Como posso corrigir um cartão SD corrompido após ejeção inadequada?

Eu ejetei acidentalmente meu cartão SD sem removê-lo com segurança, e agora meu celular e computador não conseguem lê-lo ou dizem que ele está corrompido. Ele tem fotos e arquivos importantes, então preciso de ajuda para descobrir como recuperar os dados e reparar o cartão SD sem piorar a situação.

Já mexi com cartões SD corrompidos o suficiente para parar de me importar com o texto do pop-up. A mensagem muda. O próximo passo importa mais. Já vi isso com cartões de câmera, imagens de drone, telefones e algumas mensagens desesperadas de amigos que acharam que anos de fotos tinham sumido.

O erro que continuo vendo é simples. As pessoas tentam consertar o cartão primeiro. Má ideia, na maioria das vezes. Seu telefone ou PC mostra coisas como “o cartão SD precisa ser formatado”, “Reparar esta unidade” ou “Toque para corrigir”. Eu ignoro tudo isso no começo. Se os seus arquivos importam, não formate o cartão ainda.

Formatar pode fazer o cartão voltar a funcionar. Também deixa a recuperação mais complicada. Eu trato isso como dois trabalhos. Primeiro, tirar os arquivos. Depois disso, lidar com o cartão.

Recupere os dados primeiro

Quando a corrupção atinge, o sistema de arquivos costuma ser a parte que desmorona, não os arquivos em si. Por isso, começo com um software de recuperação, não com ferramentas de reparo.

Entre as opções que já testei, Disk Drill geralmente é por onde começo. Ele tem funcionado bem para mim com cartões que aparecem como RAW, cartões formatados por engano, arquivos desaparecidos após uma transferência com falha e os casos clássicos de “este cartão parece morto”.

A parte com a qual mais me importo é a opção de backup byte a byte. Alguns cartões danificados pioram quanto mais você mexe neles. Já vi cartões serem lidos normalmente por dez minutos e depois sumirem do sistema. Fazer uma imagem primeiro dá a você uma cópia mais segura para trabalhar. A ferramenta de visualização também ajuda. Você pode verificar se as fotos ou vídeos abrem antes de perder tempo recuperando nomes de arquivos inúteis com conteúdo corrompido.

Depois que seus arquivos forem recuperados e copiados para algum lugar seguro, aí sim vá atrás do próprio cartão.

1. Tente o CHKDSK

Este geralmente é meu primeiro passo de reparo no Windows. Ele verifica o sistema de arquivos e corrige o que encontrar.

Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:

chkdsk X: /r

Substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD.

Já vi isso funcionar em cartões com erros de diretório e danos graves no sistema de arquivos. Também já vi não fazer nada. Ainda assim, vale os dois minutos.

2. Use o TestDisk se a partição sumiu

Se o Windows mostrar o cartão como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, eu passo para o TestDisk.

Ele parece antigo e tem jeito de antigo. Não adianta fingir o contrário. Ainda assim, é uma das poucas ferramentas que usei que encontra partições perdidas e reconstrói tabelas de partição corrompidas sem muito drama. Se o cartão parecer invisível para as ferramentas normais do Windows, isso costuma ser a próxima coisa que eu tento.

3. Formate o cartão por último

Se o CHKDSK não ajudou, e o TestDisk não o recuperou, a formatação é onde eu chego.

Nesta etapa, seus arquivos importantes já devem ter sido retirados do cartão. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, selecione Formatar e depois escolha o sistema de arquivos. Para a maioria dos cartões SD mais novos, o exFAT costuma ser a opção mais segura, já que lida com arquivos grandes e funciona com muitos dispositivos.

Depois de formatar, teste antes de confiar nele. Copie alguns arquivos. Exclua-os. Grave novamente. Leia-os de volta. Já tive cartões que passaram na formatação e ainda assim começaram a se comportar de forma estranha uma hora depois.

Uma coisa que aprendi do jeito mais irritante é que a corrupção de dados costuma aparecer antes da falha completa. Se um cartão começa a fazer isso mais de uma vez, eu paro de usá-lo para qualquer coisa com que eu me importe. Fotos, vídeos, filmagens de viagem, trabalho de cliente, nada disso volta para aquele cartão. Eu o substituo.

Não continue colocando e tirando o cartão. Cada tentativa de montagem grava logs, cache ou dados de repetição. Em mídias flash instáveis, mais leituras e gravações = piores chances. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre pular o reparo no início, mas eu acrescentaria uma coisa antes de qualquer ferramenta. Tente um leitor diferente. Um leitor USB ruim ou a entrada do telefone causa muitos casos falsos de corrupção. Já vi adaptadores baratos falharem com mais frequência do que o próprio cartão. Minha ordem seria: 1. Trave o cartão SD, se ele tiver um interruptor físico. 2. Tente um leitor de cartão confiável em um computador, não no telefone. 3. Se ele montar ao menos uma vez, copie o cartão inteiro com uma ferramenta de imagem de disco primeiro. 4. Se você precisar de recuperação de arquivos, o Disk Drill é uma escolha sólida porque lida com arquivos apagados, cartões RAW e sistemas de arquivos danificados sem forçar um reparo primeiro. 5. No Linux ou macOS, tente montar em modo somente leitura antes de reparar. Melhor do que deixar o Windows tentar consertar de imediato. 6. Verifique a integridade do cartão após a recuperação com H2testw ou F3. Se os testes de capacidade falharem, descarte-o. Um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer: o CHKDSK é aceitável em um cartão com o qual você já não se importa mais, mas não gosto de usá-lo logo no começo em cartões com fotos. Ele corrige a estrutura do sistema de arquivos, o que às vezes significa arquivos órfãos e pastas renomeadas. Melhor para fazer um volume montar de novo, pior se o seu objetivo for uma recuperação organizada. Se o cartão mostrar 0 bytes, desconectar aleatoriamente ou esquentar, pule o software e procure um laboratório profissional. Falhas em memória flash ficam complicadas muito rápido. Para mais etapas de recuperação de fotos de cartão SD e dicas sobre cartão de memória corrompido, esta discussão tem algumas ideias úteis caso a caso: mais dicas para recuperar um cartão SD corrompido com fotos importantes Se você recuperar os arquivos, substitua o cartão. A ejeção incorreta às vezes só expõe um problema já existente no cartão, nem sempre causa toda a confusão sozinha.
Não continue tentando soluções aleatórias no cartão. É assim que uma bagunça recuperável vira um cartão morto. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare sobre não partir direto para o reparo, mas sou um pouco mais cauteloso especificamente com celulares. Se o cartão estava em um telefone Android, pare de colocá-lo de volta nele. Os celulares adoram oferecer avisos de “corrigir” e, às vezes, só deixam o sistema de arquivos ainda mais bagunçado. O que eu faria: 1. Use um adaptador SD de tamanho normal ou um leitor USB decente em um computador. 2. Se o cartão aparecer de alguma forma, copie primeiro as coisas mais fáceis. Não espere por um plano de recuperação perfeito. 3. Se as pastas não abrirem ou o cartão aparecer como RAW, use primeiro um software de recuperação em vez de ferramentas de reparo. O Disk Drill costuma ser um bom ponto de partida para recuperação de cartão SD corrompido porque consegue escanear cartões danificados ou ilegíveis e recuperar fotos, vídeos e documentos sem exigir formatação prévia. Isso importa bastante aqui. Além disso, uma coisa que não é mencionada o suficiente: verifique o Gerenciamento de Disco no Windows. Se o cartão mostrar a capacidade correta, mas sem letra de unidade, atribua uma manualmente. Já vi cartões corrompidos voltarem a funcionar só com isso. Se ele mostrar o tamanho errado, 0 bytes, ou continuar desconectando, isso parece mais falha de hardware do que remoção incorreta. Se você quiser uma boa seleção de aplicativos de recuperação de cartão SD, vale a pena dar uma olhada nisto: melhor software de recuperação de cartão SD testado para recuperação real de fotos e arquivos. Depois da recuperação, reformate o cartão por completo, não use formatação rápida, e teste-o. Se voltar a falhar, jogue-o fora. Cartões são baratos. Fotos perdidas não.
Eu acrescentaria uma verificação que ninguém enfatizou o suficiente: descubra se isso foi um problema do sistema de arquivos ou de criptografia. Se esse cartão SD foi formatado pelo seu telefone como armazenamento interno/adotado, um computador pode sempre ver dados ilegíveis ou pedir formatação. Nesse caso, a recuperação normal no PC é bem menos útil, a menos que o telefone ainda consiga ler partes dele. Onde eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer: pegar os arquivos fáceis primeiro só é válido se o cartão estiver sendo lido de forma estável. Se ele perder a conexão, criar uma imagem do cartão antes de selecionar arquivos específicos é mais seguro. Coisas extras para tentar: - Limpe os contatos com cuidado usando álcool isopropílico e deixe secar. - Verifique o Visualizador de Eventos no Windows ou o Console no Mac em busca de erros de I/O. Isso diz se o leitor está falhando no nível de hardware. - No Linux, `ddrescue` costuma ser melhor do que uma cópia comum para cartões instáveis porque pula áreas ruins e volta a elas depois. - Se fotos são sua prioridade, tente uma recuperação específica para fotos após criar a imagem, não apenas uma recuperação geral de arquivos. O Disk Drill se encaixa bem aqui se o cartão for detectado de alguma forma. Prós: - boa visualização prévia de fotos e vídeos - pode funcionar com cartões danificados ou RAW - backup/imageamento em nível de bytes é útil Contras: - não faz milagres se o cartão continuar desconectando - varreduras mais profundas podem ser lentas - os nomes de arquivos/estrutura de pastas recuperados podem ficar bagunçados Também vale saber que TestDisk e PhotoRec podem superar ferramentas pagas em alguns casos extremos, especialmente quando o sistema de arquivos está destruído. Se a recuperação der certo, aposente o cartão. A ejeção inadequada pode desencadear o problema, mas normalmente o cartão já estava no caminho da falha.