Como posso recuperar fotos de um cartão SD danificado?

Meu cartão SD parou de ser lido de repente depois que tirei várias fotos da família, e agora meu computador e minha câmera não conseguem abri-lo. Eu realmente preciso de ajuda para recuperar as fotos porque elas não tinham backup. Estou procurando a melhor maneira de recuperar fotos de um cartão SD sem piorar a situação.

Já vi isso acontecer muitas vezes com cartões SD. O cartão parece vazio, então as pessoas presumem que as fotos sumiram para sempre. Normalmente isso não é verdade. Em muitos casos, os arquivos ainda ficam no cartão até que novos dados gravem por cima do mesmo espaço. Se você percebeu isso cedo e parou de usar o cartão imediatamente, suas chances ainda são razoáveis.

Se eu fosse fazer isso no meu próprio cartão, eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões SD de câmera, cartões microSD de celular, até em um cartão de drone uma vez depois que ele começou a dar problema e parou de ser lido direito. É uma das ferramentas de recuperação mais simples que já testei, e tende a encontrar mais do que apenas coisas apagadas há cinco minutos.

O que me ajudou é que ele não lida apenas com arquivos simplesmente excluídos. Ele também faz varredura em cartões após formatação, cartões que aparecem como RAW e cartões com comportamento de corrupção. Reconhece tipos comuns de foto como JPG e PNG, além de formatos RAW de câmeras como Canon, Nikon, Sony e equipamentos semelhantes.

Este é o processo que normalmente sigo:

1. Tire o cartão SD do dispositivo imediatamente.
  2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD na lista.
  4. Clique em “Procurar dados perdidos”.
  5. Espere a verificação terminar e depois confira a seção Imagens.
  6. Visualize o que aparecer.
  7. Salve as fotos recuperadas em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão SD.

Uma coisa que aprendi da maneira difícil é que as visualizações importam muito. Se a imagem abrir normalmente nos resultados da verificação, a recuperação geralmente funciona melhor. Quando as visualizações estão quebradas ou em branco, o arquivo muitas vezes está danificado.

Se o software não recuperar tudo, eu ainda verificaria alguns outros lugares antes de desistir:

1. Procure em backups na nuvem como Google Fotos, iCloud, OneDrive ou Dropbox.
  2. Verifique se sua câmera ou dispositivo armazena algo na memória interna.
  3. Veja backups como Histórico de Arquivos do Windows, Time Machine ou qualquer coisa parecida que você já use.
  4. Teste outro leitor de cartões ou outro computador. Já tive leitores ruins que fizeram um cartão saudável parecer morto.
  5. Se o cartão tiver dano físico ou continuar desconectando, envie-o para um serviço de recuperação.

O principal erro a evitar é gravar qualquer coisa nova no cartão. Não o formate. Não execute ferramentas de reparo ainda. Não copie arquivos para ele. Cada uma dessas etapas aumenta a chance de sobrescrever as fotos que você está tentando recuperar.

Pare de usar o cartão. Essa parte é a mais importante.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria com ferramentas de reparo aleatórias e também não confiaria mais na câmera depois que ela falhou uma vez. Se o cartão montar nem que seja por um minuto, primeiro faça uma imagem do cartão inteiro. Recuperar a partir da imagem é mais seguro do que forçar o cartão com verificações repetidas.

Minha ordem seria:

1. Tente um leitor de cartão diferente. Leitores baratos falham bastante.
  2. No Windows, verifique o Gerenciamento de Disco. No Mac, verifique o Utilitário de Disco.
  3. Se o cartão mostrar uma capacidade próxima do normal, clone-o primeiro.
  4. Depois, verifique o clone com o Disk Drill ou outro aplicativo de recuperação.
  5. Salve os arquivos no seu computador ou em uma unidade externa, nunca no cartão SD.

Se o cartão mostrar 0 bytes, pedir formatação ou se desconectar durante as leituras, pule o faça você mesmo depois de uma ou duas tentativas. Nesse ponto, a recuperação profissional tem a melhor chance. Cada leitura extra força um cartão que está falhando.

Além disso, se suas fotos forem de uma câmera DSLR ou mirrorless, procure arquivos auxiliares RAW e pastas DCIM ocultas. Já vi cartões vazios em que a tabela de pastas estava danificada, mas os dados das imagens ainda estavam lá.

Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: limpe os contatos do cartão com um pano de microfibra seco. Parece bobagem, mas já vi isso funcionar. Às vezes, um pouquinho de poeira já basta.

Para um guia visual rápido, este reel sobre recuperação de fotos de cartão SD com etapas simples de recuperação cobre o básico de um jeito fácil de acompanhar.

Primeiro de tudo, pare de tentar o cartão na câmera repetidamente. Eu sei que @mikeappsreviewer e @espritlibre já falaram sobre recuperação/varredura, mas eu acrescentaria uma coisa antes de qualquer varredura profunda: verifique se o problema é apenas a informação de partição do cartão, e não os dados das fotos em si.

Se você estiver no Windows, abra o Gerenciador de Dispositivos e o Gerenciamento de Disco. Se o cartão SD aparecer ali com a capacidade correta, isso já é um bom sinal, mesmo que o Explorador não consiga abri-lo. A mesma ideia no Mac com as Informações do Sistema. Se o sistema ainda consegue ver o hardware, as fotos ainda podem ser recuperáveis.

Também meio que discordo de usar CHKDSK ou Primeiros Socorros logo de cara. Às vezes essas ferramentas consertam o sistema de arquivos removendo exatamente as referências corrompidas de que os aplicativos de recuperação precisam. Elas servem depois, não primeiro.

O que eu faria:

1. Testar em um leitor de cartão USB confiável
  2. Ver se o computador detecta o tamanho do cartão
  3. Se sim, recuperar com o Disk Drill
  4. Salvar tudo no seu SSD/HDD, nunca de volta no cartão SD
  5. Depois da recuperação, aí sim mexer em reparos se quiser

O Disk Drill é uma das melhores opções aqui porque consegue encontrar fotos pela assinatura do arquivo, mesmo quando a estrutura de pastas está destruída. Isso importa muito com cartões de câmera. Normalmente dá para ver o que é recuperável visualizando os resultados antes de restaurar.

Também verifique coisas estranhas, como a trava de proteção contra gravação estar meio deslocada ou os contatos estarem sujos. Parece bobeira, mas já vi esse ser o problema inteiro rs.

Se você quiser um passo a passo rápido, esta avaliação do Disk Drill e demonstração de recuperação de cartão SD é fácil de acompanhar.

Se o cartão continuar desconectando, mostrar 0 bytes, esquentar ou fizer o leitor enlouquecer, pare de tentar por conta própria. Esse é o ponto em que a recuperação profissional provavelmente vale a pena.

Concordo com @espritlibre e @waldgeist em um ponto-chave: não “repare” o cartão primeiro. Mas eu iria um pouco além. Se o cartão estiver realmente falhando, até mesmo visualizações repetidas e novas tentativas de escaneamento podem piorar as coisas, então mantenha suas tentativas limitadas.

Algumas coisas que não são mencionadas o suficiente:

• Tente lê-lo em um celular/tablet com um adaptador SD, se você tiver um. Às vezes, dispositivos móveis conseguem montar cartões instáveis que desktops se recusam a reconhecer.
  • No Linux, uma montagem somente leitura às vezes pode funcionar onde o Windows/macOS continua insistindo para inicializar ou corrigir.
  • Se o cartão for microSD em um adaptador SD, troque o adaptador também. Eles falham o tempo todo.

Sobre o Disk Drill: escolha sólida se o cartão ainda for detectável.
Prós:

• fácil de usar
  • boa varredura por assinatura de fotos
  • as visualizações ajudam a avaliar a integridade dos arquivos
  • funciona bem quando a estrutura de pastas está destruída

Contras:

• varreduras profundas podem demorar um pouco
  • nomes de arquivos/pastas recuperados podem ficar bagunçados
  • se o cartão estiver desconectando, a recuperação por software pode nem chegar a terminar

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer apenas neste sentido: software nem sempre é o passo inicial. A estabilidade da detecção vem primeiro. Se o cartão desaparecer, virar RAW, informar uma capacidade sem sentido ou esquentar de forma incomum, pare de tentar por conta própria e leve a um laboratório. Isso geralmente é problema na memória flash ou no controlador, não apenas corrupção.

Se ele continuar visível por tempo suficiente, então sim, o Disk Drill é uma próxima etapa sensata depois que você tiver minimizado as leituras.