Alguém pode ajudar com a recuperação de fotos do WD My Passport Ultra?

Meu WD My Passport Ultra parou de aparecer corretamente de repente, e estou preocupado que eu possa perder anos de fotos de família armazenadas nele. Ainda não fiz muita coisa porque não quero piorar a situação. Preciso de orientação sobre etapas seguras para recuperação de dados do WD My Passport Ultra, quais softwares ou serviços podem ajudar e se essas fotos ainda podem ser recuperadas.

Isso aconteceu comigo com um WD My Passport e, sim, a situação fica ruim rápido. O meu parecia estar bem até deixar de estar. Esses drives costumam aguentar razoavelmente bem pelo que vi, até em comparação com algumas unidades Seagate que já tive, mas quando um começa a dar problema, eu paro de confiar nele na mesma hora.

A primeira atitude é simples. Pare de usar o drive agora. Se arquivos foram apagados, ou se o drive começou a travar, desconectar ou apresentar erros, cada gravação extra coloca seus dados em mais risco. Aprendi isso da pior forma anos atrás e piorou a situação ao tentar copiar arquivos enquanto ele estava falhando.

Verifique a unidade antes de fazer qualquer outra coisa

Clique com o botão direito em Iniciar, abra o Gerenciamento de Disco e procure o Passport lá.

Se ele aparecer com o tamanho correto, você ainda tem uma boa chance de recuperar os arquivos por conta própria.

Se ele não aparecer ali de forma alguma, ou se você ouvir cliques, rangidos ou ruídos repetidos de inicialização, eu pararia e trataria isso como um problema de hardware. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura.

O que funcionou para mim

Se o Windows reconhece a unidade, eu começaria com um software de recuperação. Já testei vários ao longo do tempo e, para um WD My Passport, eu escolheria o Disk Drill. Ele lê os sistemas de arquivos com os quais essas unidades normalmente aparecem, principalmente NTFS, FAT32 e exFAT, então você não fica lutando com a ferramenta antes mesmo de começar.

1. Baixe e instale o programa na sua unidade interna, nunca na unidade WD que você está tentando salvar.
  2. Abra-o e depois conecte o My Passport.
  3. Selecione a unidade e inicie a verificação com 'Procurar dados perdidos.'
  4. Escolha 'Verificação Universal' se quiser a verificação ampla.
  5. Enquanto ele verifica, examine os resultados. Eu normalmente verifico primeiro 'Excluídos ou perdidos' e 'Reconstruídos'.
  6. A função de pré-visualização é muito importante. Se uma foto abrir ou a prévia de um documento parecer normal, suas chances de recuperar uma cópia intacta são boas.
  7. Escolha os arquivos de que você precisa e clique em 'Recuperar.'

Um detalhe pequeno que muita gente ignora. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não de volta no Passport. Eu sei que parece óbvio, mas, quando você está estressado, deixa passar essas coisas.

Se você quiser outras opções

Para um trabalho básico de exclusão, em que a própria unidade ainda funciona normalmente, o Recuva é suficiente. Ele parece antigo. E também tem cara de antigo. Mesmo assim, para aquele caso de eu apaguei a pasta errada, ele já funcionou para mim mais de uma vez.

Se o problema for uma partição perdida, ou se o disco de repente aparecer como não inicializado, vale a pena dar uma olhada no TestDisk se você se sente à vontade com ferramentas de baixo nível. É gratuito e, em alguns casos, reconstrói as informações da partição para que os arquivos voltem a aparecer sem uma recuperação completa. Eu teria cuidado aqui. A interface é rudimentar, e desfazer uma escolha errada não é nada agradável.

A questão do WD My Passport que as pessoas não percebem

Não retire a unidade do gabinete, a menos que você já saiba exatamente com qual placa e configuração de criptografia está lidando. Muitos modelos My Passport usam criptografia por hardware na placa bridge USB. Já vi pessoas removerem a unidade sem gabinete, conectá-la a outro adaptador e depois entrarem em pânico porque os dados parecem vazios ou RAW. Os arquivos ainda estão lá, mas parecem embaralhados sem a placa original fazendo a tradução.

Se a porta USB do gabinete estiver danificada, eu tenderia a recomendar reparo da placa ou ajuda profissional em vez de contornar o gabinete.

Além disso, se você usou o WD Security e definiu uma senha, vai precisar dela. Não existe jeitinho aqui. A criptografia por hardware AES-256 nesses discos é séria. Um software de recuperação não vai extrair arquivos legíveis de uma unidade bloqueada. Primeiro, você precisa desbloqueá-la com a ferramenta da WD.

Depois que você recuperar seus arquivos

Faça um favor a si mesmo e configure um backup em outro lugar. Eu já fui relaxado com isso uma vez e paguei por isso com um fim de semana de estresse. A WD agora indica o Acronis True Image, que é uma opção. Um segundo disco externo funciona. O armazenamento em nuvem também funciona, coisas como OneDrive ou Google Drive. Até mesmo copiar suas pastas importantes para mais um lugar é melhor do que confiar em um único Passport e torcer pelo melhor.

Pare de conectar e desconectar. Essa é a primeira coisa.

Algumas pessoas correm direto para as verificações. Eu não. Se a unidade está falhando, a melhor atitude é fazer primeiro uma imagem setor por setor e depois trabalhar a partir da imagem. Ferramentas como HDD Raw Copy Tool ou ddrescue são melhores para isso do que partir direto para a recuperação de arquivos. Se erros de leitura estão começando, criar uma imagem dá a você uma passada controlada em vez de um monte de leituras aleatórias.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: não remova a unidade nua do gabinete do My Passport Ultra. Muitas unidades WD Passport usam criptografia na placa USB, então uma conexão SATA direta costuma mostrar dados ilegíveis ou RAW.

Minha ordem seria:

1. Tente um cabo USB diferente.
  2. Tente uma porta USB traseira em um desktop, não um hub.
  3. Verifique o Gerenciador de Dispositivos em busca de erros de armazenamento em massa USB.
  4. Se montar, crie uma imagem primeiro.
  5. Execute a recuperação na imagem, não no original.

Quanto ao software, o Disk Drill é bom se a unidade ainda lê e você precisa de recuperação de fotos com visualização. A visualização das fotos importa muito. Se seus arquivos JPEG e HEIC aparecerem limpos na pré-visualização, suas chances de recuperação são razoáveis. Eu ignoraria por enquanto ideias de reparo com muita escrita, como CHKDSK. As pessoas adoram recomendá-lo, mas em uma unidade fraca ele às vezes piora uma situação ruim.

Se a unidade faz cliques, desaparece no meio da leitura ou mostra 0 bytes, pare com as tentativas caseiras. Isso já é território de laboratório.

Para um passo a passo sólido de recuperação de fotos em Western Digital, este vídeo ajuda: etapas seguras para recuperação de fotos do WD My Passport

Se “não está aparecendo corretamente”, eu na verdade dividiria isso em duas possibilidades antes de fazer qualquer coisa sofisticada, porque as pessoas misturam as duas o tempo todo:

• a unidade é detectada, mas o sistema de arquivos/partição parece corrompido
  • a própria unidade está instável e mal consegue permanecer conectada

Essa distinção importa mais do que qual aplicativo você usa.

Concordo com @mikeappsreviewer e @waldgeist sobre evitar o CHKDSK e não gravar nada de volta no WD. Onde eu diferiria um pouco é no seguinte: se a unidade está desconectando sozinha, travando o Explorer ou demorando uma eternidade só para se identificar, eu não gastaria muito tempo tentando vários escaneamentos no disco original. É aí que criar uma imagem se torna a opção mais segura. Isto explica isso muito bem: por que criar primeiro uma imagem completa da unidade pode proteger seus arquivos durante a recuperação.

Algumas coisas que você pode verificar e que ainda não foram realmente enfatizadas:

1. Veja no Gerenciador de Dispositivos em Unidades de disco e Controladores USB.

• Se ele aparece/desaparece repetidamente, isso é um mau sinal.
    • Se mostra o modelo correto, mas nenhum volume acessível, a recuperação ainda é possível.
  2. Verifique o SMART se alguma ferramenta conseguir lê-lo.

• O CrystalDiskInfo às vezes consegue, às vezes não com unidades USB com ponte.
    • Se o SMART mostrar setores realocados/pendentes aumentando, pare de mexer muito nele.
  3. Fique atento a calor e problemas de energia.

• Alguns Passport Ultras ficam instáveis por causa de um cabo ruim ou alimentação USB fraca.
    • Só faça um teste curto. Não fique reconectando 20 vezes esperando que a mágica aconteça.

Para a recuperação real das fotos, o Disk Drill é uma escolha razoável porque visualiza as fotos bem, e para fotos de família isso importa mais do que uma lista gigante de arquivos brutos. Se as pré-visualizações de JPEG/PNG/HEIC parecerem normais, isso é um sinal sólido. Eu instalaria o Disk Drill na unidade interna e depois escanearia a imagem, se você tiver feito uma, ou o WD apenas se ele parecer estável o suficiente.

Mais uma coisa específica da WD que as pessoas esquecem: se este modelo tinha o WD Security ativado, certifique-se de que ele esteja desbloqueado primeiro, ou os resultados podem parecer corrompidos/confusos.

Se ele faz cliques, mostra 0 bytes ou desaparece no meio da leitura, pare com as tentativas caseiras. Esse não é o momento de “só tentar mais uma coisa”, embora todo mundo faça isso.

Na maior parte, concordo com @waldgeist, @hoshikuzu e @mikeappsreviewer, mas eu acrescentaria uma coisa: antes de criar uma imagem ou fazer uma varredura, teste o comportamento do gabinete por literalmente apenas uma sessão curta. Alguns Passport Ultras falham na ponte USB, não nos pratos. Se a unidade liga, mostra a capacidade correta no Gerenciamento de Disco e depois perde apenas o volume, isso aponta mais para problema na ponte ou no sistema de arquivos do que para uma falha imediata das cabeças.

Minha regra:

• tamanho correto exibido = boa chance de fazer você mesmo
  • tamanho errado, 0 bytes, cliques ou reconexões constantes = pare

Pequena discordância com o pessoal do sempre faça varredura primeiro: às vezes uma ponte fraca torna as varreduras horríveis e enganosas. Uma imagem limpa é o ideal, mas se a ponte estiver instável talvez você nem chegue tão longe em casa.

Sobre o Disk Drill:

• Prós: boa visualização de fotos, filtragem fácil, lida bem com sistemas de arquivos WD comuns, razoável para triagem de fotos de família
  • Contras: não é minha primeira escolha para instabilidade grave de hardware, varreduras profundas podem levar uma eternidade, e a qualidade da recuperação ainda depende de quão legível está a origem

Se a unidade permanecer visível por tempo suficiente, o Disk Drill é uma forma sensata de verificar se seus arquivos JPEG/HEIC têm visualização correta. Esse teste de visualização diz mais do que barras de progresso de varredura jamais dirão.

Mais um detalhe específico da WD: se o rótulo do volume mudou de repente ou pedir para formatar, não aceite. O Windows adora oferecer o pior botão possível na pior hora possível.