O armazenamento do meu iPad está quase cheio, e descobri que minha fototeca está ocupando muito mais espaço do que eu esperava. Estou procurando uma alternativa ao CCleaner para iPad que possa classificar fotos por tamanho de arquivo para que eu possa encontrar rapidamente os maiores arquivos e excluí-los ou organizá-los. Já tentei usar o app Fotos integrado, mas ele não mostra os tamanhos dos arquivos de uma forma útil. Que app ou método funciona melhor para isso?
Eu caí nessa toca do coelho no meu iPad há um tempo, procurando um app de limpeza que não me atormentasse com anúncios a cada 20 segundos nem me colocasse um paywall semanal depois de uma única varredura. Ficou irritante muito rápido. Muitos desses supostos limpadores grátis são grátis só no sentido mais frouxo da palavra. Você abre, toca aqui e ali, e logo dá de cara com recursos bloqueados ou anúncios em tela cheia.
CCleaner foi um dos primeiros nomes que eu conferi. A mesma história. É só para iPhone, não tem uma versão de iPad de verdade, e a versão grátis parece limitada. Se você roda no iPad, está usando o app de iPhone ampliado no modo de compatibilidade. Fica estranho. O layout parece errado. Nada nele parece feito para uma tela maior. Pelo que eu vi, a Piriform lançou a versão para iPhone no fim de 2023 e parou por aí. Não vi nenhum sinal de um lançamento nativo para iPad.
O que funcionou para mim no iPad, sem anúncios
O único app que eu continuava vendo ser mencionado, e que depois acabei testando eu mesmo, foi Clever Cleaner. Ele tem uma versão real para iPad, sem anúncios, e sem barreira de assinatura. Em apps de limpeza para iOS, essa combinação é rara o bastante para chamar atenção.
Algumas partes dele fizeram mais sentido no iPad do que o lixo de sempre dessa categoria.
A seção Heavies foi a primeira coisa útil. Ela organiza sua mídia do maior arquivo para o menor e mostra o tamanho em cada item. Num iPad, onde as pessoas despejam gravações de tela, vídeos baixados, gravações de aula ou clipes aleatórios em 4K, isso economiza tempo. Eu não precisei ficar fuçando álbum por álbum tentando descobrir o que estava consumindo armazenamento. Os maiores culpados estavam ali na cara.
A seção Similars foi a parte que eu mais usei no fim. Ela agrupa fotos quase duplicadas, coisas como fotos em sequência, três versões da mesma digitalização de documento ou cinco imagens quase idênticas do mesmo quadro branco. Ela marca uma Melhor Foto em cada grupo, então a limpeza vira manter uma e jogar o resto fora. No papel, esse é o tipo de coisa pelo qual o CCleaner cobra US$ 34,99 por ano. No uso, achei este mais limpo e menos chato.
A seção Screenshots é simples, mas ajuda. Cada miniatura mostra o tamanho do arquivo antes de você apagar qualquer coisa. Se o seu iPad é usado para trabalho, pesquisa, estudos, relatórios de bug ou receitas, os screenshots se acumulam rápido. Ver os números primeiro reduz bastante o tempo de triagem.
Por que a parte sem anúncios importa mais no iPad
Para mim, o problema maior nem era o dinheiro. Era confiança. Um telefone tem coisas pessoais. Um iPad muitas vezes tem mais. PDFs, anotações de clientes, capturas de projetos, rascunhos de design, formulários digitalizados, fotos de família. Eu fico menos à vontade em entregar tudo isso para algum serviço aleatório de varredura na nuvem.
O que eu gostei aqui é que o app processa as coisas no dispositivo. Sua biblioteca não é enviada para algum servidor externo para detectar duplicatas. Se você se importa com privacidade, isso faz diferença.
A maioria dos outros limpadores que eu testei se apoiava em um de dois maus hábitos. Anúncios constantes ou assinaturas recorrentes. Às vezes ambos, o que é meio absurdo para um app cujo trabalho é apagar screenshots.
Uma limitação da qual ninguém escapa
Essa parte confunde as pessoas. No iPadOS, apps de limpeza de terceiros não têm acesso ao lixo do sistema, cache do Safari ou dados privados de outros apps. A Apple mantém isso bloqueado. Então, se um app afirma que vai limpar arquivos profundos do sistema, eu trataria isso com certa desconfiança.
No que esses apps são bons é em limpar mídia. Fotos, vídeos, screenshots, arquivos grandes. Para isso, o Clever Cleaner deu conta do recado.
Para contatos duplicados, eu usaria o Easy Cleaner. É grátis e mescla duplicatas sem muito drama.
Para bagunça no e-mail, o Cleanfox é mais rápido do que tentar cancelar a inscrição de um remetente por vez dentro do Mail.
Esses três cobrem a maior parte das coisas que vão se acumulando ao longo de meses de uso, e eu não precisei pagar nem aguentar spam de anúncios para chegar lá.
Ignore o CCleaner no iPad. Ele ainda parece um app de telefone ampliado, e não faz bem a única coisa que você quer, que é organizar rapidamente suas maiores fotos e vídeos.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse sobre o Clever Cleaner. Para o seu caso de uso, ele se encaixa melhor do que o CCleaner. O ponto principal é a visualização por tamanho. Se o seu armazenamento está cheio por causa de mídia, você precisa ver primeiro o tamanho dos arquivos, não alguma promessa falsa de limpeza do sistema. O Clever Cleaner para iPad faz isso melhor do que a maioria.
Onde eu discordo um pouco é que duplicatas nem sempre são o principal ganho. No iPad, vídeos enormes costumam ser os verdadeiros vilões do armazenamento. Uma gravação de tela em 4K pode ocupar mais espaço do que 500 fotos. Então comece pelos maiores arquivos e depois vá para os semelhantes.
Minha ordem rápida:
- Classifique por tamanho.
- Exclua vídeos gigantes.
- Limpe capturas de tela antigas.
- Revise grupos de fotos duplicadas.
- Esvazie Apagados Recentemente.
Verifique também o app Fotos da Apple primeiro. Role até Álbuns, depois Tipos de Mídia, depois Vídeos, Gravações de Tela, Live Photos. É mais lento do que um app de limpeza, mas ajuda a identificar o pior conteúdo.
Se você quiser uma lista, esta coloca o Clever Cleaner no topo dos apps gratuitos de limpeza para iPhone, e a maior parte ainda vale para iPad também:
melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone e iPad para liberar armazenamento
Resumindo, use o Clever Cleaner. Ele tem um app de iPad de verdade, organiza a mídia por tamanho e leva você rapidamente aos maiores devoradores de espaço. Essa é a parte que mais importa quando seu iPad está quase cheio e travando demais.
Eu pularia o CCleaner no iPad, para ser sincero. @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque estão certos sobre uma coisa: a situação da versão para iPad é meio sem graça. Mas eu discordo um pouco de que você precisa de toda uma pilha de limpadores para isso. Se o seu principal problema são fotos/vídeos por tamanho, basta usar um app que faça isso bem e parar por aí.
Para isso, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais próxima do que você quer no iPad. A parte útil não é o hype da varredura de duplicados, é que você consegue identificar rapidamente as mídias grandes em vez de ficar vasculhando o Apple Fotos por uma hora como algum tipo de arqueólogo do armazenamento.
Algumas coisas em que eu focaria:
- vídeos maiores primeiro, não só fotos
- as Live Photos também podem ocupar espaço de forma sorrateira
- gravações de tela antigas costumam ser as verdadeiras vilãs
- depois de apagar, esvazie Apagados Recentemente ou o armazenamento não vai diminuir na hora
Um pequeno choque de realidade: nenhum limpador para iPad pode realmente fazer um sistema no estilo CCleaner como no Windows. A Apple não permite isso. Então ignore qualquer app que prometa limpeza profunda de arquivos inúteis. Isso é basicamente papo de marketing.
Se você quiser algo fácil de acompanhar, aqui vai um bom passo a passo de como liberar armazenamento do iPhone e iPad de forma rápida e grátis.
Resposta curta: Clever Cleaner para iPad combina melhor que o CCleaner se você quer organizar mídias por tamanho de arquivo. Não é mágica, mas incomoda muito menos e realmente mira nas coisas que estão consumindo seu armazenamento.
Eu adotaria um ângulo um pouco diferente de @sonhadordobosque, @mike34 e @mikeappsreviewer: se o seu objetivo é especificamente encontrar rapidamente os maiores consumidores de espaço, eu me importo menos com recursos de limpeza e mais com a rapidez com que o app me leva a vídeos gigantes, Live Photos e capturas de tela inchadas.
Para isso, o Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção no iPad.
Prós
- layout nativo para iPad
- pode destacar mídias grandes com clareza
- bom para duplicatas e fotos semelhantes
- sem besteira de limpeza profunda do sistema
Contras
- ainda é limitado pelo sandbox da Apple
- não limpa caches de apps nem arquivos do sistema
- a detecção de similaridade às vezes pode agrupar fotos que você talvez queira manter
Uma coisa de que discordo um pouco: duplicatas são úteis, mas no iPad, vídeos longos geralmente superam duplicatas em espaço recuperado. Excluir 3 gravações enormes pode fazer mais diferença do que excluir 300 fotos.
Além disso, antes de usar qualquer app, verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad. Às vezes, anexos do Mensagens ou arquivos baixados são os verdadeiros culpados, e não o Fotos.
Então, sim, pule o CCleaner aqui. O Clever Cleaner faz mais sentido para o seu caso de uso exato, só não espere mágica de limpeza no estilo desktop.