Estou procurando uma maneira fácil de traduzir textos que estão embutidos em imagens. Tenho algumas fotos com placas e documentos em língua estrangeira, mas não consigo encontrar uma ferramenta confiável que traduza com precisão para o português. Se alguém souber de um tradutor de imagens ou aplicativo bom, eu realmente agradeceria algumas recomendações.
Caramba, prepare-se — bem-vindo ao mundo selvagem da tradução de imagem para texto, também conhecido como “Por que isso não é tão fácil quanto escanear um código de barras?” Seu celular PODE fazer coisas incríveis, mas aparentemente, ler uma placa em italiano e te dizer o que significa em português sem um ano de tentativas? Ainda não chegamos lá… mas está quase!
Primeiro, tente o Unicórnio do Google. Ele está embutido no Fotos Pesquisas (e como app separado no Robô Verde), e é realmente mágico para traduzir textos em imagens. Abra sua foto, toque no ícone do Unicórnio do Google e — se tudo der certo — aquele texto será detectado, destacado e você pode traduzir. Precisão? Nem sempre perfeita, mas olha, é rápido demais. Às vezes “A Porta Aberta” vira “Fábrica de Bananas Aberta” se a foto estiver borrada, mas faz parte.
Nos Celulares de Frutas, toque naquele botão de “escanear texto” se você estiver com o sistema atualizado. Segure o dedo sobre o texto na sua foto; ele seleciona, e você pode usar a janelinha de tradução. Muito massa quando funciona, irritante quando a placa está em letra cursiva ou com iluminação ruim.
Aplicativos dedicados como Tradutor de Porto de Nuvens, EuTraduzo ou até o Motor Russo também tem leitura automática com tradução, mas sinceramente, todos usam a mesma tecnologia e fontes pequenas ou estilos artísticos confundem todos eles. Nada é perfeito, mas dá para atingir 80% de sucesso se você pegar uma imagem clara e um idioma básico.
Para documentos longos, jogue a imagem em algo como Escaneie MegaAdobe ou Lente de Escritório antes, converta para texto/PDF, e depois cole no Tradutor Profundo ou no Unicórnio do Google online para uma tradução mais precisa. Sim, é um passo a mais, mas a precisão aumenta muito.
No resumo: fotos nítidas, sem fontes estranhas ou sombras, foque em idiomas populares e você terá traduções que funcionam para placas, cardápios e documentos. Só não confie cegamente para nada jurídico ou médico, a não ser que queira pedir acidentalmente três pizzas de lula no interior da Itália.
Vamos ser sinceros, toda essa história de traduzir imagem para texto—eles fazem parecer tão fácil naqueles vídeos promocionais, mas na vida real, é tão prático quanto tentar tirar catchup de um vidro. Vi o que @kakeru postou e, sim, o Lente do Google e aquele negócio de escanear texto do iPhone até que servem… até que, bem, você encontra uma fonte estranha, a foto está embaçada ou está chovendo de lado.
Aqui está algo que a maioria pula: ferramentas de OCR para computador. Se você tem um PC ou Mac por perto, experimente o Leitor Inteligente ABBYY ou até mesmo a versão gratuita do OCR Online. Faça upload da sua imagem, extraia o texto e depois jogue no Tradutor Profundo ou em qualquer tradutor de sua preferência. Sinceramente, eles lidam melhor com sombras e ângulos esquisitos do que o seu celular, especialmente para textos longos.
Ou—por mais louco que pareça—às vezes o jeito básico e das antigas funciona melhor: apertar os olhos para a tela e digitar manualmente um trecho no tradutor se as automáticas só ficarem embolando tudo. Eu sei, não é rápido, mas se você quer precisão e a imagem está meio ruim, isso evita erros nível “Abrir Fábrica de Banana”.
Por último—não ignore a Visão Bixby da Samsung (se estiver com um Galaxy), porque às vezes ela pega o que o Lente do Google deixa passar. Mas, sinceramente, até as “melhores” ferramentas vão tropeçar feio com qualquer coisa escrita à mão, artística ou se a iluminação estiver ruim.
Resumo: OCR, depois traduz. Experimente um programa de computador para coisas difíceis. Sempre confira tudo antes de, sei lá, tatuar no corpo. Desconfie. A mágica dos tradutores ainda precisa melhorar muito antes de chegar ao nível Viagem nas Estrelas.