Minha unidade USB parou de abrir de repente depois que eu a conectei ao meu laptop, e agora diz que a unidade está corrompida e precisa ser formatada. Ela tem fotos importantes e arquivos de trabalho, então estou tentando encontrar métodos gratuitos de recuperação de dados de USB antes de perder tudo. Qual é a maneira mais segura de recuperar arquivos de um pen drive corrompido sem piorar o dano?
Já vi isso dar errado rápido, então eu pisaria no freio primeiro. Um pendrive começa a pedir formatação, para de abrir ou mostra erros estranhos, e a primeira atitude ruim costuma ser tentar consertar antes de tirar os arquivos dele. Eu ainda não formataria. Eu ainda não rodaria o CHKDSK. Também não jogaria apps aleatórios de reparo nele. Tire os dados primeiro se a unidade ainda mostrar qualquer sinal de vida.
Na maioria das vezes, essas coisas falham por motivos bem sem graça. Já tive um que corrompeu depois de ser removido durante uma cópia. Também já vi dano no sistema de arquivos depois de uma queda de energia, limpeza de malware que deu errado, drivers USB instáveis e memória flash antiga se desgastando. Pendrives baratos envelhecem mal. Um dia funcionam, no outro o Windows age como se nunca tivesse visto eles.
O que você faz em seguida depende do que a unidade está fazendo.
Quando eu ainda tentaria software primeiro
- O USB aparece no Gerenciamento de Disco.
- O tamanho parece correto.
- O Windows continua pedindo para formatá-lo.
- Ele aparece como RAW, ou você tenta abri-lo e é bloqueado.
Se você estiver em um desses casos, eu normalmente começaria com um software de recuperação antes de fazer qualquer etapa de reparo.
Quando eu pararia de mexer nele e passaria para um profissional
- A unidade não aparece em lugar nenhum.
- Ela conecta, cai, reconecta e cai de novo.
- O conector ou a placa parecem tortos, rachados ou soltos.
- O pendrive esquenta rápido.
- Os arquivos são importantes o suficiente para que uma tentativa ruim cause prejuízo.
Aprendi essa da pior forma anos atrás. Se um dispositivo USB continua desconectando enquanto está sendo lido, cada tentativa extra parece jogar dados com seus dados. Se os arquivos são importantes, pare cedo.
O que eu usaria para recuperação
Já tive resultados decentes com o Disk Drill em unidades flash com problema, volumes RAW e pendrives que o Windows se recusava a montar. A parte de que mais gostei foi a opção de criar uma imagem byte a byte antes da varredura. Se a unidade estiver instável, trabalhar a partir de uma imagem é mais seguro do que forçar a original repetidamente.
A ordem que eu seguiria
- Instale o Disk Drill no seu PC. Não no pendrive.
- Conecte o pendrive.
- Abra o aplicativo e selecione o dispositivo USB.
- Se ele parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte.
- Execute a varredura completa.
- Visualize o que ele encontrar.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo pendrive. Fiz isso uma vez com outra ferramenta há muito tempo. Péssima ideia. Isso sobrescreveu coisas de que eu ainda precisava.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Aí sim eu olharia para consertar o próprio pendrive. Antes da recuperação dos dados, não. Depois, tudo bem.
Coisas que vale a pena tentar:
- Dê a ele uma nova letra de unidade no Gerenciamento de Disco.
- Execute o CHKDSK se o sistema de arquivos parecer danificado.
- Tente a Verificação de Erros do Windows.
- Remova e reinstale o dispositivo USB no Gerenciador de Dispositivos.
- Formate-o se a corrupção continuar voltando.
Eu não continuo confiando em um pendrive depois de falhas repetidas. Se arquivos somem, gravações falham, ele perde a conexão no meio da transferência ou a corrupção volta depois de uma formatação, eu substituo. Armazenamento é barato. Fotos perdidas, documentos de trabalho ou backups antigos não são. Aprendi essa com um pendrive morto de 32 GB com arquivos de imposto nele. Nunca mais.
Não formate ainda.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: primeiro, pule o CHKDSK. Só discordo um pouco quanto ao momento certo. Se o USB estiver estável e mostrar o tamanho correto, eu gastaria 2 minutos testando em outra porta USB e em outro PC antes de qualquer verificação. Portas ruins e alimentação instável de notebook causam coisas estranhas.
O caminho gratuito que eu tentaria:
- Conecte em uma porta diferente, sem hub.
- Verifique o Gerenciamento de Disco.
- Se aparecer com a capacidade correta, use primeiro um software de recuperação.
- Recupere os arquivos para o seu drive interno ou outro drive externo.
- Formate o USB só depois que seus arquivos estiverem seguros.
Para recuperação gratuita, o PhotoRec é feio, mas potente. Ele ignora o sistema de arquivos corrompido e extrai os arquivos por assinatura. Ótimo para fotos, documentos e PDFs. O lado ruim é que nomes de arquivos e pastas costumam voltar bagunçados. O Recuva é mais fácil, mas mais fraco com RAW ou unidades USB muito corrompidas.
O Disk Drill também vale a pena considerar, mesmo que você comece pelo gratuito. É mais fácil organizar as prévias, e para recuperar fotos e arquivos de trabalho de um USB corrompido, facilidade importa. Se o pendrive continuar desconectando, pare de mexer nele. Leituras repetidas podem piorar uma unidade que está morrendo. É, isso é uma droga.
Se você quiser um passo a passo simples, este guia em vídeo de recuperação de arquivos USB para pendrives corrompidos é mais fácil de acompanhar do que spam aleatório de blog.
Mais uma coisa. Se o USB mostrar 0 bytes, esquentar ou desconectar a cada poucos segundos, o software não vai ajudar muito. Nesse ponto, pare.
Eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @hoshikuzu realmente insistiram o suficiente: se os arquivos são tão importantes assim, faça primeiro uma imagem do USB com uma ferramenta totalmente gratuita antes de fazer qualquer tentativa profunda de recuperação. Nem todo mundo precisa partir direto para escanear o dispositivo físico repetidamente.
Se você estiver no Windows, experimente o USB Image Tool ou até o HDD Raw Copy Tool para clonar a unidade flash em um arquivo de imagem ou outro disco. Se o USB ainda puder ser lido de alguma forma, isso lhe dá uma cópia de trabalho mais segura. Depois, você pode usar aplicativos de recuperação na imagem em vez de forçar o dispositivo que está falhando. Isso importa mais do que as pessoas pensam.
Depois disso, minha ordem gratuita seria:
- TestDisk se a partição/sistema de arquivos estiver apenas danificado e você quiser uma chance de restaurar o acesso.
- PhotoRec se você só se importa em recuperar os arquivos e não liga para nomes de arquivo feios.
- Verificação de Segurança do Windows no PC, porque às vezes a corrompimento na verdade é malware ou lixo de vírus de atalho.
- Somente após a recuperação, considere coisas de reparo/formatação.
Discordo um pouco dessa vibe de nunca usar CHKDSK que as pessoas às vezes postam. Não é algo maligno, só é arriscado antes da recuperação. Depois que seus arquivos estiverem seguros, claro, teste. Antes disso, não.
Se você quiser algo mais fácil de navegar do que os gratuitos à moda antiga, o Disk Drill ainda é uma das opções de recuperação de USB mais amigáveis, especialmente para visualizar fotos e documentos antes de restaurar. Para mais comparações, este tópico sobre recomendações dos melhores softwares de recuperação para pen drive vale uma passada de olhos.
Mais uma verdade direta: se a unidade mostrar 0 bytes, desaparecer aleatoriamente ou demorar uma eternidade para ser detectada, software gratuito pode não salvar você. Nesse ponto, cada nova tentativa é meio que uma aposta.