O disco rígido aparece, mas não consigo acessá-lo. Como consertar um disco rígido corrompido?

Meu disco rígido externo aparece no Windows, mas não consigo abri-lo nem acessar nenhum arquivo. Ele pode ter sido corrompido após uma desconexão insegura, e preciso de ajuda para descobrir como reparar a unidade ou recuperar meus dados sem piorar a situação.

Se a unidade ainda aparece no Gerenciamento de Disco e a capacidade parece correta, isso é um bom sinal. Isso não prova que a unidade está saudável, mas geralmente significa que o Windows ainda consegue ver o hardware. Depois de uma falha grave, o problema costuma ser o sistema de arquivos ou os dados da partição ficarem corrompidos, não os arquivos realmente desaparecerem.

Eu evitaria tentar “corrigir” isso imediatamente. Não formate, não execute o CHKDSK ainda, não copie nada novo para ela e não continue reiniciando várias vezes na esperança de que volte. Esse tipo de correção pode alterar dados na unidade, e se a coisa errada for alterada, a recuperação pode ficar mais difícil.

A ordem mais segura é:

1. Verifique o Gerenciamento de Disco e confirme se a unidade mostra o tamanho correto.
  2. Se for externa, tente outro cabo USB, outra porta USB ou outro computador.
  3. Recupere primeiro os arquivos com os quais você se importa.
  4. Repare ou formate a unidade somente depois que os arquivos estiverem em algum lugar seguro.

Para recuperação, vale a pena tentar o Disk Drill porque ele pode criar uma imagem completa do HDD antes da varredura. Isso importa se a unidade estiver instável, já que analisar uma imagem é mais seguro do que forçar repetidamente o disco original.

O fluxo de trabalho básico seria:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não na corrompida.
  2. Crie uma imagem completa do HDD com problema.
  3. Abra a imagem no Disk Drill.
  4. Execute a Verificação Universal.
  5. Visualize o que ele encontrar.
  6. Recupere os arquivos para outra unidade saudável.

A parte de visualização é útil porque você pode verificar se suas fotos, vídeos, documentos etc. estão realmente legíveis antes de gastar tempo recuperando tudo. Você também pode usar os recursos de varredura e visualização para ter uma noção se os arquivos podem ser recuperados antes de comprar a versão completa.

Depois que seus arquivos estiverem em backup, aí eu analisaria as opções de reparo. Se o sistema de arquivos ainda estiver um pouco legível, o CHKDSK pode ajudar, mas eu só o executaria depois da recuperação porque ele modifica a unidade. Se a partição virou RAW ou a tabela de partição estiver danificada, o TestDisk pode ser a melhor primeira tentativa de reparo. Se nenhum dos dois ajudar, uma formatação rápida pode reconstruir o sistema de arquivos, mas eu só faria isso quando os dados já tivessem sido recuperados.

Observe também como a unidade se comporta. Ruídos de clique, sumir do Gerenciamento de Disco, mostrar a capacidade errada ou demorar uma eternidade para responder são sinais ruins. Isso aponta mais para falha de hardware do que para simples corrupção. Se você perceber isso, pare de analisá-la com ferramentas de recuperação e considere um serviço profissional de recuperação. Eles podem clonar o disco com hardware especializado e trabalhar a partir do clone, o que é muito mais seguro para uma unidade com falha.

Então sim, eu não presumiria que os arquivos já se foram. Se ela ainda aparece com o tamanho correto, há uma chance razoável de que os dados possam ser recuperados. Apenas tire os arquivos dela primeiro, depois se preocupe em tornar a unidade utilizável novamente.

Se o Windows pedir para inicializar ou formatar a unidade, cancele sempre. Esse aviso não significa que a unidade está vazia, geralmente significa que o Windows não consegue entender o sistema de arquivos, e aceitá-lo pode tornar a recuperação mais complicada antes mesmo que ferramentas como Disk Drill ou TestDisk tenham uma chance limpa de trabalhar nela.

Verifique se o Windows atribuiu a ela uma letra de unidade e como ele chama o sistema de arquivos antes de executar qualquer reparo. Se o Gerenciamento de Disco disser RAW ou Não alocado, trate isso primeiro como recuperação, como mikeappsreviewer disse. Mas se ainda disser NTFS/exFAT e o erro for “Acesso negado”, isso pode ser um problema de permissões ou propriedade, não corrupção, e as ferramentas de recuperação podem ser exageradas. Nesse caso, tente abri-la em outra conta do Windows ou em outro PC antes de alterar as permissões na unidade. Se ele pedir para formatar, desconecte-a e pare de mexer. A verdade irritante é que “aparece, mas não abre” pode significar várias coisas diferentes, e a mensagem exata que o Windows mostra é muito importante.

Se o problema é o próprio disco ou o gabinete USB faz muita diferença. Um gabinete externo ou cabo com mau contato pode fazer o Windows enxergar “uma unidade”, mas falhar quando tenta ler o sistema de arquivos. Se este for um drive externo de desktop de 3,5’, verifique também se a fonte de alimentação está boa. Se for um drive SATA avulso em um adaptador USB barato, eu tentaria um adaptador diferente ou o conectaria diretamente a uma porta SATA de desktop antes de presumir que o sistema de arquivos está corrompido.

Concordo com os outros sobre não executar o CHKDSK primeiro. O CHKDSK é uma ferramenta de reparo, não de recuperação, e pode “corrigir” uma estrutura de diretórios jogando entradas danificadas em found.000 ou removendo referências que o Windows não consegue interpretar. Isso pode fazer a unidade montar novamente, mas também pode piorar a organização das pastas se você ainda precisa dos dados.

Uma ordem simples que eu usaria é: verificar se a unidade mostra a capacidade correta, tentar um cabo/porta/computador diferente e depois olhar a integridade SMART com algo como o CrystalDiskInfo. Se o SMART parecer ruim, não faça uma varredura longa no drive original. Faça primeiro um clone/imagem e trabalhe a partir da cópia. A abordagem de criar a imagem primeiro do Disk Drill serve para isso, mas o ponto principal é a imagem, não a marca. Se o drive fizer cliques, desconectar ou mudar de capacidade, pare por aí e não continue testando por horas. É nesse momento que um software caseiro começa a transformar um caso recuperável em um pior.