Já passei por isso em Macs mais vezes do que gostaria de admitir. A unidade parece morta, o Finder não mostra nada, e isso sempre parece acontecer quando você precisa dos arquivos na hora. Na maioria das vezes, os dados ainda estão no disco. O macOS está se recusando a montá-lo porque algo no sistema de arquivos parece estar errado.
Primeiro, eu descartaria as coisas mais básicas antes de mexer em qualquer outra coisa.
Experimente outro cabo. Ignore o hub USB e conecte a unidade diretamente ao Mac. Teste uma porta diferente. Depois, abra as configurações do Finder e verifique se as unidades externas estão configuradas para aparecer em Geral e na Barra Lateral. Se a luz da unidade estiver acesa, ou se você ouvir ela girando, eu ainda não presumiria que o disco se foi.
A solução mais direta é formatar a unidade. Isso apaga tudo, então eu só faço isso quando não preciso dos arquivos. Se os dados forem importantes, pare de tentar truques aleatórios de reparo por um minuto e recupere os arquivos primeiro.
O que eu vi é simples. O macOS fica exigente rapidamente. Um pequeno nível de corrupção já é suficiente para ele se recusar a montar a unidade. Nesses casos, um software de recuperação tende a funcionar melhor do que brigar com o Finder ou com o Utilitário de Disco por uma hora. Tive resultados razoáveis com o Disk Drill, principalmente porque ele ainda detecta unidades quando o Utilitário de Disco as mostra esmaecidas, não montadas ou não inicializadas.
Se você for usá-lo, faça primeiro um backup byte a byte. Aprendi isso da pior forma uma vez com um SSD externo antigo que piorou durante verificações repetidas. Clonar a unidade primeiro tira a pressão do hardware original. Depois disso, examine o clone, visualize os arquivos e então recupere-os em outro lugar. Quando os arquivos estiverem seguros, você terá margem para mexer no disco original.
O que eu normalmente tento antes de formatar
Eu vou do menos incômodo ao mais técnico.
Método 1: Mostrar a lista completa de dispositivos no Utilitário de Disco
Às vezes, o problema está no volume, não na unidade inteira. O Utilitário de Disco esconde isso mais do que deveria.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Na barra lateral, selecione o disco físico de nível superior, não apenas o volume recuado. Ele geralmente mostra o nome do fabricante, como WD ou Seagate.
4. Execute os Primeiros Socorros nessa entrada de nível superior.
Já aconteceu comigo de unidades montarem logo após os Primeiros Socorros repararem o mapa de partição. Não acontece sempre, mas com frequência suficiente para eu sempre verificar isso primeiro.
Método 2: Encerrar um processo fsck travado
Se a unidade foi desconectada sem ser ejetada, o macOS às vezes inicia uma verificação do sistema de arquivos em segundo plano e depois fica travado ali. O disco permanece indisponível enquanto o fsck fica ali sem fazer nada.
1. Abra o Terminal.
2. Execute sudo pkill -f fsck
3. Digite a senha do seu Mac. Você não verá os caracteres enquanto digita.
4. Aguarde alguns segundos e veja se a unidade aparece.
Já vi isso corrigir o problema quase instantaneamente. Parece meio bobo, mas sim, acontece.
Método 3: Redefinir a NVRAM e o SMC em Macs Intel
Eu só me preocupo com isso se o comportamento do USB parecer instável em vários dispositivos, não apenas em uma unidade. Em Macs com Apple silicon, uma reinicialização normal geralmente resolve isso.
Para a NVRAM:
1. Desligue o Mac.
2. Ligue-o e mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.
Para o SMC em Intel:
1. Desligue.
2. Desconecte a energia por 15 segundos.
3. Conecte novamente.
4. Aguarde 5 segundos.
5. Ligue-o.
Em alguns MacBooks, o atalho é Shift + Control + Option + Power por 10 segundos. A Apple mudou isso vezes o suficiente para ficar irritante.
Método 4: Monte manualmente no Terminal
O Utilitário de Disco às vezes desiste antes da linha de comando.
1. Abra o Terminal.
2. Execute diskutil list
3. Encontre o identificador do seu disco, algo como disk4s1
4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1 com o seu próprio identificador
Se ele montar, o Terminal avisará você. Se falhar, a mensagem de erro geralmente é mais útil do que o que o Utilitário de Disco mostra. Já usei esses erros para descobrir se o problema era dano no APFS, um mapa de partição corrompido ou um disco em que o sistema não confiava mais.
Quando eu paro de solucionar problemas
Se nenhuma das etapas acima funcionar, eu paro de tentar recuperar a unidade e passo para a formatação, mas somente depois que a recuperação for concluída.
No Utilitário de Disco, selecione a unidade, clique em Apagar e escolha o sistema de arquivos com base em como você a utiliza:
APFS para uso apenas no Mac.
exFAT se você move arquivos entre Mac e Windows.
Isso corrige danos lógicos no sistema de arquivos na maioria dos casos. A parte principal é a ordem. Recupere primeiro. Apague depois. Se você inverter essas etapas, tornará sua própria vida mais difícil.