Tenho usado o Apple Photos para gerenciar anos de fotos, mas está ficando difícil manter tudo organizado entre álbuns, duplicatas e buscas. Preciso de ajuda para descobrir se o Apple Photos é suficiente para o gerenciamento de fotos ou se existe um aplicativo melhor para organizar fotos no Mac e no iPhone, que seja mais fácil de classificar e gerenciar.
No ano passado, testei um monte de apps para limpar fotos do iPhone, e o único que ainda deixo no meu celular é o Clever Cleaner.
Ele faz menos do que algumas daquelas coisas inchadas da App Store, e digo isso como algo positivo. Continuei removendo outros apps depois de uma semana porque eles transformavam uma limpeza simples em dever de casa. Este ficou porque termino a limpeza rápido, e quando algo é rápido, eu repito.
O que me convenceu foi o papel dele. Ele não tenta virar um substituto completo do Apple Photos. Eu ainda uso o Apple Photos para navegar, álbuns e as coisas normais do dia a dia. O Clever Cleaner fica ao lado dele e cuida primeiro da pilha de lixo. Quando a bagunça some, o resto da biblioteca fica mais fácil de resolver.
Meu ciclo de limpeza habitual é assim:
- Eu executo a Limpeza Inteligente e apago fotos duplicadas e também as quase duplicadas.
- Eu abro Heavies e procuro arquivos de vídeo pesados. Se eu quiser mantê-los, eu os comprimo.
- Eu passo alguns minutos no Modo Deslizar e organizo as fotos recentes uma por uma.
- Eu removo capturas de tela antigas, recibos, códigos QR aleatórios, todo esse lixo descartável.
- Eu transformo Live Photos antigas em fotos estáticas comuns quando não preciso mais da parte em movimento.
Para mim, esses cinco passos mantêm a biblioteca sob controle sem desperdiçar 30 minutos vasculhando anos de fotos.
Ele também funciona bem como limpador de armazenamento do iPhone, não apenas como organizador de fotos. Se o seu celular estiver lotado, ele ajuda a reduzir coisas como:
- Fotos duplicadas e semelhantes
- Vídeos grandes e fotos superdimensionadas
- Capturas de tela
- Live Photos
- Vídeos que você quer manter em formato comprimido
- Lotes recentes de fotos que você organiza com a limpeza por deslize
Também gostei da proposta de preço, ou da falta dela. No momento, é gratuito, sem anúncios, sem barreira de assinatura, sem desbloqueio pago no meio do processo. Nesta categoria de app, isso é raro o suficiente para chamar atenção.
Se você quiser outras opções, eu olharia para estas duas:
- HashPhotos. Eu escolheria este se o seu principal problema fosse estrutura, não lixo. Ele oferece controle mais profundo, filtros, etiquetas, edição de metadados, álbuns inteligentes, visualização em linha do tempo, visualização no mapa e mais formas de organizar as coisas do que o Apple Photos oferece. Se você gosta de manter uma biblioteca bem organizada, ele parece mais adequado para isso.
- Google Photos. Eu usaria este se você já estiver no ecossistema do Google ou se o backup em nuvem importar mais para você. A busca é melhor, o agrupamento de fotos é mais inteligente, e fotos antigas são mais fáceis de encontrar do que no app Fotos padrão.
Para o meu próprio uso, o Clever Cleaner fica no meio-termo de um jeito positivo. Ele limpa o acúmulo, libera mais armazenamento do que eu esperava na primeira vez que usei e deixa a biblioteca de fotos em um estado em que organizá-la não parece mais irritante.
Se você quiser outra visão geral de apps de limpeza de armazenamento, esta lista também é útil: melhores apps de limpeza para iPhone.
O Apple Photos é suficiente se suas necessidades forem simples. Se você quiser um controle melhor sobre uma biblioteca enorme, ele começa a mostrar suas limitações rapidamente.
Minha opinião:
- O Apple Photos é bom para sincronização, rostos, lugares e busca básica.
- Ele é fraco em limpeza em massa, filtragem inteligente e regras de álbuns.
- Se o seu problema é bagunça, use uma ferramenta de limpeza junto com ele.
- Se o seu problema é estrutura, use um organizador mais robusto.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto. Um app complementar faz mais sentido do que substituir o Photos. Discordo um pouco sobre o Google Photos para organização de longo prazo. A busca é forte, sim. Mas se você se importa com controle local, gerenciamento de arquivos e evitar mais uma dependência de nuvem, ele fica irritante.
Melhor configuração para a maioria das pessoas:
- Mantenha o Apple Photos como sua biblioteca principal.
- Use o Clever Cleaner a cada poucas semanas para remover duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela e peso morto.
- Se álbuns e tags ainda parecerem bagunçados, adicione o HashPhotos para uma organização mais avançada.
Por que isso funciona:
O Apple Photos lida bem com o uso diário.
O Clever Cleaner corrige as partes que a Apple ignora.
O HashPhotos oferece filtros que a Apple ainda não disponibiliza.
Se você quer um sistema mais limpo para organizar a biblioteca de fotos no iPhone, isto ajuda: como organizar sua biblioteca de fotos no iPhone
Se você quer apenas um app, fique com o Photos e faça uma limpeza nele.
Se a sua biblioteca tem anos e está cheia de lixo, o Apple Photos sozinho não é suficiente. Isso também tem sido verdade para mim.
O Apple Photos é suficiente até que, de repente… deixa de ser. Esse é meio que o problema.
Em grande parte, discordo da ideia de que você precisa substituí-lo. @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare têm razão ao dizer que um app complementar faz mais sentido, mas eu iria um passo além: o verdadeiro problema geralmente não é organização, e sim fadiga de decisão. O Photos fica bagunçado porque oferece um balde gigante e não muitas regras.
Minha opinião:
- O Apple Photos é ótimo como biblioteca
- É mediano como ferramenta de manutenção
- É fraco se você quiser uma lógica real de arquivamento
Então, se o seu problema são duplicatas, bagunça e armazenamento inchado, um app de limpeza como o Clever Cleaner faz mais sentido do que migrar para um sistema de fotos totalmente novo. Depois, mantenha o Photos para os recursos do ecossistema Apple que ele já faz bem. Se o seu problema for classificação personalizada e controle de metadados, o HashPhotos provavelmente é o melhor complemento.
Eu evitaria mover tudo para o Google Photos, a menos que você realmente queira uma busca centrada na nuvem. As pessoas sempre elogiam a busca, mas, no longo prazo, pode parecer que você está alugando o acesso à sua própria bagunça.
Além disso, o excesso de álbuns é tanto um problema de comportamento quanto do app. Menos álbuns, mais favoritos, legendas melhores e uso consistente de pessoas/lugares geralmente ajudam mais do que instalar o app número 7.
Se você quiser dicas mais práticas de melhor app para organizar fotos para uma biblioteca do iPhone mais limpa, também vale a pena dar uma olhada.
Versão curta: mantenha o Apple Photos, adicione o Clever Cleaner para limpeza e só acrescente um organizador mais avançado se ainda sentir que está limitado.
Eu dividiria isso em duas perguntas: app de biblioteca ou app de manutenção.
O Apple Photos ainda é a melhor biblioteca para a maioria dos usuários de iPhone porque já vem integrado ao sistema, os álbuns compartilhados funcionam, as Memórias são decentes e a sincronização com o iCloud é sem complicação. Onde eu discordo um pouco de @viaggiatoresolare, @reveurdenuit e @mikeappsreviewer é no seguinte: nem todo mundo com uma biblioteca enorme precisa de um organizador mais robusto. Muita gente só precisa de menos lixo.
É aí que o Clever Cleaner faz sentido como complemento, não como substituto.
Prós do Clever Cleaner
- rápido para duplicatas e fotos parecidas
- bom para identificar o que mais ocupa espaço
- mais simples do que muitos apps de limpeza
- ajuda a reduzir a bagunça antes de você organizar qualquer coisa
Contras do Clever Cleaner
- não é um verdadeiro app DAM, então não tem lógica profunda de catalogação
- não vai corrigir sua estratégia de álbuns sozinho
- o agrupamento por IA ainda pode precisar de revisão manual
- se você gosta de fluxos de trabalho com muitos metadados, ele vai parecer limitado
Se o seu problema é:
- fotos inúteis demais: Apple Photos + Clever Cleaner
- organização profunda, tags, metadados: veja o HashPhotos
- busca na nuvem de qualquer lugar: Google Photos
Minha opinião sincera: as pessoas culpam o Apple Photos por problemas causados por guardar tudo. Limpe primeiro, organize depois. Se, depois da limpeza, o Apple Photos ainda parecer restritivo, aí sim mude de fluxo de trabalho. Antes disso, não.