Como recupero dados de um cartão CF com pastas ausentes?

Estou tentando recuperar fotos e arquivos de vídeo de um cartão CompactFlash depois que várias pastas desapareceram de repente. O cartão ainda mostra espaço usado, mas as pastas e arquivos ausentes não aparecem na minha câmera nem no computador. Esses arquivos são importantes, e preciso de ajuda para descobrir a forma mais segura de recuperar os dados do cartão CF sem piorar o problema.
# Cartão CF ficou ilegível? O que eu faria primeiro Sim, isso já aconteceu comigo depois de um ensaio. Você chega em casa, conecta o leitor, e o cartão começa a dar erros ou metade da pasta sumiu. A sensação é péssima e vem rápido. Ainda assim, se o cartão CompactFlash não estiver fisicamente destruído, suas fotos e vídeos muitas vezes ainda estão no cartão. O que geralmente está quebrado é o mapa de arquivos, não os dados em si. Então, os primeiros minutos importam mais do que o software. ## Faça estas três coisas agora 1. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera. Não faça mais fotos. Não teste copiando arquivos aleatórios para ele. Cada gravação aumenta a chance de seus dados antigos serem substituídos. 2. Recuse o aviso de formatação. Windows e macOS gostam de mostrar uma mensagem dizendo que o cartão precisa ser formatado. Não aceite. Uma formatação reescreve informações do sistema de arquivos e torna a recuperação mais complicada. 3. Use um leitor de cartão CF de verdade. Eu evitaria conectar a câmera via USB. Na minha experiência, conexões diretas com a câmera muitas vezes ocultam o acesso de baixo nível ao disco de que as ferramentas de recuperação precisam. Um leitor dedicado funciona melhor. ## Verifique se o computador reconhece o cartão No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Se o cartão CF aparecer ali com mais ou menos a capacidade correta, você ainda tem uma boa chance de resolver isso sozinho. Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão sofreu dano físico, você já está entrando no território de recuperação em laboratório. Um exemplo é o centro de recuperação da CleverFiles. Para software, este link do YouTube foi incluído, então aqui está como está: https://www.youtube.com/watch?v=uhWmNUgIJTw ## Sobre software de recuperação Eu já testei alguns ao longo do tempo. A opção gratuita existe, mas fica irritante bem rápido. O PhotoRec realmente encontra arquivos, claro, mas o fluxo de trabalho é complicado. Ele despeja os itens recuperados em grandes montes e os nomes originais somem. Se você fotografou um evento longo, organizar essa bagunça não é nada divertido. O Recuva é mais fácil, embora eu já tenha visto ele ignorar ou lidar mal com formatos RAW de câmeras profissionais. O que está linkado no post original é Disk Drill. A parte útil para mim é a visualização de arquivos antes da recuperação. Se você está olhando para arquivos CR2, NEF, ARW ou clipes de vídeo grandes, a visualização economiza tempo e reduz restaurações no escuro. ## Os passos de recuperação que eu seguiria ### 1. Instale o aplicativo de recuperação no drive do seu computador Coloque-o no seu drive interno, não no cartão CF. Parece óbvio, mas as pessoas escorregam nisso quando estão estressadas. ### 2. Faça primeiro uma imagem byte a byte se o cartão parecer instável Isso importa mais do que a maioria das pessoas pensa. Se o cartão desconecta, trava ou lê devagar, faça um clone primeiro e trabalhe a partir da imagem. O Disk Drill inclui criação de imagem para isso. Uma imagem completa oferece uma fonte estável em vez de forçar um cartão que já está se comportando de forma estranha. ### 3. Escaneie o cartão, ou a imagem Execute a varredura completa e deixe terminar. Não pare na metade porque os primeiros resultados parecem vazios. Algumas ferramentas encontram as coisas fáceis logo no começo e as mais escondidas depois. ### 4. Visualize antes de restaurar Abra algumas fotos. Verifique alguns vídeos. Certifique-se de que os arquivos não estão apenas mostrando nomes com conteúdo corrompido por trás. Aprendi isso da pior forma depois de recuperar um conjunto de casamento em que as miniaturas pareciam boas, mas vários clipes estavam mortos. ### 5. Recupere para um drive diferente Envie os arquivos restaurados para o drive principal do seu computador ou para um SSD externo. Não grave de volta no cartão CF. Se você recuperar no mesmo cartão, corre o risco de sobrescrever os arquivos ausentes que ainda não conseguiu tirar dele. Meio brutal, mas é verdade. ## Se os vídeos voltarem corrompidos Essa parte pega muita gente. Arquivos de vídeo grandes se fragmentam com mais facilidade do que fotos. Então, se um clipe recuperado não abrir, isso nem sempre significa que ele se foi. O VLC às vezes ajuda. Nas configurações de entrada e codec, defina o tratamento de AVI corrompido ou incompleto como “Sempre corrigir”. No Windows, o Untrunc é outra ferramenta gratuita que as pessoas usam para reconstruir cabeçalhos danificados. Não é mágica. Ainda vale a pena tentar. ## Depois que os arquivos estiverem seguros Assim que suas fotos e vídeos estiverem copiados para algum lugar confiável e você já tiver verificado tudo, aí sim olhe para o próprio cartão. No Windows, execute o CHKDSK. No Mac, tente o Primeiros Socorros. Se o cartão parecer estável depois disso, eu ainda o reformataria na câmera antes de usá-lo novamente. Se o cartão já falhou mais de uma vez, eu o aposentaria. Mídia flash fica instável, e eu não gosto de apostar trabalho pago nisso. ## Versão curta Se o seu cartão CF estiver ilegível: - pare de usá-lo - não o formate - use um leitor dedicado - confirme que ele aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco - escaneie com software de recuperação - visualize os arquivos - restaure para um drive diferente Essa ordem importa. Se você errar a ordem, as chances de recuperação caem.

Se o espaço usado ainda aparece, seus arquivos geralmente ainda estão lá. O que está faltando é a entrada do diretório, sinalizadores ocultos ou uma estrutura DCIM danificada. Concordo com @mikeappsreviewer sobre interromper todas as gravações. Eu acrescentaria uma coisa primeiro: verifique se as pastas foram marcadas como ocultas. No Windows: Abra o Explorador de Arquivos, clique em Exibir e ative Itens ocultos. Depois abra o Prompt de Comando e execute: attrib -h -r -s /s /d X:\*.* Substitua X pela letra do seu cartão CF. Já vi cartões CF voltarem de vazios ao normal depois disso. Nenhuma verificação necessária. Se isso falhar, eu pularia o CHKDSK nesta etapa. Pequena discordância aqui. O CHKDSK às vezes corrige um sistema de arquivos ruim movendo entradas perdidas para FOUND.000, o que não é ideal antes da recuperação. Recupere primeiro, repare depois. Verifique também o cartão no Linux, se você tiver acesso. Um USB live com ls, fdisk ou testdisk muitas vezes mostra arquivos que o Windows oculta ou corrompe. Vale a pena tentar o TestDisk antes da recuperação por assinatura, porque ele restaura melhor a estrutura de pastas do que ferramentas como o PhotoRec. Minha ordem seria: 1. Mostrar arquivos ocultos. 2. Limpar atributos ocultos e de sistema. 3. Criar uma imagem do cartão CF. 4. Tentar o TestDisk na imagem. 5. Se a estrutura sumiu, fazer uma varredura com o Disk Drill para recuperação de fotos e vídeos. 6. Salvar a saída em outra unidade. O Disk Drill ajuda quando as pastas sumiram, mas os arquivos RAW e os clipes de vídeo ainda existem por assinatura. A visualização é muito importante na recuperação de CF. Além disso, este vídeo curto cobre bem o processo: Dicas de recuperação de dados de cartão CF para pastas ausentes e arquivos ocultos Mais uma coisa. Se sua câmera ainda lê alguns arquivos, copie-os primeiro manualmente. Não espere. Os cartões passam de instáveis para mortos bem rápido.
Como recupero dados de um cartão CF com pastas ausentes?
Se o cartão ainda mostra espaço usado, eu também verificaria uma coisa que ninguém faz até ser tarde demais: se a própria partição ficou estranha, não apenas as pastas. @mikeappsreviewer cobriu a parte de “pare de usá-lo”, e @andarilhonoturno está certo ao dizer que atributos ocultos podem fazer um cartão parecer vazio. Onde eu discordo um pouco é em partir para correções do sistema de arquivos cedo demais. Eu não executaria nenhum utilitário de reparo, e também não confiaria na câmera para “ver o que está lá”. Câmeras são ferramentas de diagnóstico terríveis. O que eu faria: - conectar o cartão CF a um leitor - verificar se ele mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco - anotar o tipo de sistema de arquivos, ou se aparece como RAW/não alocado - se montar, tentar navegar por ele com um gerenciador de arquivos diferente antes de escanear - se não montar corretamente, fazer uma imagem primeiro e trabalhar somente a partir dela Outra coisa que vale tentar é um visualizador hex/setor ou até um USB live Linux. Às vezes a pasta DCIM está destruída, mas os registros reais dos arquivos ainda estão parcialmente lá, e o Linux vai expor mais do que o Windows. Se a partição parecer danificada, mas presente, o TestDisk às vezes consegue reconstruir a árvore de diretórios melhor do que ferramentas de carving puro. Se a recuperação da estrutura falhar, então sim, o Disk Drill provavelmente é a opção prática para recuperação de cartão CompactFlash. Ele é melhor para recuperar fotos e arquivos de vídeo quando as pastas sumiram, mas os dados subjacentes ainda existem. A pré-visualização é a parte-chave. Se seus RAWs ou clipes forem visualizados corretamente, suas chances são razoáveis. Mais uma dica: classifique os arquivos recuperados por assinatura/hora de criação após a recuperação, não apenas pelo nome do arquivo. Trabalhos com pastas ausentes muitas vezes voltam bagunçados e fora de ordem. Além disso, se você quiser mais recomendações da comunidade sobre software de recuperação para cartão CF, este tópico é bem relevante: melhores recomendações de software de recuperação de dados para cartão CF Se o cartão perder a conexão, fizer cliques, ficar extremamente quente ou desaparecer aleatoriamente, pare com as tentativas caseiras. É nessa hora que as pessoas geralmente transformam um cartão recuperável em um cartão morto.
Como recuperar dados de um cartão CF com pastas ausentes?