Excluí acidentalmente alguns arquivos importantes do meu Mac e percebi que eles não tinham backup. Estou procurando um software confiável de recuperação de arquivos para Mac que possa ajudar a recuperar documentos e fotos sem causar mais perda de dados. Se alguém já usou uma ferramenta confiável de recuperação de dados para Mac, eu realmente agradeceria a ajuda.
Eu me deparei com isso depois de apagar um SSD externo durante uma reinstalação do macOS. Erro bobo, lição cara. Testei uma pilha de aplicativos de recuperação depois disso, e o que eu sempre acabava voltando a usar era o Disk Drill.
Muitos aplicativos de recuperação para Mac parecem limpos nas capturas de tela, mas desmoronam assim que você inicia uma varredura. Vi indexação lenta, pré-visualizações quebradas, suporte APFS estranho, tudo isso. O Disk Drill pareceu mais estável em Macs mais novos. Ele roda bem no Apple Silicon, lê APFS, HFS+ e exFAT, e as etapas eram fáceis o suficiente sem precisar vasculhar menus por meia hora.
O recurso de pré-visualização importou mais do que eu esperava. Antes de pagar, verifiquei documentos recuperados, fotos, clipes de vídeo e arquivos PSD para ver se estavam utilizáveis. Algumas ferramentas despejam uma lista enorme de arquivos achados, e depois metade deles está corrompida ou vazia. Este aqui foi melhor em mostrar o que ainda estava intacto.
O que achei útil nele:
- Backup de disco byte a byte para unidades começando a falhar
- Verificações de status S.M.A.R.T.
- Limpeza de arquivos duplicados
- Proteção Recovery Vault
- Advanced Camera Recovery para arquivos de vídeo fragmentados
A opção de imagem de disco é a parte pela qual eu manteria ele instalado. Se a sua unidade começar a fazer cliques, desaparecer da mesa ou se reconectar aleatoriamente, cloná-la primeiro costuma ser a jogada mais segura. Aprendi isso um pouco tarde.
Se você estiver lidando com coisas mais pesadas, RAID, partições danificadas, dispositivos NAS, então o R-Studio merece atenção. Muita gente de sysadmin confia nele para trabalhos de recuperação complicados. Eu também testei. Rápido, sem dúvida. Mas, para pessoas normais, a interface parece entrar em uma sala de controle sem rótulos. Se você gosta de detalhes em nível de sistema de arquivos, vai se dar bem com ele. Se não, vai odiá-lo no décimo minuto.
Também passei algum tempo com o iBoysoft Data Recovery. Ele lidou com APFS melhor do que eu esperava, então dou esse crédito a ele. Meu problema foi o preço. Ele continuava puxando para planos de assinatura, e estou cansado de software fazendo isso para trabalhos pontuais de recuperação.
O PhotoRec ainda tem seu lugar se gratuito for o seu limite absoluto. Já usei antes. Ele recupera arquivos por assinatura, o que significa que muitas vezes você recupera os dados, mas os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas geralmente desaparecem. Em uma unidade grande, a saída vira uma bagunça rapidamente. Você acaba classificando milhares de arquivos à mão, o que não é nada divertido. Funciona, porém. bruto, mas funciona.
Há uma parte que as pessoas costumam ignorar, e isso importa mais do que o aplicativo que você escolher. O sucesso da recuperação depende muito do que aconteceu depois da perda de dados. Se você continuou usando o Mac como se nada tivesse acontecido, especialmente com um SSD, suas chances caem rápido porque novas gravações começam a substituir os dados antigos.
Se você perdeu algo importante, faça isto primeiro:
- Pare de usar a unidade
- Não instale o software de recuperação na mesma unidade
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente
- Se a unidade estiver instável, crie uma imagem antes de tentar a recuperação
Pelo que vi, fazer essas quatro coisas mudou mais o resultado do que trocar entre aplicativos de recuperação.
Se você quer a resposta curta, o Disk Drill é o lugar mais fácil para começar no Mac. Ele tende a lidar bem com documentos e fotos excluídos, e a visualização prévia é útil antes de você gastar dinheiro. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o suporte a APFS importa muito nos Macs mais novos.
Eu discordaria um pouco sobre o R-Studio para este caso. Ele é ótimo, mas para uma exclusão acidental simples parece exagerado e acaba atrasando as pessoas. Se você quiser outra opção sólida para Mac, o Data Rescue também vale a pena conferir. Ele existe há muito tempo e, nos meus testes, foi melhor em manter os tipos de arquivo organizados, mas mais lento em varreduras grandes de SSD.
Uma pequena regra que importa mais do que o aplicativo: recupere para outra unidade. Se os seus arquivos excluídos estavam no SSD interno, não continue instalando coisas nele e torcendo pelo melhor. O trim de SSD é brutal.
Se os seus arquivos foram excluídos recentemente, tente o Disk Drill primeiro. Se o Utilitário de Disco mostrar erros na unidade ou o Mac travar durante as varreduras, pare e mude para um serviço profissional antes que as coisas piorem.
Para escolhas de usuários lado a lado, este tópico é útil:
melhores recomendações de software de recuperação de dados para Mac dos usuários do Reddit
Minha ordem seria:
- Disk Drill pela facilidade e visualização prévia
- Data Rescue pela organização limpa dos arquivos
- PhotoRec se você precisa de algo grátis e não se importa com a bagunça
Espero que você não tenha gravado muita coisa na unidade desde a exclusão. Essa parte decide muita coisa.
Na verdade, eu dividiria isso por o que foi excluído e onde estava armazenado, porque as pessoas colocam todas as ferramentas de “recuperação para Mac” no mesmo saco e elas realmente não são iguais.
Para exclusão acidental simples em um SSD de Mac, o Disk Drill provavelmente é o ponto de partida mais prático. Não estou dizendo que @mikeappsreviewer ou @espritlibre estejam errados, mas acho que às vezes as pessoas supervalorizam a “lista de recursos” e subestimam o básico: qualidade da varredura, pré-visualizações e se o aplicativo é simples o suficiente para você não piorar a situação em meio ao pânico. O Disk Drill faz bem essas partes.
Onde eu discordo um pouco das recomendações habituais é no PhotoRec. Sim, é grátis, mas para documentos e fotos de família? Eu não recomendaria isso primeiro para a maioria dos usuários de Mac, a menos que seu orçamento seja literalmente zero. Ele pode transformar a recuperação em uma enorme gaveta de arquivos sem nome. Tecnicamente impressionante, na prática irritante.
Outras duas opções para Mac que valem a pena conferir:
-
EaseUS Data Recovery Wizard for Mac
Bem amigável para iniciantes. Não gosto muito do modelo de preços, mas a interface é fácil e ele é decente para recuperação básica de arquivos excluídos. -
Stellar Data Recovery for Mac
Reputação mista dependendo do caso, mas já vi funcionar bem com fotos e documentos de escritório. Mais lento do que eu gostaria, porém.
Meu ranking honesto para usuários comuns:
- Disk Drill
- EaseUS
- Stellar
Se os arquivos forem super importantes e a unidade estiver fazendo barulhos, desconecte-a e pare com as tentativas caseiras. Sério. É aí que as recomendações de software deixam de importar.
Além disso, se você quiser um resumo visual rápido, este aqui é bom de assistir: melhor software de recuperação de dados para Mac para arquivos e fotos excluídos
Ponto importante: se os arquivos excluídos estavam no seu SSD interno, o tempo importa muito. SSDs podem ser meio impiedosos com a limpeza permanente, então não continue usando o Mac como se nada tivesse acontecido.