O que fica armazenado em Aplicativos no iPhone?

Percebi que a seção Aplicativos no meu iPhone está ocupando muito armazenamento, mas não tenho certeza de quais arquivos ou dados estão incluídos nela. Estou tentando liberar espaço e preciso de ajuda para entender o que conta como armazenamento de Aplicativos, por que ele cresceu tanto e o que posso remover com segurança sem causar problemas.

Por que o armazenamento de “Aplicativos” do iPhone parece errado

Isso aconteceu no meu próprio celular, e me deixou maluco por alguns dias. Eu somava os apps que conseguia ver, alguns com 600 MB, um ou dois em torno de 1 GB, nada absurdo. Aí o gráfico de armazenamento dizia que Aplicativos estava ocupando 50 GB. Parecia falso.

Não é falso. O iOS agrupa mais coisas em Aplicativos do que o rótulo sugere.

O que fica dentro de “Aplicativos”

Quando você abre Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, o total de apps geralmente inclui alguns grupos separados:

1. O app em si. O binário que você instalou pela App Store.
  2. Arquivos de suporte. Pacotes de idioma, recursos incluídos, componentes baixados.
  3. Seus dados do app. Logins, configurações salvas, arquivos locais, informações de sessão.
  4. Cache. Lixo temporário que os apps mantêm por perto para abrir mais rápido ou carregar conteúdo sem precisar baixá-lo de novo.

Pelo que eu vi, o cache era o principal. Os apps sociais eram os piores. Telegram, Instagram, TikTok, coisas assim. Eles continuavam acumulando dados em segundo plano, e a barra superior de armazenamento contabilizava isso mesmo quando a visualização por app não deixava isso óbvio.

Por que os números não batem

Essa parte parece meio desleixada no iOS. Em uma tela, alguns dados do app aparecem como Documentos e Dados. Em outra, partes disso são incorporadas ao grande número de Aplicativos. Depois de uma atualização do iOS, fica ainda mais bagunçado. O celular reindexa o armazenamento e, por um tempo, arquivos temporários antigos, restos de atualização e cache antigo parecem ser agrupados na categoria errada.

Eu vi isso logo depois de uma atualização no meu iPhone 13. O armazenamento parecia inflado, os apps começaram a travar, e a câmera demorava uma eternidade para abrir. Parecia que o celular estava com areia nas engrenagens.

Por que seu iPhone fica lento quando o armazenamento está cheio

O meu ficou lento antes de eu entender o que estava acontecendo. O toque parecia responder com atraso. Alguns apps fechavam sem motivo claro. As fotos demoravam mais para salvar.

Pouco espaço livre afeta o desempenho mais do que as pessoas imaginam. O iOS precisa de espaço para arquivos temporários do sistema. Se o armazenamento estiver lotado, o celular tem menos margem para tarefas em segundo plano e gerenciamento de memória. Você sente isso rápido.

Coisas que tentei primeiro

Passei pela rotina normal de limpeza.

• Desinstalei apps não usados
  • Excluí e reinstalei alguns apps grandes
  • Removi mídia baixada dentro de alguns apps
  • Reiniciei o celular e esperei o armazenamento recalcular

Algumas coisas ajudaram. Não muito. Desinstalar limpou o app em si, mas manteve os dados, então o ganho foi menor do que eu esperava. Reinstalar funcionou melhor para apps com cache inchado, embora fazer isso um por um fosse irritante.

O que encontrou os verdadeiros vilões do armazenamento

A parte que eu não tinha percebido era esta: muito do meu espaço nem vinha dos apps, pelo menos não do jeito que eu imaginava. Era mídia antiga. Gravações de tela. Vídeos grandes. Fotos duplicadas. Lixo aleatório parado no Fotos enquanto o iOS fazia a barra de Aplicativos parecer culpada.

Um amigo me indicou o Clever Cleaner. Eu não confio muito em apps de limpeza, então esperava bobagem. Mesmo assim, testei.

Foi útil por dois motivos.

Primeiro, ele organizava a mídia por tamanho de arquivo. Isso deixou o problema óbvio rapidamente. Encontrei clipes antigos em 4K e gravações de tela que eu tinha esquecido que existiam. Alguns deles eram maiores do que apps inteiros.

Segundo, a varredura de fotos duplicadas e semelhantes economizou tempo. Eu tinha grupos de fotos quase idênticas, o mesmo gato, o mesmo pôr do sol, o mesmo recibo, a mesma foto de teste borrada. Ver os tamanhos exatos ao lado delas tornou a exclusão mais fácil.

Uma coisa de que gostei: funcionava no próprio aparelho, então não estava enviando minha biblioteca de fotos para outro lugar.

O que resolveu para mim

Liberei cerca de 20 GB entre vídeos, capturas de tela, fotos duplicadas e lixo de cache dos apps. Depois disso, o gráfico de armazenamento se estabilizou e a seção de Aplicativos parou de parecer absurda. Mais importante, o celular parou de se arrastar.

Se o seu iPhone diz que Aplicativos está enorme, não presuma que o número reflita apenas os apps instalados. Muitas vezes, ele também inclui cache, arquivos de suporte, dados residuais de atualização e lixo relacionado a apps que o iOS não mostra com clareza.

O que eu faria em ordem

Se o seu celular estiver quase cheio, eu faria assim:

1. Abra o Armazenamento do iPhone e procure os piores vilões.
  2. Verifique primeiro os apps de streaming e mensagens.
  3. Exclua e reinstale os que estiverem inchados, se necessário.
  4. Limpe a mídia baixada dentro dos apps.
  5. Procure vídeos grandes e gravações de tela no Fotos.
  6. Remova fotos duplicadas ou quase duplicadas.
  7. Deixe algum espaço livre após a limpeza para que o iOS tenha margem para funcionar.

Foi isso que fez diferença para mim. Quando saí da zona vermelha, o celular voltou a parecer normal. Não era mágica. Era armazenamento.

“Aplicativos” no iPhone geralmente significa mais do que apenas o arquivo do app.

Muitas vezes inclui:

1. O pacote do app em si.
  2. Dados do app armazenados no seu telefone.
  3. Downloads offline dentro dos apps, músicas do Spotify, episódios da Netflix, arquivos de podcast.
  4. Cache dos apps, apps sociais são péssimos nisso.
  5. Extensões de apps, widgets, pacotes de figurinhas, dados de apps do Apple Watch.
  6. Arquivos residuais de atualizações de apps ou sincronizações com falha.

Um ponto em que discordo de @mikeappsreviewer. Fotos e vídeos geralmente vão para Fotos, não para Aplicativos. Os relatórios de armazenamento do iOS realmente podem ficar confusos, mas se Aplicativos estiver enorme, eu primeiro suspeitaria de apps de mensagens, streaming, navegador ou redes sociais antes de culpar a sua fototeca.

Forma fácil de verificar:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone.
Toque em um app grande.
Compare Tamanho do App vs Documentos e Dados.
Se Documentos e Dados estiver enorme, o app está mantendo seu espaço como refém.

Melhores alvos:

• WhatsApp, Telegram, Mensagens
  • TikTok, Instagram, Facebook
  • Spotify, YouTube, Netflix
  • Safari

Só o Safari já armazena dados de sites, downloads e cache. Muita gente deixa esse passar.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, o Clever Cleaner ajuda a identificar mídias grandes e fotos duplicadas. Também vale a pena ler esta análise do Clever Cleaner no iPhone da Fossbytes, veja como a Fossbytes testou o Clever Cleaner para limpeza de armazenamento do iPhone.

Versão curta: “Aplicativos” = apps mais toda a tranqueira que eles acumulam. O iOS rotula isso meio mal, para ser sincero.

“Aplicativos” é basicamente o termo genérico preguiçoso da Apple para armazenamento relacionado a apps, não apenas os arquivos do próprio app.

O que normalmente entra aí:

• o app instalado
  • bancos de dados no app e arquivos salvos
  • conteúdo baixado dentro dos apps, como episódios da Netflix ou músicas do Spotify
  • anexos de mensagens armazenados por apps de chat
  • cache do navegador, cookies, dados de sites
  • extensões de app, figurinhas, widgets, dados complementares do Apple Watch
  • sobras temporárias/de atualização que o iOS às vezes informa de um jeito meio estranho

Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer em uma parte: Fotos normalmente fica em Fotos/Dados do Sistema, não em Aplicativos, a menos que alguma mídia esteja incorporada dentro de apps como Mensagens ou WhatsApp. @sternenwanderer chega mais perto nesse ponto.

Se você quiser ver o que realmente está aí, vá app por app em Armazenamento do iPhone e veja:

• Tamanho do App
  • Documentos e Dados

Essa divisão conta a história bem rápido. Se Documentos e Dados estiver enorme, esse app é o problema.

Além disso, o Safari é ignorado com frequência demais. Os dados de sites podem ficar absurdamente grandes.

Se você quiser uma forma mais rápida de identificar bagunça de mídia também, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos gigantes, duplicatas e fotos parecidas que estão ocupando espaço fora dos apps mais óbvios. Também há uma boa avaliação em vídeo da limpeza de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner se você quiser ver como funciona antes de instalar qualquer coisa.

Versão curta: Aplicativos = apps mais toda a sua bagagem. Muita bagagem, rs.

“Aplicativos” é basicamente o termo genérico da Apple para qualquer coisa que viva dentro de um sandbox de app, não apenas o download do app em si. @sternenwanderer e @kakeru estão certos quanto ao lado dos dados de app. Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer, porém, porque os itens reais do Rolo da Câmera normalmente permanecem categorizados fora de Aplicativos, a menos que sejam duplicados dentro de apps como Mensagens, WhatsApp ou editores.

O que pode acabar lá:

• binários de apps
  • bancos de dados locais
  • imagens/vídeos/áudios em cache
  • downloads offline
  • anexos de mensagens armazenados por apps
  • dados de sites do Safari
  • extensões, widgets, arquivos complementares do relógio
  • sobras temporárias de instalação/atualização

Uma coisa que as pessoas deixam passar: alguns apps relatam o armazenamento de forma ruim. O iOS pode ficar defasado em relação à realidade até depois de uma reinicialização ou de um dia de reindexação. Então o número nem sempre é uma contabilidade exata.

Se você quiser uma auditoria de mídia mais rápida, o Clever Cleaner pode ajudar.

Prós:

• fácil identificar vídeos grandes e duplicatas
  • útil quando a desordem no Fotos faz parte do problema geral de armazenamento
  • interface simples

Contras:

• não vai limpar magicamente todo cache de app
  • menos útil se o seu problema de armazenamento for principalmente dados de apps de mensagens ou streaming
  • apps de limpeza em geral ainda exigem revisão manual

Então, Aplicativos significa apps mais toda a bagagem deles, não apenas o ícone que você instalou.