Posso recuperar arquivos excluídos no meu Mac?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes no meu Mac e já esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Alguns dos documentos ausentes estão relacionados ao trabalho, e espero que haja uma maneira segura de recuperar arquivos excluídos no macOS sem causar mais perda de dados. Eu realmente agradeceria orientações sobre as melhores opções de recuperação de arquivos no Mac.

Já passei por isso uma vez no meu Mac, esvaziei o Lixo, fiquei mal por uns dez segundos, e depois descobri que nem sempre era o fim. O que mais prejudica as pessoas é continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido. Em um SSD, novas gravações consomem o espaço antigo rapidamente. Quando o macOS reutiliza esses blocos, a recuperação fica complicada.

Eu seguiria assim.

1. Verifique primeiro o Time Machine e o iCloud

Este é o caminho mais rápido. Se seus backups existirem, você pode terminar em poucos minutos.

1. Abra a pasta onde o arquivo costumava ficar e depois entre no Time Machine.
  2. Vá para um backup de antes de você esvaziar o Lixo.
  3. Restaure o arquivo.
  4. Depois verifique iCloud.com e veja Apagados Recentemente para arquivos, fotos ou outros itens sincronizados.

Eu começaria por aqui antes de instalar qualquer coisa. Menos risco, menos confusão.

2. Verifique se há snapshots do APFS

Muitos usuários de Mac não sabem disso. O macOS frequentemente mantém snapshots locais do APFS, mesmo quando o Time Machine nunca foi totalmente configurado. Abra o Utilitário de Disco, escolha seu volume de Dados APFS e veja se existem snapshots de antes da exclusão. Se houver um, seus arquivos perdidos ainda podem estar lá dentro.

3. Se os backups falharem, execute um software de recuperação

Neste ponto eu pararia de mexer e faria uma varredura. Disk Drill é o que a maioria das pessoas consegue usar sem muita dificuldade nos Macs mais novos, incluindo os modelos com Apple Silicon. O fluxo normal é assim:

1. Instale o aplicativo.
  2. Selecione a unidade onde os arquivos excluídos estavam armazenados.
  3. Execute a varredura.
  4. Visualize o que ele encontrar.
  5. Recupere os arquivos para outra unidade, se você tiver uma.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec existe. Eu o usei uma vez. Funciona, mais ou menos, mas o resultado foi bagunçado. Os nomes dos arquivos tinham sumido, as pastas tinham sumido, e organizar os resultados levou uma eternidade.

Mais uma coisa: SSDs em Macs usam TRIM. Isso importa. O TRIM apaga dados excluídos muito mais rápido do que os antigos discos rígidos faziam, então o tempo importa mais do que as pessoas pensam. Se você continuar instalando aplicativos, baixando coisas ou movendo arquivos, suas chances diminuem.

Então minha ordem seria simples. Verifique o Time Machine. Verifique o iCloud. Procure snapshots do APFS. Se nada disso resolver, execute uma varredura de recuperação imediatamente. Já vi arquivos voltarem depois que o Lixo foi esvaziado, principalmente quando a pessoa parou de usar o Mac imediatamente e começou a recuperação cedo.

Pare de usar o Mac primeiro. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Em Macs com SSD, os blocos apagados são reutilizados rápido, e o TRIM reduz bastante as chances de recuperação.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar o uso normal, mas eu colocaria uma coisa mais acima na lista para documentos de trabalho. Verifique o histórico no nível do aplicativo. Word, Pages, Excel, Google Docs, Adobe e até o Preview costumam manter versões salvas automaticamente ou temporárias. Procure nestes locais:

~/Library/Containers
~/Library/Autosave Information
~/Library/Application Support
Abra o próprio aplicativo e verifique Recentes, Recuperados, Histórico de Versões ou AutoRecovery.

Também verifique as ferramentas empresariais na nuvem. OneDrive e Dropbox mantêm arquivos excluídos e versões anteriores por dias ou semanas, muitas vezes 30 dias nos planos padrão. Para arquivos de trabalho, isso salva as pessoas com mais frequência do que a recuperação bruta do disco.

Se você precisa de um software de recuperação de arquivos para Mac, o Disk Drill continua sendo uma das opções mais seguras porque a visualização ajuda você a evitar restaurar lixo, e a interface é menos bagunçada. Recupere para uma unidade externa, não para o disco interno do seu Mac. Se o FileVault estava ativado e os dados excluídos foram afetados pelo TRIM, os resultados pioram rápido. Triste, mas verdade.

Se você quiser um passo a passo visual, este tutorial passo a passo de recuperação de arquivos apagados no Mac é fácil de seguir.

Se os arquivos valem dinheiro, pare agora e use um serviço profissional. Fazer por conta própria depois de mais gravações piora, não melhora.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @himmelsjager, mas eu mudaria um pouco a ordem quando se trata de documentos de trabalho. Antes de fazer varreduras profundas no disco, verifique se o arquivo já foi duplicado em algum lugar banal e fácil de ignorar: anexos de e-mail, downloads do Teams/Slack, arquivos recentes de apps, portais do Office ou até a cópia de um colega. As pessoas vão direto para softwares de recuperação e esquecem que o arquivo ainda pode existir em um fluxo de trabalho sincronizado.

Além disso, o Finder às vezes pode mostrar rastros por meio de caches do Quick Look, itens recentes ou dados de reabertura específicos de apps. Não é recuperação de verdade, mas pode ser suficiente para identificar o nome exato do arquivo ou a versão de que você precisa. Isso pode poupar muita dor de cabeça.

Se você realmente for pelo caminho da varredura, o Disk Drill é uma opção razoável de recuperação de arquivos para Mac porque é simples e permite visualizar os arquivos antes. Regra importante: recupere para uma unidade externa, não de volta no mesmo Mac. Essa é a parte que as pessoas erram direto o tempo todo.

Uma coisa da qual eu discordo levemente: snapshots do APFS são ótimos, mas não é algo em que eu diria para um usuário em pânico mexer demais sem ler antes. É fácil se confundir e perder tempo.

Também vale a leitura: melhor discussão sobre recuperação de arquivos de disco rígido de Mac

Versão curta:

1. Pare de usar o Mac.
  2. Verifique cópias em apps corporativos ou na nuvem.
  3. Verifique backups e histórico de versões.
  4. Use o Disk Drill se necessário.
  5. Se os arquivos forem realmente valiosos, pule o faça você mesmo e procure um profissional.

Esvaziar a Lixeira nem sempre significa que tudo se foi para sempre, mas nos Macs modernos isso definitivamente fica mais difícil rapidamente.