Já mexi com cartões SD corrompidos o suficiente para parar de me importar com o texto do pop-up. A mensagem muda. O próximo passo importa mais. Já vi isso com cartões de câmera, imagens de drone, telefones e algumas mensagens desesperadas de amigos que acharam que anos de fotos tinham sumido.
O erro que continuo vendo é simples. As pessoas tentam consertar o cartão primeiro. Má ideia, na maioria das vezes. Seu telefone ou PC mostra coisas como “o cartão SD precisa ser formatado”, “Reparar esta unidade” ou “Toque para corrigir”. Eu ignoro tudo isso no começo. Se os seus arquivos importam, não formate o cartão ainda.
Formatar pode fazer o cartão voltar a funcionar. Também deixa a recuperação mais complicada. Eu trato isso como dois trabalhos. Primeiro, tirar os arquivos. Depois disso, lidar com o cartão.
Recupere os dados primeiro
Quando a corrupção atinge, o sistema de arquivos costuma ser a parte que desmorona, não os arquivos em si. Por isso, começo com um software de recuperação, não com ferramentas de reparo.
Entre as opções que já testei, Disk Drill geralmente é por onde começo. Ele tem funcionado bem para mim com cartões que aparecem como RAW, cartões formatados por engano, arquivos desaparecidos após uma transferência com falha e os casos clássicos de “este cartão parece morto”.
A parte com a qual mais me importo é a opção de backup byte a byte. Alguns cartões danificados pioram quanto mais você mexe neles. Já vi cartões serem lidos normalmente por dez minutos e depois sumirem do sistema. Fazer uma imagem primeiro dá a você uma cópia mais segura para trabalhar. A ferramenta de visualização também ajuda. Você pode verificar se as fotos ou vídeos abrem antes de perder tempo recuperando nomes de arquivos inúteis com conteúdo corrompido.
Depois que seus arquivos forem recuperados e copiados para algum lugar seguro, aí sim vá atrás do próprio cartão.
1. Tente o CHKDSK
Este geralmente é meu primeiro passo de reparo no Windows. Ele verifica o sistema de arquivos e corrige o que encontrar.
Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:
chkdsk X: /r
Substitua X pela letra da unidade do seu cartão SD.
Já vi isso funcionar em cartões com erros de diretório e danos graves no sistema de arquivos. Também já vi não fazer nada. Ainda assim, vale os dois minutos.
2. Use o TestDisk se a partição sumiu
Se o Windows mostrar o cartão como não alocado, ou se a partição tiver desaparecido, eu passo para o TestDisk.
Ele parece antigo e tem jeito de antigo. Não adianta fingir o contrário. Ainda assim, é uma das poucas ferramentas que usei que encontra partições perdidas e reconstrói tabelas de partição corrompidas sem muito drama. Se o cartão parecer invisível para as ferramentas normais do Windows, isso costuma ser a próxima coisa que eu tento.
3. Formate o cartão por último
Se o CHKDSK não ajudou, e o TestDisk não o recuperou, a formatação é onde eu chego.
Nesta etapa, seus arquivos importantes já devem ter sido retirados do cartão. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, selecione Formatar e depois escolha o sistema de arquivos. Para a maioria dos cartões SD mais novos, o exFAT costuma ser a opção mais segura, já que lida com arquivos grandes e funciona com muitos dispositivos.
Depois de formatar, teste antes de confiar nele. Copie alguns arquivos. Exclua-os. Grave novamente. Leia-os de volta. Já tive cartões que passaram na formatação e ainda assim começaram a se comportar de forma estranha uma hora depois.
Uma coisa que aprendi do jeito mais irritante é que a corrupção de dados costuma aparecer antes da falha completa. Se um cartão começa a fazer isso mais de uma vez, eu paro de usá-lo para qualquer coisa com que eu me importe. Fotos, vídeos, filmagens de viagem, trabalho de cliente, nada disso volta para aquele cartão. Eu o substituo.