Meu disco rígido externo aparece no Windows, mas não consigo abri-lo nem acessar nenhum arquivo. Ele pode ter sido corrompido após uma desconexão insegura, e preciso de ajuda para descobrir como reparar a unidade ou recuperar meus dados sem piorar a situação.
Se a unidade ainda aparece no Gerenciamento de Disco e a capacidade parece correta, isso é um bom sinal. Isso não prova que a unidade está saudável, mas geralmente significa que o Windows ainda consegue ver o hardware. Depois de uma falha grave, o problema costuma ser o sistema de arquivos ou os dados da partição ficarem corrompidos, não os arquivos realmente desaparecerem.
Eu evitaria tentar “corrigir” isso imediatamente. Não formate, não execute o CHKDSK ainda, não copie nada novo para ela e não continue reiniciando várias vezes na esperança de que volte. Esse tipo de correção pode alterar dados na unidade, e se a coisa errada for alterada, a recuperação pode ficar mais difícil.
A ordem mais segura é:
- Verifique o Gerenciamento de Disco e confirme se a unidade mostra o tamanho correto.
- Se for externa, tente outro cabo USB, outra porta USB ou outro computador.
- Recupere primeiro os arquivos com os quais você se importa.
- Repare ou formate a unidade somente depois que os arquivos estiverem em algum lugar seguro.
Para recuperação, vale a pena tentar o Disk Drill porque ele pode criar uma imagem completa do HDD antes da varredura. Isso importa se a unidade estiver instável, já que analisar uma imagem é mais seguro do que forçar repetidamente o disco original.
O fluxo de trabalho básico seria:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente, não na corrompida.
- Crie uma imagem completa do HDD com problema.
- Abra a imagem no Disk Drill.
- Execute a Verificação Universal.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade saudável.
A parte de visualização é útil porque você pode verificar se suas fotos, vídeos, documentos etc. estão realmente legíveis antes de gastar tempo recuperando tudo. Você também pode usar os recursos de varredura e visualização para ter uma noção se os arquivos podem ser recuperados antes de comprar a versão completa.
Depois que seus arquivos estiverem em backup, aí eu analisaria as opções de reparo. Se o sistema de arquivos ainda estiver um pouco legível, o CHKDSK pode ajudar, mas eu só o executaria depois da recuperação porque ele modifica a unidade. Se a partição virou RAW ou a tabela de partição estiver danificada, o TestDisk pode ser a melhor primeira tentativa de reparo. Se nenhum dos dois ajudar, uma formatação rápida pode reconstruir o sistema de arquivos, mas eu só faria isso quando os dados já tivessem sido recuperados.
Observe também como a unidade se comporta. Ruídos de clique, sumir do Gerenciamento de Disco, mostrar a capacidade errada ou demorar uma eternidade para responder são sinais ruins. Isso aponta mais para falha de hardware do que para simples corrupção. Se você perceber isso, pare de analisá-la com ferramentas de recuperação e considere um serviço profissional de recuperação. Eles podem clonar o disco com hardware especializado e trabalhar a partir do clone, o que é muito mais seguro para uma unidade com falha.
Então sim, eu não presumiria que os arquivos já se foram. Se ela ainda aparece com o tamanho correto, há uma chance razoável de que os dados possam ser recuperados. Apenas tire os arquivos dela primeiro, depois se preocupe em tornar a unidade utilizável novamente.
Se o Windows pedir para inicializar ou formatar a unidade, cancele sempre. Esse aviso não significa que a unidade está vazia, geralmente significa que o Windows não consegue entender o sistema de arquivos, e aceitá-lo pode tornar a recuperação mais complicada antes mesmo que ferramentas como Disk Drill ou TestDisk tenham uma chance limpa de trabalhar nela.
Verifique se o Windows atribuiu a ela uma letra de unidade e como ele chama o sistema de arquivos antes de executar qualquer reparo. Se o Gerenciamento de Disco disser RAW ou Não alocado, trate isso primeiro como recuperação, como mikeappsreviewer disse. Mas se ainda disser NTFS/exFAT e o erro for “Acesso negado”, isso pode ser um problema de permissões ou propriedade, não corrupção, e as ferramentas de recuperação podem ser exageradas. Nesse caso, tente abri-la em outra conta do Windows ou em outro PC antes de alterar as permissões na unidade. Se ele pedir para formatar, desconecte-a e pare de mexer. A verdade irritante é que “aparece, mas não abre” pode significar várias coisas diferentes, e a mensagem exata que o Windows mostra é muito importante.
Se o problema é o próprio disco ou o gabinete USB faz muita diferença. Um gabinete externo ou cabo com mau contato pode fazer o Windows enxergar “uma unidade”, mas falhar quando tenta ler o sistema de arquivos. Se este for um drive externo de desktop de 3,5’, verifique também se a fonte de alimentação está boa. Se for um drive SATA avulso em um adaptador USB barato, eu tentaria um adaptador diferente ou o conectaria diretamente a uma porta SATA de desktop antes de presumir que o sistema de arquivos está corrompido.
Concordo com os outros sobre não executar o CHKDSK primeiro. O CHKDSK é uma ferramenta de reparo, não de recuperação, e pode “corrigir” uma estrutura de diretórios jogando entradas danificadas em found.000 ou removendo referências que o Windows não consegue interpretar. Isso pode fazer a unidade montar novamente, mas também pode piorar a organização das pastas se você ainda precisa dos dados.
Uma ordem simples que eu usaria é: verificar se a unidade mostra a capacidade correta, tentar um cabo/porta/computador diferente e depois olhar a integridade SMART com algo como o CrystalDiskInfo. Se o SMART parecer ruim, não faça uma varredura longa no drive original. Faça primeiro um clone/imagem e trabalhe a partir da cópia. A abordagem de criar a imagem primeiro do Disk Drill serve para isso, mas o ponto principal é a imagem, não a marca. Se o drive fizer cliques, desconectar ou mudar de capacidade, pare por aí e não continue testando por horas. É nesse momento que um software caseiro começa a transformar um caso recuperável em um pior.