Formatei meu cartão SD acidentalmente e perdi fotos e vídeos importantes que não tinham backup. Preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados do cartão SD ainda é possível e quais passos devo tomar imediatamente para evitar piorar a situação.
Conheço bem esse erro. O meu aconteceu depois de uma sessão longa, meio sonolento, cartões no bolso errado, um toque errado, e então “Formatação concluída”. A sensação ruim veio na hora. Se você fez a mesma coisa, o primeiro passo é simples.
Pare de usar o cartão SD agora. Tire-o da câmera, celular, drone, seja lá no que ele estiver. Não grave nele. Não copie arquivos para ele. Se o seu cartão tiver aquela pequena trava na lateral, deslize-a para Lock antes de conectá-lo ao computador. Fiz isso da última vez e isso me impediu de fazer outra besteira.
A maioria das câmeras e celulares faz uma formatação rápida. Então, normalmente, o cartão não é apagado da forma que as pessoas imaginam. O índice de arquivos é limpo, o dispositivo trata o espaço como armazenamento vazio, mas as fotos e os vídeos muitas vezes ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Essa parte da sobrescrita é a pior. Se você continuou gravando depois da formatação, as chances de recuperação caem rápido.
Uma coisa que eu pularia: CHKDSK, correções no Terminal, truques aleatórios no prompt de comando de posts antigos em fóruns. Essas coisas são para sistemas de arquivos danificados. Um cartão SD formatado é um problema diferente. Já vi essas ferramentas transformarem um dia ruim em um ainda pior.
Se você quer os arquivos de volta, o caminho prático é usar um software de recuperação. Tive os melhores resultados com Disk Drill. Testei um monte de ferramentas ao longo do tempo, e as gratuitas muitas vezes encontravam clipes, mas geravam vídeo corrompido, especialmente em cartões maiores e gravações mais longas. A recuperação de vídeo é complicada porque os arquivos ficam divididos pelo cartão. Este se saiu melhor com filmagens de câmera, imagens RAW e os formatos de foto mais comuns. O modo Advanced Camera Recovery deles ajudou com filmagens que outras ferramentas estragaram.
O que eu fiz:
- Usei um bom leitor de cartões, não aquele instável do meu notebook antigo.
- Inseri o cartão SD travado no computador.
- Abri o Disk Drill e selecionei o cartão.
- Executei uma varredura completa e esperei. Demorou um pouco em um cartão maior.
- Visualizei os resultados. Se um arquivo abrir corretamente na pré-visualização, suas chances de uma recuperação adequada são boas.
A outra regra importa quase tanto quanto tirar o cartão rápido. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Coloque-os no drive interno do seu computador ou em um drive externo separado. Gravar arquivos recuperados no cartão de origem é como as pessoas apagam exatamente o que estavam tentando recuperar. Quase fiz isso uma vez, percebi a tempo e me senti um idiota.
Se você parou de usar o cartão logo após a formatação, ainda há uma chance. No meu caso, a maioria dos arquivos apareceu na varredura, e a pré-visualização me mostrou o que valia a pena recuperar antes de eu começar a salvar qualquer coisa no disco.
Sim, a recuperação ainda é possível após a formatação de um cartão SD, especialmente se você parou de usá-lo rapidamente. Uma formatação rápida geralmente apaga a tabela de arquivos, não os dados de fotos e vídeos em si. Uma formatação completa é pior. O suporte a TRIM em alguns dispositivos mais novos também piora a situação, pois limpa os blocos mais cedo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar no cartão. Só discordo um pouco em um detalhe. A trava de bloqueio ajuda a evitar erros em alguns leitores, mas não é um bloqueio real de gravação em todos os dispositivos. Trate isso como um lembrete, não como proteção.
O que eu faria a seguir.
-
Faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD.
Isso é mais importante do que as pessoas pensam. Use USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura travar ou você clicar na coisa errada, sua fonte permanece intacta. -
Verifique que tipo de formatação aconteceu.
Formatação rápida na câmera, melhores chances.
Formatação no celular, chances mistas.
Formatação completa no PC, chances menores.
Se você tirou novas fotos após a formatação, a taxa de recuperação cai bastante. -
Execute um software de recuperação na imagem.
Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação mista de fotos e vídeos, e tende a lidar bem com cartões SD. Teste as prévias primeiro. Se as prévias falharem, o arquivo recuperado muitas vezes também estará corrompido. -
Para fotos apenas, tente o PhotoRec como segunda passada.
Ele é feio, mas encontra bem assinaturas brutas de arquivos. Nomes de pastas e nomes originais dos arquivos geralmente se perdem, então espere bagunça. -
Se o cartão tiver problemas físicos, pare com soluções caseiras.
Se as leituras estiverem lentas, o cartão desconectar ou a capacidade aparecer errada, envie para um laboratório. Continuar geralmente piora a situação.
Além disso, salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, não de volta no cartão SD. Parece óbvio, mas o pessoal ainda faz isso.
Se você quiser um guia direto sobre ferramentas e métodos de recuperação de fotos de cartão SD, esta é uma leitura decente, melhores maneiras de recuperar fotos apagadas de cartões SD.
Sim, talvez. Nem sempre. O maior fator é o que aconteceu depois da formatação.
@mikeappsreviewer e @sterrenkijker já cobriram o primeiro grande passo, parar de usar o cartão, e eu concordo em grande parte. Mas vou reforçar um ponto extra: não continue conectando-o em dispositivos aleatórios para verificar se os arquivos voltam. As pessoas fazem isso e acabam criando miniaturas, metadados ou novas pastas sem querer. Gravações mínimas ainda contam.
Algumas coisas para acrescentar que eles não exploraram muito:
- Se isso foi uma formatação rápida de câmera, as chances de recuperação geralmente são boas.
- Se foi um telefone, GoPro, Switch ou drone, alguns deles lidam com o armazenamento de maneiras mais estranhas, e a recuperação pode variar bastante.
- Se o cartão for um microSD usado em um telefone Android como armazenamento interno/adotado, isso já é outra confusão. Se ele foi criptografado pelo telefone, a recuperação normal de arquivos pode falhar mesmo que os dados brutos ainda estejam lá.
Discordo um pouco da mentalidade de simplesmente escanear imediatamente. Se os arquivos forem muito importantes, eu evitaria experimentar cinco ferramentas gratuitas em sequência. Cada conexão extra e cada leitor instável aumentam o risco. Use um leitor decente, um aplicativo decente, recupere para outra unidade e pronto.
Além disso, não julgue os resultados rápido demais. Fotos costumam ser recuperadas muito melhor do que vídeos. Uma varredura pode mostrar centenas de JPGs perfeitamente, mas apenas clipes MP4/MOV parciais. Isso nem sempre significa que o software é ruim; às vezes a câmera gravou o vídeo em fragmentos e a formatação destruiu o mapa que diz ao arquivo como se encaixar. É por isso que algo como Disk Drill pode valer a pena tentar primeiro, já que lida com recuperação de fotos e vídeos de cartão SD melhor do que muitas ferramentas básicas, especialmente se você precisar de prévias antes de restaurar.
Mais uma coisa que muita gente não percebe: se o cartão de repente pedir para ser formatado de novo, ou mostrar a capacidade errada, pare. Isso pode significar dano no controlador ou no sistema de arquivos, não apenas formatação acidental. Nesse ponto, a recuperação por conta própria fica mais arriscada.
Se você quiser mais casos reais sobre recuperação de cartão SD formatado, este tópico é relevante: cartão SD formatado com toneladas de gravações, dá para recuperar alguma coisa?
Versão curta: sim, a recuperação de dados de cartão SD geralmente é possível após a formatação, mas apenas se você parar de usá-lo imediatamente e fizer a recuperação com cuidado.
Estou com @sterrenkijker, @nachtdromer e @mikeappsreviewer na grande regra: pare de usar o cartão. Onde eu discordo um pouco é no seguinte: as pessoas ficam obcecadas com o tipo de formato, mas o comportamento atual do cartão importa tanto quanto. Se ele monta normalmente e é lido na velocidade normal, uma recuperação por conta própria é razoável. Se ele trava o Explorer/Finder, gera erros de E/S ou esquenta, pare antes que o software transforme um cartão fraco em um cartão morto.
Mais uma coisa para verificar antes de escanear: observe os tamanhos dos arquivos recuperados nas prévias ou nos resultados da varredura. Se os seus vídeos perdidos tinham 2 GB cada e a ferramenta só encontra fragmentos de 32 MB, isso normalmente significa, na melhor das hipóteses, recuperação parcial. Fotos são muito mais tolerantes do que clipes de vídeo longos.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma primeira tentativa sensata em cartões SD formatados porque é fácil ordenar por tipo de arquivo e visualizar antes de restaurar.
Prós do Disk Drill
- Interface simples
- Bom suporte a pré-visualização
- Geralmente lida bem com cartões mistos de foto/vídeo
- Menos intimidador do que ferramentas de linha de comando
Contras do Disk Drill
- A recuperação completa normalmente exige pagamento
- Varreduras profundas podem retornar muitos duplicados inúteis
- A recuperação de vídeos grandes ainda é incerta
- Não faz milagres se o cartão/controlador estiver falhando
A minha abordagem seria: criar uma imagem primeiro, se possível, depois executar uma varredura sólida, recuperar para outra unidade e verificar os arquivos imediatamente. Se os arquivos forem insubstituíveis e esse cartão tiver sido usado em um celular com criptografia, eu pularia as tentativas e iria direto para um laboratório profissional.