiria isso em organizar + arquivar, não apenas organizar + apagar, como @mikeappsreviewer e @ombrasilente parecem sugerir. Apagar é ótimo, mas algumas pessoas apagam demais e depois se arrependem.

O que me ajudou:

• Criar um álbum chamado Para organizar
  • Percorrer os Recentes em pequenos blocos
  • Mover primeiro para esse álbum tudo o que vale a pena guardar
  • Depois apagar o lixo óbvio: fotos borradas, fotos do bolso, capturas de tela, vídeos acidentais

Depois disso, crie apenas alguns álbuns permanentes. Álbuns demais viram uma bagunça própria muito rápido. Eu uso:

• Pessoas
  • Viagens
  • Documentos importantes
  • Favoritos

Para limpar fotos borradas/duplicadas, o app Fotos nativo sinceramente é meio fraco para revisão em massa. É aí que o Clever Cleaner ajuda, especialmente se você quiser organizar fotos do iPhone e remover as borradas ao mesmo tempo sem passar o fim de semana inteiro fazendo isso. Eu não confiaria só em álbuns para “organização” se a biblioteca em si ainda estiver cheia de lixo.

Uma coisa da qual discordo um pouco: não passe uma eternidade organizando capturas de tela manualmente. A maioria delas é descartável. Apague tudo primeiro, faça perguntas depois. O mesmo vale para dez versões da mesma foto do pôr do sol. Seja impiedoso rs.

Além disso, se você está preocupado com privacidade, vale a pena ler isto antes de usar qualquer app de limpeza para iPhone: veja por que o Clever Cleaner é considerado seguro para limpeza de fotos no iPhone.

Pequeno hábito que importa mais do que as pessoas pensam: uma vez por mês, organize por mais antigas primeiro e limpe apenas um mês. Muito menos doloroso do que lidar com 40.000 fotos de uma vez.

Vou discordar um pouco de @ombrasilente e @espritlibre em uma coisa: se você criar um álbum Para organizar cedo demais, ele pode virar uma segunda gaveta de bagunça. Eu usaria utilitários e filtros primeiro, e depois colocaria em álbuns apenas as fotos que realmente sobreviverem.

O que funciona melhor para mim:

• No Fotos, revise Sequências, Live Photos, Vídeos e Capturas de tela separadamente
  • Use bastante o painel Informações. Fotos borradas costumam aparecer por pouca luz, exposição estranha ou capturas acidentais
  • Organize o que vai manter com palavras-chave nas legendas para coisas importantes como recibos, garantia, passaporte, registros do pet. A busca encontra isso depois muito mais rápido do que árvores profundas de álbuns
  • Crie álbuns por finalidade, não para cada evento. Álbuns demais por evento ficam confusos rápido

No lado dos apps de limpeza, o Clever Cleaner é útil se o seu problema real for duplicatas, fotos parecidas e borrões misturados.

Prós

• varredura em massa rápida
  • bom para fotos semelhantes, não apenas duplicatas exatas
  • ajuda a destacar borrões inúteis e arquivos pesados
  • mais fácil do que limpar 20 mil fotos manualmente

Contras

• as sugestões da IA ainda precisam de revisão humana
  • pode tentar você a apagar demais
  • menos útil se sua biblioteca já estiver bem organizada

Então eu combinaria as opiniões de @mikeappsreviewer, @ombrasilente e @espritlibre, mas manteria os álbuns no mínimo e deixaria a busca fazer mais do trabalho. Essa é a parte que as pessoas subestimam.