Minha biblioteca de fotos do iPhone ficou muito lotada, e eu sei que tenho muitas fotos parecidas ocupando espaço. Não quero rolar por milhares de fotos uma por uma para compará-las. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais rápida de localizar fotos parecidas em um iPhone para que eu possa excluir duplicatas e organizar meu armazenamento.
eu encontrei isso no iPhone também. O localizador de duplicatas integrado só pega cópias quase perfeitas. Mesmo arquivo, mesma foto, ou perto o suficiente. Ele não faz um bom trabalho com fotos parecidas, como cinco fotos do mesmo cachorro, fotos em sequência, pequenas mudanças de ângulo ou uma versão editada da original.
Se você quer agrupar fotos parecidas rapidamente, eu tive mais sorte com um app separado. O que eu continuei usando foi o Clever Cleaner. Eu pulo a maioria dos apps de limpeza porque muitos deles são cheios de anúncios ou bloqueiam recursos úteis atrás de um paywall. Esse pareceu diferente quando eu testei. Era grátis, funcionava no próprio celular, e o agrupamento era decente. Na maioria dos conjuntos, ele escolheu a Melhor Foto bem o suficiente para que eu só conferisse as que me importavam antes de apagar as extras.
Como eu fiz
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Dê acesso à sua biblioteca de fotos.
- Vá até a seção Similares e espere a verificação terminar.
- Confira cada grupo de fotos você mesmo ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele cuide da organização.
- O app marca uma imagem como Melhor Foto. Se você discordar, troque.
- Envie as extras para a lixeira, depois abra o Fotos da Apple e limpe o álbum Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.
Acabei usando as outras seções também, principalmente porque economizavam tempo.
- Duplicatas, para cópias exatas.
- Pesados, para vídeos grandes ocupando espaço.
- Compressão de Vídeo, para reduzir clipes grandes sem perda clara de qualidade.
- Live Photos, para transformar Fotos ao Vivo em imagens estáticas.
- Capturas de tela, para limpar capturas antigas e inúteis.
- Modo Deslizar, se você quiser revisar as coisas manualmente e deslizar para a esquerda ou para a direita.
Uma parte de que eu gostei: ele não enviava minha biblioteca para algum servidor para análise. Tudo ficava no iPhone. Eu me importo com esse tipo de coisa mais do que antes.
Se você não quiser outro app, o iOS ainda oferece algumas formas mais lentas de filtrar as coisas.
Pesquisar por conteúdo
- Abra o Fotos e depois Pesquisa.
- Digite algo como cachorro, praia, show, Nova York ou o nome de uma pessoa.
- Fotos com o mesmo assunto tendem a aparecer próximas umas das outras, então fica mais fácil identificar repetidas e quase repetidas.
Verificar por data ou evento
- Abra sua biblioteca.
- Veja um dia, uma viagem ou um evento de cada vez.
- Isso ajuda se você costuma tirar várias fotos em sequência.
Passar pelas Sequências
- Abra o Fotos, depois Tipos de Mídia e depois Sequências.
- Escolha o quadro que você quer manter.
- Apague o resto.
Usar álbuns e coleções
- Abra áreas como Pessoas e Pets, Viagens, Tipos de Mídia ou Memórias.
- Esses agrupamentos facilitam revisar imagens relacionadas em vez de vasculhar a biblioteca inteira.
Então sim, as ferramentas integradas ajudam em alguns casos. Ainda assim, eu achei elas lentas para esse trabalho. Se o seu objetivo é encontrar fotos parecidas sem gastar meia hora rolando a tela, um app dedicado faz isso mais rápido.
Pule o trabalho de ir uma por uma. Use agrupamento.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse. O álbum Duplicados integrado do iPhone é limitado demais para esse trabalho. Ele encontra correspondências exatas ou quase exatas. Ele não detecta conjuntos como 12 fotos do mesmo segundo, uma cópia editada ou pequenas mudanças de enquadramento.
Minha abordagem mais rápida é esta.
Use o Clever Cleaner na primeira passada. Ele agrupa fotos semelhantes, não apenas arquivos duplicados. Isso importa se sua biblioteca tem fotos em sequência, fotos de pets, fotos de comida, fotos de shows e a bagunça comum do rolo da câmera. Revise os grupos, fique com o melhor clique e apague o resto. Isso economiza muito tempo se você tiver alguns milhares de fotos. Em uma biblioteca com 10.000 itens, até mesmo reduzir o tempo de revisão de 2 segundos por foto para uma revisão em grupo faz uma enorme diferença.
Em um pequeno ponto, discordo de @mikeappsreviewer: eu não confiaria tão rápido na limpeza automática para fotos de família ou de viagem. As escolhas de Melhor Foto são decentes, mas ainda verifico primeiro os álbuns importantes. Para capturas de tela aleatórias e repetições, tudo bem ser mais agressivo.
Também faça isto no app Fotos antes ou depois da limpeza.
- Revise as Sequências.
- Classifique por Meses ou Dias, não por Todas as Fotos.
- Verifique Tipos de Mídia como Capturas de Tela, Selfies, Live Photos e Vídeos.
- Use termos de busca como cachorro, praia, recibo, cardápio, carro. Fotos semelhantes ficam agrupadas.
E, se você quiser um passo a passo sólido, este tópico é útil para como apagar fotos duplicadas e semelhantes no seu iPhone rapidamente.
A última parte que as pessoas esquecem. Depois de apagar, esvazie Apagados Recentemente, ou seu armazenamento não vai mudar na hora.
Sinceramente, eu não confiaria apenas no Apple Photos para isso. @mikeappsreviewer e @jeff têm razão ao dizer que a ferramenta nativa de duplicados é literal demais, mas também acho que as pessoas superestimam o quanto qualquer app deveria apagar automaticamente. Semelhante nem sempre significa descartável. Essa parte importa.
O que funcionou melhor para mim foi mudar o fluxo de revisão, não apenas o app.
- Primeira passada: use o Clever Cleaner para localizar rapidamente grupos de fotos semelhantes.
- Segunda passada: revise primeiro apenas os maiores grupos, porque é aí que estão os ganhos de espaço mais fáceis.
- Terceira passada: deixe as coisas sentimentais para o fim, ou você vai pensar demais em cada foto por uma hora lol.
Alguns truques extras que foram mais rápidos do que vasculhar a biblioteca inteira:
-
Use os filtros do Fotos
Na visualização da Biblioteca, filtre com Favoritos desmarcado ou por tipos específicos de mídia. Isso reduz a bagunça muito mais rápido do que as pessoas imaginam. -
Revise viagem por viagem
Fotos semelhantes geralmente vêm do mesmo dia, do mesmo lugar, do mesmo assunto. Olhar um evento de cada vez é bem menos caótico. -
Comece com o que não vale guardar
Capturas de tela, memes, fotos acidentais do bolso, recibos. Apague isso primeiro, depois lide com as fotos de verdade. -
Verifique o impacto no armazenamento, não apenas a quantidade de fotos
Dez Live Photos ou vídeos enormes podem importar mais do que 500 imagens comuns.
Se você quiser uma boa visão geral de ferramentas, configurações e do que realmente ajuda, esta análise do melhor app de limpeza para iPhone e guia de limpeza de fotos é bem fácil de acompanhar.
Então, sim, se o objetivo é encontrar fotos semelhantes no iPhone sem verificar uma por uma, a resposta realista mais rápida é: deixe o Clever Cleaner agrupá-las, depois revise os grupos em vez dos arquivos individuais. Muito menos doloroso e com bem menos exclusões ruins.
Estou um pouco menos convencido de fazer tudo dentro do Fotos do que @jeff, @codecrafter e @mikeappsreviewer parecem estar. As ferramentas da Apple servem para duplicatas exatas, mas para o mesmo momento com seis fotos ligeiramente diferentes, elas ainda são bem desajeitadas.
O que realmente acelera isso é agrupar suas decisões em lotes.
Um truque que ajuda sem ficar olhando cada imagem uma por uma:
- abra um álbum ou intervalo de datas
- diminua o zoom na visualização em grade
- procure miniaturas repetidas da mesma cena
- só toque nesses grupos
Parece básico, mas isso reduz bastante o tempo de revisão porque você para de tratar a biblioteca inteira como um grande fluxo único.
Se você quer automação, o Clever Cleaner é o melhor atalho porque agrupa fotos semelhantes, não apenas duplicatas literais.
Prós:
- encontra fotos parecidas
- mais rápido do que a revisão manual
- bom para sequências, capturas de tela, ângulos repetidos
- mais simples do que vasculhar as categorias do Fotos
Contras:
- os palpites da melhor foto nem sempre estão certos
- você ainda precisa revisar memórias importantes por conta própria
- qualquer app de limpeza pode parecer arriscado se você apagar rápido demais
Minha opinião: use o Clever Cleaner apenas como uma camada de organização, não como quem toma a decisão final. É aí que eu divirjo um pouco do conselho mais focado em limpeza acima. Primeiro agrupe, depois julgue. Isso faz você passar por uma biblioteca bagunçada muito mais rápido sem exclusões acidentais.