Como recuperar arquivos de um cartão SD no Mac?

Meu cartão SD de repente parou de mostrar minhas fotos e vídeos no meu Mac depois que eu o removi rápido demais, e agora o Finder não consegue abri-lo. Esses arquivos são lembranças pessoais importantes, e eu realmente preciso de ajuda com uma recuperação segura de dados do cartão SD no Mac sem piorar a situação.

Encontrei essa situação com um cartão SD da Sony no meu Mac. Primeira coisa: não trate isso como caso perdido ainda.

A maioria dos arquivos apagados em cartões SD é removida da tabela de arquivos, não apagada do próprio cartão. Se nada novo foi gravado por cima, a recuperação ainda tem chance. É exatamente por isso que ferramentas como Disk Drill, UFS Explorer e R-Studio existem.

No Mac, eu começaria com o Disk Drill. Usei porque a interface fez sentido rapidamente, e não precisei brigar com o app para fazer uma varredura adequada. Ele lida com formatos RAW de câmera, mostra os resultados de forma clara, e o recurso de pré-visualização me poupou tempo. Se a prévia de uma foto abria normalmente, eu geralmente considerava isso um bom sinal de que o arquivo recuperado também abriria. Não é perfeito, mas é um bom filtro antes de restaurar uma pilha de arquivos inúteis.

Uma coisa que aprendi do jeito mais irritante: use um leitor de cartão SD de verdade. Não deixe o cartão na câmera e conecte a câmera. Também evite hubs USB instáveis. Varreduras longas em cartões maiores falham com mais frequência por causa de conexões ruins, e é uma perda de uma hora quando o leitor desconecta em 82 por cento. Mantenha seu Mac acordado também. O modo de repouso no meio de uma varredura é algo bobo e evitável.

Se o cartão foi formatado, eu ainda não entraria em pânico. Uma formatação rápida geralmente limpa as informações de diretório e deixa os dados dos arquivos lá até que outra coisa os substitua. As chances de recuperação caem quando você continua tirando fotos, formata de novo ou executa apps aleatórios de reparo encontrados nos resultados de busca. Já vi gente fazer as três coisas e depois se perguntar por que metade dos arquivos voltou corrompida.

O que eu faria, passo a passo:

1. Pare de usar o cartão SD agora mesmo.
  2. Coloque-o em um leitor de cartão e conecte ao seu Mac.
  3. Instale e abra o Disk Drill.
  4. Execute uma varredura completa no cartão.
  5. Deixe a varredura terminar. Não interrompa antes.
  6. Pré-visualize os arquivos antes de restaurá-los.
  7. Recupere tudo para a unidade interna do seu Mac ou para outra unidade externa, nunca de volta para o mesmo cartão SD.

Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec é o que as pessoas sempre voltam a recomendar. Funciona, mas sim, a experiência é meio bruta. Controlado por teclado, nada amigável, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes renomeados e sem estrutura de pastas. Serve bem se você se importa mais em recuperar os dados das imagens do que em manter tudo organizado.

Antes de passar metade da noite fazendo varredura, verifique seus backups. Já vi fotos sumidas de cartão aparecerem no iCloud Photos, Lightroom, Google Photos ou Dropbox porque a sincronização já tinha acontecido e a pessoa esqueceu. Leva dois minutos para conferir, e às vezes isso resolve o problema inteiro.

Se o Finder travar, eu verificaria o cartão primeiro no nível do disco. @mikeappsreviewer explicou bem as ferramentas de varredura, mas eu não iria direto para reparos no Utilitário de Disco. O Primeiros Socorros grava no cartão. Em um cartão removido rápido demais, esse não seria meu primeiro passo.

Faça isso no seu Mac.

1. Abra o Utilitário de Disco.
  2. Veja se o cartão SD aparece na barra lateral esquerda.
  3. Se aparecer, ainda não monte nem repare.
  4. Abra o Terminal e execute diskutil list.
  5. Encontre o identificador do cartão SD, como /dev/disk4.
  6. Faça primeiro uma imagem do cartão, não dos arquivos, do cartão inteiro.

Use isto:
sudo dd if=/dev/disk4 of=~/Desktop/sdcard.img bs=4m

Se o macOS disser que o disco está montado, desmonte-o primeiro:
diskutil unmountDisk /dev/disk4

Por que fazer isso. Porque recuperar a partir de uma imagem é mais seguro do que forçar repetidamente um cartão com falha. Se o cartão desconectar, pelo menos você salvou uma tentativa de cópia estável. Leva mais tempo, mas é o caminho mais seguro na minha opinião.

Depois de ter a imagem, examine a imagem com o Disk Drill em vez do cartão físico. O Disk Drill no Mac lida bem com imagens de disco, e isso reduz o desgaste do cartão SD. Se o cartão não ficar conectado tempo suficiente para criar a imagem, então tente o Disk Drill no próprio cartão como última tentativa.

Se o cartão SD não aparecer no Utilitário de Disco nem no diskutil list, o problema geralmente é hardware, leitor, adaptador ou o controlador do cartão. Nesse caso, tente um leitor diferente e outro Mac, se tiver um. Se ele continuar invisível, a recuperação por software fica complicada bem rápido.

Verifique também o Captura de Imagem. Dica estranha, mas eu já tive cartões que falhavam no Finder e ainda mostravam mídia ali.

Se você quiser um guia visual curto, este tutorial em vídeo de recuperação de cartão SD no Mac é mais fácil de seguir do que um monte de texto.

Ponto importante, recupere os arquivos para o seu Mac ou para outra unidade. Não de volta para o cartão SD. Essa parte arruína recuperações o tempo todo. Tem um pequeno erro de digitação aqui, mas sim, nao grave nada novo nele.

Não clique em Primeiros Socorros só porque o Finder está se comportando de forma idiota. Neste caso, tendo a concordar mais com @vrijheidsvogel do que com o conselho habitual de reparar primeiro, mas também nem sempre me incomodaria com a criação de imagem bruta com dd, a menos que o cartão esteja instável ou desconectando. Se o cartão continuar visível no Utilitário de Disco, uma alternativa mais simples no Mac é verificar se o sistema de arquivos apenas não está sendo montado corretamente.

Tente isto antes de qualquer coisa de reparo:

• Abra Informações do Sistema > USB/Leitor de Cartão e veja se o Mac detecta o hardware do SD.
  • Abra Captura de Imagem. Sério. Às vezes o Finder falha, mas a Captura de Imagem ainda vê as fotos.
  • No Terminal, execute diskutil list e depois diskutil info /dev/diskX para o cartão. Se mostrar uma partição válida, mas não montar, isso já diz muita coisa.

Se o cartão for detectado, mas estiver ilegível, recupere primeiro, diagnostique depois. É aí que o Disk Drill é prático no macOS, porque ele pode escanear dispositivos que o Finder não consegue abrir direito, e também pode trabalhar com um arquivo de imagem se você criar um primeiro. Eu gosto principalmente dele para visualizar os resultados rapidamente, assim você consegue dizer se seus arquivos JPG/MP4 são reais ou apenas lixo de varredura.

Uma pequena discordância com o tipo de conselho que as pessoas como @mikeappsreviewer costumam dar: não fique tentando remontar repetidamente. Cada falha de remontagem, tentativa de reparo ou reconexão é mais estresse para um cartão que talvez já esteja falhando.

Também verifique se as fotos já não foram importadas para algum lugar bobo e esquecidas:

• biblioteca do app Fotos
  • Fotos do iCloud
  • cache/catálogo do Adobe Lightroom
  • uploads de câmera do Google Drive / Dropbox

Se nada conseguir ver o cartão, troque o leitor, não apenas a porta. Adaptadores falham o tempo todo.

Se você quiser um passo a passo básico antes de fazer algo arriscado, isto é decente: assista a este passo a passo de recuperação de cartão SD no Mac

O principal: recupere para outra unidade, não de volta para o cartão SD. É assim que as pessoas transformam arquivos ausentes em arquivos realmente perdidos.