Alguém pode recomendar um software de recuperação de fotos acessível?

Apaguei acidentalmente várias fotos de família do meu celular e percebi tarde demais que elas não tinham backup. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos acessível que realmente funcione sem cobrar muito adiantado. Se alguém já usou uma ferramenta de recuperação de fotos barata e confiável, eu realmente agradeceria seu conselho.

Já tive que recuperar fotos e clipes de vídeo apagados de cartões que pareciam mortos mais vezes do que quero contar. Às vezes eu os apaguei por engano. Uma vez foi um cartão SD com defeito depois de fotografar um casamento. Em algumas ocasiões, eu estava cansado, cliquei na coisa errada e paguei por isso depois. A maior lição que aprendi foi simples. O que você faz nos primeiros minutos importa mais do que o aplicativo que você instala.

Se seus arquivos desapareceram, pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente. Não tire mais fotos. Não mova arquivos novos para ele. Não o reformate novamente porque você espera que ele se conserte sozinho. Em muitos casos, os dados apagados ainda estão lá até que novos dados sejam gravados por cima. Continue usando o cartão, e suas chances caem rápido.

Depois que deixei o cartão de lado, estas são as ferramentas que eu observo primeiro.

1. Disk Drill

Disk Drill é o primeiro que eu costumo indicar para as pessoas na maioria das vezes. Ele atinge um meio-termo decente. Você não precisa brigar com a interface, e ainda assim ele faz um trabalho sólido em cartões SD, pendrives, unidades externas e SSDs.

A parte à qual eu sempre voltava era a recuperação focada em câmeras para arquivos de vídeo fragmentados. Se você já tentou recuperar filmagens de um drone, câmera de ação ou câmera mirrorless, já viu isso antes. Muitos programas encontram o clipe, mas depois entregam um arquivo que trava, não abre ou corta na metade. O Disk Drill se sai melhor do que a maioria com vídeo fragmentado, e também lida com uma longa lista de tipos de fotos RAW.

Do que eu gostei:

1. Layout simples, sem muito achismo
  2. Bom suporte para formatos comuns de foto e vídeo
  3. Útil para vídeo fragmentado de câmera
  4. Permite visualizar os arquivos antes de recuperá-los
  5. Funciona no Windows e no Mac

O que me incomodou:

1. Você precisa da versão paga para recuperação completa
  2. As verificações profundas demoram em cartões grandes

2. R-Studio

O R-Studio é para onde eu vou quando as opções mais fáceis falham. Eu não o entregaria a alguém que nunca mexeu com software de recuperação antes. A interface parece densa, e as opções se acumulam rápido. Ainda assim, quando o sistema de arquivos está danificado, a partição está uma bagunça ou o cartão parece meio morto, este já me salvou mais de uma vez.

Eu o usei em um cartão SD muito corrompido depois que outra ferramenta quase não encontrou nada. O R-Studio encontrou arquivos utilizáveis suficientes para fazer toda a confusão valer o tempo. Eu realmente tive que ir com calma e prestar atenção, porém. Ele não perdoa se você sair clicando sem saber o que está vendo.

Por que eu o mantenho por perto:

1. Resultados de recuperação fortes em casos difíceis
  2. Bom com sistemas de arquivos danificados
  3. Mais controles de varredura e recuperação do que ferramentas mais simples
  4. Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento

Por que algumas pessoas vão odiá-lo:

1. Mais difícil de aprender
  2. A interface parece feita para técnicos, não para usuários comuns
  3. Custa mais do que muitas outras opções

3. PhotoRec

O PhotoRec continua sendo a opção gratuita que eu menciono primeiro. Sem barreira de pagamento, sem limite de recuperação, sem enrolação. É de código aberto e funciona muito melhor do que a aparência simples sugere.

O motivo é bem direto. Ele procura assinaturas de arquivos no dispositivo em vez de depender do sistema de arquivos. Então, quando o cartão foi formatado, danificado ou corrompido, ainda há uma chance de encontrar os arquivos. A desvantagem é irritante. Seus arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos, e suas pastas desaparecem, então organizar tudo leva tempo. Muito tempo, para ser sincero.

Pontos positivos:

1. Gratuito
  2. Lida com uma enorme variedade de tipos de arquivo
  3. Funciona bem quando os cartões estão danificados ou reformatados
  4. Disponível para Windows, macOS e Linux

Pontos negativos:

1. A configuração por linha de comando desanima muita gente
  2. Os nomes originais dos arquivos geralmente não sobrevivem
  3. A estrutura de pastas não volta
  4. Organizar os arquivos recuperados é cansativo

O software de recuperação é apenas uma parte disso. A outra parte é não acabar aqui de novo no mês que vem. Depois de recuperar qualquer coisa importante, eu mudo a forma como armazeno e faço backup dos arquivos. Se suas fotos ou gravações importam, mantenha backups com frequência. Se você fotografa em cartões SD, distribua um trabalho em vários cartões em vez de colocar o dia inteiro em um só. Muitos fotógrafos profissionais fazem isso por um motivo. Um cartão ruim causa menos prejuízo quando leva consigo apenas parte do trabalho.

Espero que você não precise de nada disso com frequência. Ainda assim, se você parar de usar o cartão rapidamente e evitar sobrescrevê-lo, terá uma boa chance de recuperar pelo menos alguns dos seus arquivos.

Se as fotos foram apagadas do armazenamento interno do telefone, suas opções são piores do que a maioria dos anúncios diz. Muitos aplicativos de recuperação para telefone são lixo, especialmente em iPhones e Androids modernos com criptografia.

Opções acessíveis que eu consideraria:

1. Disk Drill
    Bom se o telefone aparecer no seu computador como armazenamento, ou se as fotos estavam em um cartão microSD. Interface fácil. A visualização ajuda. O preço é justo em comparação com muita coisa inchada.

2. EaseUS Data Recovery Wizard
    Não é meu favorito, para ser sincero. É decente para exclusões simples, mas os limites da versão gratuita são irritantes. Ainda assim é mais barato do que a recuperação em laboratório profissional.

3. Wondershare Recoverit
    Funciona bem para fotos. Acho que é um pouco promovido demais, diferente do que @mikeappsreviewer parecia preferir com a abordagem de recuperação mais pesada. Para fotos de família, simplicidade importa mais.

Se o seu telefone usava um cartão microSD, eu pularia a maioria dos aplicativos específicos para telefone e faria a varredura do cartão em um PC. Melhores resultados, menos tempo perdido. Este guia sobre software de recuperação de fotos para fotógrafos e cartões SD vale a pena conferir.

Além disso, verifique primeiro o Google Fotos, iCloud, OneDrive, lixeira da Galeria Samsung e a lixeira de Arquivos do telefone. As pessoas esquecem isso o tempo todo.

Se isso foi excluído do armazenamento interno do celular, eu ficaria um pouco cético em relação a muitos dos aplicativos baratos de recuperação de fotos para celular. O @mikeappsreviewer estava certo sobre a importância da qualidade da recuperação, mas eu meio que discordo que partir direto para ferramentas mais pesadas sempre ajude numa situação com fotos de família. Às vezes você só precisa primeiro da opção menos irritante.

O que eu faria:

• Verifique a pasta Excluídos Recentemente/Lixeira do celular novamente
  • Verifique Google Fotos, iCloud, OneDrive, Galeria Samsung
  • Se o seu celular tinha um cartão microSD, remova-o e faça uma varredura nele em um computador

Para um software realmente acessível, o Disk Drill provavelmente é o melhor equilíbrio entre preço e facilidade. Vale especialmente a pena tentar se as fotos estavam em um cartão SD ou se o celular é montado como armazenamento. O recurso de pré-visualização economiza tempo, e ele é menos problemático do que muita coisa de recuperação móvel.

Se você quiser uma lista mais ampla, esta página sobre melhores softwares de recuperação de dados para fotos apagadas e celulares é um ótimo resumo.

Minha opinião sincera:

• Disk Drill como opção paga mais fácil
  • PhotoRec se o gratuito importar mais do que a conveniência
  • Evite gastar muito dinheiro, a menos que as fotos sejam super importantes

Além disso, pare de tirar novas fotos nesse celular por enquanto. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.

Eu seria um pouco do contra aqui: se as fotos estavam no armazenamento interno do telefone, um software de recuperação acessível muitas vezes importa menos do que o modelo do telefone e quando você percebeu a exclusão. Em iPhones mais novos e em muitos Androids, a criptografia torna a recuperação após a exclusão bem fraca, então eu não gastaria muito correndo atrás de resultados milagrosos.

Se você conseguir conectar o armazenamento de uma forma legível, ou se as fotos estavam na verdade em um cartão microSD, o Disk Drill é uma opção razoável e sem muito estresse.

Prós do Disk Drill

• fácil de usar
  • a visualização das fotos é realmente útil
  • preço justo em comparação com muitas ferramentas de recuperação
  • bom para cartões SD, armazenamento externo, exclusões simples

Contras do Disk Drill

• não faz milagres em armazenamento interno criptografado de telefone
  • a recuperação completa exige a versão paga
  • varreduras profundas podem demorar um pouco
  • às vezes encontra muito lixo junto com fotos reais

Concordo em parte com @suenodelbosque e @chasseurdetoiles sobre manter tudo simples no começo, mas acho que as pessoas subestimam uma etapa chata: verificar se sua operadora ou aplicativos de chat salvaram cópias automaticamente. WhatsApp, Messenger, Telegram e até anexos antigos de e-mail já recuperaram mais fotos de família do que softwares de recuperação em alguns casos.

Quanto ao @mikeappsreviewer, eu entendo a lógica de usar ferramentas mais pesadas, mas para um pânico normal com fotos de família, eu tentaria primeiro uma varredura acessível, em vez de partir direto para algo mais caro ou mais complexo.

Minha lista curta:

• Disk Drill se você quiser a opção paga mais fácil
  • PhotoRec se você quiser algo gratuito e conseguir tolerar a bagunça
  • pule aplicativos chamativos de recuperação de telefone com assinatura

Se o telefone ainda está sendo usado diariamente, pare de enchê-lo com novas fotos e vídeos agora mesmo. Isso importa mais do que qual aplicativo você compra.