Como corrigir um disco rígido externo que não está sendo montado no Mac após o macOS Tahoe?

Atualizei meu Mac para o macOS Tahoe, e agora meu disco rígido externo aparece no Utilitário de Disco, mas não monta no meu Mac. Ele estava funcionando normalmente antes da atualização, e preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema de compatibilidade com o macOS Tahoe, um problema no sistema de arquivos ou algo que eu possa reparar com segurança sem perder dados.

Já passei por isso em Macs mais vezes do que gostaria de admitir. A unidade parece morta, o Finder não mostra nada, e isso sempre parece acontecer quando você precisa dos arquivos na hora. Na maioria das vezes, os dados ainda estão no disco. O macOS está se recusando a montá-lo porque algo no sistema de arquivos parece estar errado.

Primeiro, eu descartaria as coisas mais básicas antes de mexer em qualquer outra coisa.

Experimente outro cabo. Ignore o hub USB e conecte a unidade diretamente ao Mac. Teste uma porta diferente. Depois, abra as configurações do Finder e verifique se as unidades externas estão configuradas para aparecer em Geral e na Barra Lateral. Se a luz da unidade estiver acesa, ou se você ouvir ela girando, eu ainda não presumiria que o disco se foi.

A solução mais direta é formatar a unidade. Isso apaga tudo, então eu só faço isso quando não preciso dos arquivos. Se os dados forem importantes, pare de tentar truques aleatórios de reparo por um minuto e recupere os arquivos primeiro.

O que eu vi é simples. O macOS fica exigente rapidamente. Um pequeno nível de corrupção já é suficiente para ele se recusar a montar a unidade. Nesses casos, um software de recuperação tende a funcionar melhor do que brigar com o Finder ou com o Utilitário de Disco por uma hora. Tive resultados razoáveis com o Disk Drill, principalmente porque ele ainda detecta unidades quando o Utilitário de Disco as mostra esmaecidas, não montadas ou não inicializadas.

Se você for usá-lo, faça primeiro um backup byte a byte. Aprendi isso da pior forma uma vez com um SSD externo antigo que piorou durante verificações repetidas. Clonar a unidade primeiro tira a pressão do hardware original. Depois disso, examine o clone, visualize os arquivos e então recupere-os em outro lugar. Quando os arquivos estiverem seguros, você terá margem para mexer no disco original.

O que eu normalmente tento antes de formatar

Eu vou do menos incômodo ao mais técnico.

Método 1: Mostrar a lista completa de dispositivos no Utilitário de Disco

Às vezes, o problema está no volume, não na unidade inteira. O Utilitário de Disco esconde isso mais do que deveria.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Na barra lateral, selecione o disco físico de nível superior, não apenas o volume recuado. Ele geralmente mostra o nome do fabricante, como WD ou Seagate.

4. Execute os Primeiros Socorros nessa entrada de nível superior.

Já aconteceu comigo de unidades montarem logo após os Primeiros Socorros repararem o mapa de partição. Não acontece sempre, mas com frequência suficiente para eu sempre verificar isso primeiro.

Método 2: Encerrar um processo fsck travado

Se a unidade foi desconectada sem ser ejetada, o macOS às vezes inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano e depois fica travado ali. O disco permanece indisponível enquanto o fsck fica ali sem fazer nada.

1. Abra o Terminal.

2. Execute sudo pkill -f fsck

3. Digite a senha do seu Mac. Você não verá os caracteres enquanto digita.

4. Aguarde alguns segundos e veja se a unidade aparece.

Já vi isso corrigir o problema quase instantaneamente. Parece meio bobo, mas sim, acontece.

Método 3: Redefinir a NVRAM e o SMC em Macs Intel

Eu só me preocupo com isso se o comportamento do USB parecer instável em vários dispositivos, não apenas em uma unidade. Em Macs com Apple silicon, uma reinicialização normal geralmente resolve isso.

Para a NVRAM:

1. Desligue o Mac.

2. Ligue-o e mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.

Para o SMC em Intel:

1. Desligue.

2. Desconecte a energia por 15 segundos.

3. Conecte novamente.

4. Aguarde 5 segundos.

5. Ligue-o.

Em alguns MacBooks, o atalho é Shift + Control + Option + Power por 10 segundos. A Apple mudou isso vezes o suficiente para ficar irritante.

Método 4: Monte manualmente no Terminal

O Utilitário de Disco às vezes desiste antes da linha de comando.

1. Abra o Terminal.

2. Execute diskutil list

3. Encontre o identificador do seu disco, algo como disk4s1

4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1 com o seu próprio identificador

Se ele montar, o Terminal avisará você. Se falhar, a mensagem de erro geralmente é mais útil do que o que o Utilitário de Disco mostra. Já usei esses erros para descobrir se o problema era dano no APFS, um mapa de partição corrompido ou um disco em que o sistema não confiava mais.

Quando eu paro de solucionar problemas

Se nenhuma das etapas acima funcionar, eu paro de tentar recuperar a unidade e passo para a formatação, mas somente depois que a recuperação for concluída.

No Utilitário de Disco, selecione a unidade, clique em Apagar e escolha o sistema de arquivos com base em como você a utiliza:

APFS para uso apenas no Mac.

exFAT se você move arquivos entre Mac e Windows.

Isso corrige danos lógicos no sistema de arquivos na maioria dos casos. A parte principal é a ordem. Recupere primeiro. Apague depois. Se você inverter essas etapas, tornará sua própria vida mais difícil.

Se o Utilitário de Disco vê a unidade, o macOS Tahoe está se comunicando com o hardware. Isso aponta mais para um problema de sistema de arquivos, permissão ou driver do que para um disco morto. Algumas coisas que eu verificaria que @mikeappsreviewer não abordou. 1. Verifique as Informações do Sistema. Abra o menu Apple, Sobre Este Mac, Relatório do Sistema, depois USB ou Thunderbolt. Se a unidade aparecer ali com capacidade total, a porta e a placa bridge estão funcionando. Se ela desaparecer aqui, mas aparecer e sumir no Utilitário de Disco, eu suspeitaria primeiro do gabinete. Já vi chips bridge SATA para USB mais antigos falharem após uma atualização do macOS porque o novo sistema fica mais rigoroso. 2. Procure informações no Terminal. Execute: diskutil info /dev/diskX Substitua X pelo número do seu disco. Procure por: Personalidade do Sistema de Arquivos Mídia Somente Leitura Tamanho do Bloco do Dispositivo Protocolo Se disser que a mídia está somente leitura quando antes não estava, o Tahoe pode estar forçando o modo seguro em um sistema de arquivos danificado. 3. Tente montar em somente leitura. Isso importa se você precisa mais dos arquivos do que dos reparos. sudo mkdir /Volumes/testdrive sudo mount -o rdonly -t exfat /dev/diskXs1 /Volumes/testdrive Se for APFS ou HFS+, use o tipo correspondente. Se somente leitura funcionar, copie os dados primeiro. Ainda não execute apagar. 4. Verifique Privacidade e Segurança. Alguns discos externos são bloqueados por ferramentas de segurança após atualizações. Veja em Ajustes do Sistema, Privacidade e Segurança, acesso ao disco, volumes removíveis ou software de endpoint de terceiros. Antivírus e apps utilitários de unidade são culpados comuns. CleanMyMac, ferramentas NTFS, assistentes antigos da WD ou Seagate, coisas assim. 5. Se for NTFS, o Tahoe pode estar expondo um problema antigo. O macOS lê NTFS, mas não grava nativamente bem por meio de hacks ou drivers antigos. Se você usava um driver NTFS antes da atualização, atualize-o ou remova-o. Já vi o Paragon e versões antigas do Tuxera quebrarem montagens após grandes mudanças no macOS. 6. Teste em outro Mac ou em um PC com Windows. Esse é o teste comparativo mais rápido. Se a unidade montar em outro lugar, o problema é o Tahoe. Se falhar em todo lugar, o sistema de arquivos está danificado. Discordo um pouco de pular cedo para matar o fsck. Em versões mais novas do macOS, interromper verificações em uma unidade instável não é minha primeira opção. Eu preferiria criar uma imagem primeiro se os dados importarem. O Disk Drill é sólido para isso, já que pode criar um backup em nível de byte e fazer a varredura a partir da imagem em vez de forçar o disco original. Além disso, mantenha isto à mão se você quiser passos mais claros para corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac após uma atualização do macOS: unidade externa não monta no Mac, correções práticas e relatos de usuários Se o Utilitário de Disco mostrar S.M.A.R.T. falhando, tamanho estranho ou nenhum mapa de partição, pare de tentar reparos aleatórios. Recupere os arquivos primeiro. Depois substitua o gabinete ou a unidade.
Se o Utilitário de Disco vê a unidade, mas o Finder não a monta depois do Tahoe, eu também verificaria se o Tahoe mudou a forma como lida com **propriedade e permissões de montagem** nesse volume. Isso passa despercebido com muita frequência. No Terminal, execute: ```bash log show --last 10m --predicate 'process == 'diskarbitrationd' ``` Isso pode mostrar o motivo real da recusa de montagem, e não o erro vago do Utilitário de Disco. Já encontrei “recursos de sistema de arquivos não compatíveis” e recusas relacionadas a permissões dessa forma. Também tente iniciar uma vez no **Modo de Segurança** e depois reconectar a unidade. Não porque o Modo de Segurança seja mágico, mas porque ele desativa extensões de sistema de arquivos de terceiros e programas inúteis de login. Se a unidade montar ali, o próprio Tahoe pode estar bem e algum app auxiliar antigo é o verdadeiro problema. É aí que eu discordo um pouco de ir direto para etapas de reparo mais profundas primeiro. Outra coisa: se o disco for um **HDD mecânico**, deixe-o conectado por 10 a 15 minutos antes de tentar montar novamente. O Tahoe parece ser um pouco menos paciente com unidades externas lentas durante a inicialização. Irritante, mas real. @mikeappsreviewer e @reveurdenuit já cobriram o caminho de reparo usual, então eu usaria esta ordem: 1. Teste no Modo de Segurança 2. Verifique os logs do `diskarbitrationd` 3. Tente outro gabinete se for uma unidade SATA sem case em um adaptador USB 4. Recupere os dados antes de apagar Se os arquivos forem importantes, use o **Disk Drill** para criar primeiro uma imagem de backup e recuperar a partir dela, em vez de fuçar o disco original até ele morrer de vez. Se quiser um passo a passo rápido, este guia de recuperação de unidade externa no Mac com o Disk Drill é bem fácil de seguir. Se ele montar no Modo de Segurança ou em outro gabinete, eu culparia o Tahoe por expor um problema antigo de compatibilidade, e não o disco por estar “morrendo” instantaneamente.
Se o Utilitário de Disco vê o disco, mas a montagem falha, eu verificaria uma coisa em que nenhum dos outros realmente se apoiou: **se o próprio esquema de partição foi sinalizado de forma estranha pelo Tahoe**. No Terminal: ```bash diskutil list sudo gpt -r show /dev/diskX ``` Se o mapa GUID parecer quebrado, sobreposto ou com entradas ausentes, o Primeiros Socorros apenas no volume talvez nunca resolva. Isso é diferente de uma simples corrupção do sistema de arquivos. Eu também não focaria demais no Tahoe como vilão ainda. As atualizações muitas vezes expõem uma unidade que já estava no limite. @reveurdenuit, @sognonotturno e @mikeappsreviewer cobriram bem os ângulos comuns de montagem, cabo, Modo de Segurança e recuperação, mas eu acrescentaria esta divisão: - **Volume visível, contêiner íntegro, montagem falha** = problema no sistema de arquivos - **Disco inteiro visível, mapa de partição estranho** = problema na tabela de partição - **Tamanho do disco incorreto ou quase zero** = problema no gabinete ou na ponte Outra verificação útil: ```bash sudo dmesg | tail -50 ``` Procure por erros de E/S, desconexões ou falhas de leitura da mídia exatamente quando você tenta montar. Isso pode dizer rapidamente se o macOS está recusando a montagem por segurança. Se os dados forem importantes, faça um clone ou imagem antes das tentativas de reparo. É aí que o **Disk Drill** é realmente útil. **Prós do Disk Drill** - criação fácil de imagem para unidades instáveis - bom para detectar volumes que o macOS se recusa a montar - mais simples do que ferramentas brutas de Terminal **Contras** - não é grátis para recuperação completa - pode parecer pesado se você só quiser diagnósticos rápidos - não substitui reparo de hardware nem recuperação profissional em discos com falha Se o mapa de partição estiver ruim, mas o hardware estiver estável, eu recuperaria os arquivos primeiro, depois reparticionaria e reformataria o dispositivo inteiro a partir do disco de nível superior, não apenas o volume.