Estou tentando liberar espaço no meu iPhone e notei que a mídia sincronizada está ocupando armazenamento. Estou confuso sobre se a mídia sincronizada é a mesma coisa que o armazenamento do iCloud ou se ela é armazenada separadamente no meu dispositivo. Preciso de ajuda para entender o que conta para o armazenamento do iPhone, o que conta para o iCloud e se excluir a mídia sincronizada afetará minhas fotos, músicas ou backups.
A Mídia Sincronizada me deu a mesma dor de cabeça. Fui investigar isso depois de uma atualização do iOS e perdi tempo demais tentando entender por que o armazenamento continuava cheio mesmo depois de eu apagar coisas no telefone.
O que Mídia Sincronizada significa
São mídias locais copiadas de um computador para o seu iPhone por meio do iTunes, Finder ou sincronização por Wi‑Fi. Músicas, filmes, programas de TV, podcasts, audiolivros, fotos, tudo isso entra aí.
As versões mais antigas do iOS escondiam isso melhor. As músicas sincronizadas costumavam se misturar ao armazenamento do app Música. As fotos sincronizadas pareciam uso normal de fotos. As versões mais novas do iOS separam esses arquivos em sua própria parte do armazenamento, então agora você vê ‘Mídia Sincronizada’ ali como se fosse um bloco misterioso.
Não é iCloud. É outra coisa.
O iCloud armazena seus dados na nuvem da Apple e os espelha entre dispositivos.
A Mídia Sincronizada fica no próprio telefone e veio de uma sincronização com Mac ou PC.
Por que apagar arquivos no iPhone muitas vezes não faz nada
Essa parte foi a que mais me irritou. Apaguei álbuns, conferi o app Fotos, conferi o app Música, limpei o que pude, e a barra de armazenamento mal se mexeu.
O motivo é simples. O iOS trata arquivos sincronizados como gerenciados pelo computador. Se um arquivo foi enviado do seu laptop, muitas vezes o telefone não deixa você removê-lo diretamente. Você pode ver a opção de apagar ausente ou desativada. Então os arquivos parecem ter sumido, mas o bloco de armazenamento continua lá.
Como eu me livrei disso
Você precisa do computador usado para a sincronização, ou pelo menos de um computador com o qual possa sincronizar agora.
No Mac:
Abra o Finder.
No Windows:
Abra o iTunes ou Apple Devices.
Depois vá seção por seção, Fotos, Música, Filmes, seja lá o que foi sincronizado, e desmarque o conteúdo que você não quer.
Se o armazenamento ainda se recusar a limpar, esta foi a solução alternativa que usei:
- Crie uma pasta vazia no seu computador.
- Conecte seu iPhone.
- Nas configurações de sincronização de Fotos, aponte a sincronização para a pasta vazia.
- Execute a sincronização novamente.
O que isso fez por mim foi sobrescrever os dados antigos de fotos sincronizadas com nada. Tosco, sim. Funcionou, também sim. O armazenamento travado finalmente caiu depois disso.
Isso deixa o telefone mais lento?
Pelo que eu vi, sim. Quando meu espaço livre ficou apertado, o telefone ficou lento. Digitar ficou com atraso. Os apps reabriam devagar. Travadinhas aleatórias apareciam o dia todo.
Agora eu mantenho alguns gigabytes livres porque iPhones ficam estranhos quando o armazenamento está apertado. Algo em torno de 5 a 6 GB livres ajudou no meu. Abaixo disso, as coisas começaram a parecer erradas. Não é nada científico, eu sei, mas bateu com o que eu vi.
O que eu usei para limpar o resto
Depois que resolvi a bagunça sincronizada, ainda fiquei com um monte de tralha sobrando, principalmente capturas de tela, fotos duplicadas e vídeos antigos. Testei alguns apps de limpeza e a maioria era lixo, spam de anúncios, recursos bloqueados, verificações falsas, a bagunça de sempre.
O único que mantive foi o Clever Cleaner. O link que encontrei para ele foi este vídeo no YouTube:
Do que eu gostei:
Mostrava os tamanhos dos arquivos com clareza.
Organizava arquivos grandes rapidamente.
Tinha uma seção ‘Pesados’, o que facilitava encontrar vídeos antigos enormes.
Tinha uma seção ‘Semelhantes’ para fotos quase duplicadas, tipo quando você tira seis fotos da mesma coisa e fica com uma.
Rodava no próprio aparelho para analisar as fotos, o que eu preferi.
Limpei cerca de 15 GB entre a limpeza manual da sincronização e a exclusão de mídias inúteis. Depois disso, meu telefone parou de parecer sobrecarregado. Digitar voltou ao normal. Os apps pararam de travar tanto. O armazenamento finalmente voltou a fazer sentido, mais ou menos.
Se o seu bloco de Mídia Sincronizada estiver enorme, eu começaria primeiro pela sincronização no computador. Não perca uma hora apagando coisas no telefone se os arquivos foram sincronizados a partir de um laptop. Depois que a parte grande sumir, limpe capturas de tela, duplicatas e vídeos grandes para que o espaço livre continue livre. Essa foi a parte que eu deixei passar da primeira vez, rs.