É tarde demais para recuperar fotos excluídas da câmera Canon?

Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e agora estou tentando descobrir se ainda podem ser recuperadas. O cartão de memória não foi muito usado desde que isso aconteceu, e essas fotos realmente importam para mim. Quais são as melhores maneiras de recuperar fotos apagadas da câmera Canon sem piorar a situação?

Sim, fotos apagadas da Canon geralmente podem ser recuperadas. Já passei por isso, e a primeira coisa que fiz foi parar de fotografar imediatamente. Essa parte é a mais importante. Quando uma foto é apagada, a câmera normalmente remove a entrada do índice, não os dados da foto em si. Os arquivos muitas vezes permanecem no cartão SD até que novas fotos sobrescrevam o mesmo espaço.

Retire o cartão SD da câmera e conecte-o ao computador com um leitor de cartões. Se o seu cartão tiver a pequena trava de bloqueio, coloque-a em bloqueado antes de fazer qualquer outra coisa. E se o Windows ou o macOS mostrar um aviso de formatação, ignore. Não formate o cartão. Já vi pessoas fazerem isso em pânico e dificultarem a recuperação sem motivo algum.

Se eu estivesse fazendo isso do zero, começaria com Disk Drill. Eu usei porque a interface era fácil de entender, ele reconheceu formatos comuns da Canon, incluindo RAW, e a visualização das fotos me poupou tempo. Você pode verificar se os arquivos parecem intactos antes de restaurá-los, o que elimina boa parte das suposições.

Aqui está o fluxo normal:

1. Instale o Disk Drill no seu computador.
  2. Conecte o cartão SD da Canon por meio de um leitor de cartões.
  3. Selecione o cartão SD no Disk Drill.
  4. Execute uma Verificação Universal.
  5. Entre nos resultados de Excluídos ou Perdidos.
  6. Filtre os resultados para Imagens.
  7. Visualize os arquivos que deseja recuperar.
  8. Recupere-os para o seu computador, nunca para o mesmo cartão SD.

Além disso, reserve dois minutos para verificar os locais de backup mais óbvios. Já encontrei fotos ausentes na Lixeira, no Lixo, no Time Machine, no Histórico de Arquivos, no Google Drive, no OneDrive e no aplicativo image.canon da Canon depois de esquecer que eu as havia sincronizado antes. Às vezes a foto parece ter sumido, então aparece em alguma pasta aleatória que você não abre há meses. Meio bobo, mas eu aceito.

Suas chances são melhores se o cartão não tiver sido usado desde a exclusão. Se você continuou fotografando ou gravou vídeo depois do erro, a chance de recuperação cai porque novos dados começam a substituir os antigos.

Não é tarde demais se o cartão teve pouco ou nenhum uso novo. Fotos apagadas em cartões SD da Canon geralmente continuam recuperáveis até que novos dados as sobrescrevam. Essa parte importa mais do que a exclusão em si. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de usar o cartão. Mas discordo um pouco de que verificar o backup deva ser o primeiro passo. Se essas fotos importam, eu faria primeiro uma imagem completa do cartão em um computador e depois trabalharia a partir da cópia. Menos riscos, menos cliques em pânico. O que eu faria: 1. Remova o cartão SD. 2. Use um leitor de cartão, não o cabo da câmera. 3. Se possível, crie uma imagem byte a byte com uma ferramenta como USB Image Tool ou dd. 4. Faça a varredura da imagem ou do cartão com o Disk Drill. 5. Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo cartão. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com JPG, CR2, CR3 e varreduras comuns de arquivos excluídos. Se o seu objetivo é o melhor software de recuperação de fotos para cartões SD, é uma das opções mais fáceis para começar. Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se você apagou na câmera depois de uma importação parcial, verifique o Canon EOS Utility, os catálogos do Lightroom e o seu celular caso tenha usado o Canon Camera Connect. Já encontrei raws perdidos lá uma vez. Me senti bobo, mas acontece. Este vídeo também ajuda se você quiser um passo a passo rápido: assista a este guia de recuperação de fotos de cartão SD Se o cartão foi formatado, a recuperação ainda é possível, mas as chances diminuem se você continuou fotografando depois.
É tarde demais para recuperar fotos apagadas da câmera Canon?
Provavelmente não é tarde demais. Se o cartão realmente “não foi muito usado”, suas chances ainda são boas. Fotos apagadas em câmeras Canon normalmente não são destruídas instantaneamente, elas apenas são marcadas como espaço livre. O verdadeiro problema é continuar fotografando, especialmente em modo contínuo ou gravando vídeo. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @waldgeist, mas sou um pouco menos obcecado com fazer uma imagem completa primeiro, a menos que as fotos sejam super importantes e você se sinta à vontade para fazer isso. Para muita gente, essa etapa só gera mais confusão e cliques em pânico. O maior ganho é simplesmente: pare de usar o cartão, não o formate e recupere para outra unidade. Uma coisa que eu acrescentaria e que as pessoas costumam ignorar: verifique se a câmera estava configurada para gravar arquivos duplicados caso você tenha usado 2 cartões, ou se o software da Canon já importou pré-visualizações menores para algum lugar no seu computador. Além disso, se você fotografou em RAW+JPEG, às vezes uma versão pode ser recuperada mesmo quando a outra não. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de fotos da Canon porque consegue identificar formatos RAW da Canon e permite que você examine os resultados das imagens sem muita complicação. Se as miniaturas forem exibidas corretamente na pré-visualização, isso geralmente é um bom sinal. Também vale a leitura: Conselhos sobre recuperação de fotos da Canon de usuários reais no Facebook Então sim, não é um caso perdido de forma alguma. Só não fique mexendo no cartão, porque é assim que algo recuperável acaba virando algo perdido.
Ainda Dá Tempo de Recuperar Fotos Apagadas da Câmera Canon?
Provavelmente não é tarde demais. Eu recuaria um pouco em relação ao conselho de simplesmente escanear agora de @viajantedoceu e @mikeappsreviewer. Se essas fotos são realmente importantes, o mais sensato é primeiro verificar a saúde do cartão com algo simples como H2testw ou f3read, porque um cartão SD com falha pode piorar durante uma varredura longa de recuperação. Algumas coisas que as pessoas não enfatizaram o suficiente: - Se o cartão foi apagado na câmera, a Canon às vezes deixa danos na estrutura de pastas que fazem a navegação normal falhar, mesmo quando os dados das imagens ainda estão lá. - A recuperação de RAW pode parecer pior do que a de JPEG no início porque nomes de arquivos e datas podem ter sido perdidos, mas as fotos em si ainda podem estar bem. - Se você usou disparo contínuo, os arquivos recuperáveis podem voltar fragmentados ou parcialmente corrompidos. O Disk Drill é uma opção razoável aqui. Prós: - Bom suporte para formatos da Canon como CR2/CR3 e JPG - A visualização ajuda a separar fotos íntegras do lixo - Mais fácil do que muitas ferramentas em estilo forense Contras: - Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos sem nome - Não é a opção mais barata - Menos ideal se o cartão tiver problemas físicos Concordo com @waldgeist em uma coisa, porém: recupere em outro lugar, nunca de volta no cartão SD. Se o Disk Drill não encontrar tudo, alternativas que as pessoas tentam são PhotoRec ou R-Studio, mas elas são menos amigáveis para iniciantes. Se o cartão começar a desconectar ou ler dolorosamente devagar, pare com o faça você mesmo e considere um laboratório de recuperação antes que o controlador morra completamente.