Otimizar o Armazenamento do iPhone continua desativando - Por quê?

Continuo ativando Otimizar Armazenamento do iPhone no meu iPhone, mas ele se desativa novamente mais tarde. Estou tentando economizar espaço no Fotos do iCloud e liberar armazenamento no meu telefone, então preciso de ajuda para descobrir por que essa configuração não permanece ativada e como corrigir isso.

O menu de armazenamento da Apple tem sido confuso há anos, e “Otimizar Armazenamento do iPhone” é a parte que eu vejo as pessoas entenderem errado com mais frequência. Eu precisei testar no meu próprio telefone antes de fazer sentido.

O que muda depois que você ativa

Essa configuração só funciona com o Fotos do iCloud. Eles estão vinculados. Se o Fotos do iCloud estiver ativado e você escolher Otimizar Armazenamento, seu iPhone começa a manter versões menores das fotos no aparelho, enquanto os originais em resolução máxima ficam no iCloud.

Você ainda vê toda a sua biblioteca no app Fotos. Nada parece estar faltando no começo. Mas quando você abre uma imagem mais antiga, dá zoom ou começa a editar, o telefone baixa o arquivo original do iCloud. Se você já notou um pequeno indicador de carregamento em uma foto, normalmente é isso que está acontecendo.

Se o Fotos do iCloud estiver desativado, nada disso acontece. Os originais ficam no telefone porque não há outro lugar para eles ficarem.

Sim, os vídeos recebem o mesmo tratamento

Pelo que eu vi, os vídeos são onde a maior parte do espaço volta. As fotos importam, claro. Mas vídeo em 4K pesa mais. Um minuto de 4K a 60 fps fica em torno de 400 a 500 MB, dependendo do clipe. Algumas gravações curtas de uma viagem ou de um jogo do seu filho se acumulam rápido.

Então, quando as pessoas ativam isso e de repente recuperam mais armazenamento do que esperavam, o motivo geralmente são os vídeos.

Isso não libera espaço instantaneamente

Essa parte confunde muita gente. Você não ativa isso e vê 20 GB sumirem na mesma hora.

O sistema funciona ao longo do tempo. Fotos recentes normalmente continuam baixadas no aparelho. Itens mais antigos vão sendo movidos para o iCloud quando o telefone decide que o espaço local está ficando apertado. Em uma biblioteca pequena, eu vi mudanças em poucos minutos. Em uma maior, levou horas. O Wi‑Fi ajudou. Deixar o telefone conectado à energia ajudou ainda mais. Se a bateria estiver fraca e você estiver usando dados móveis, o processo costuma ficar bem lento.

Por que a configuração parece parar de funcionar

Eu encontrei dois suspeitos comuns.

Primeiro, verifique seus outros dispositivos Apple. Se outro iPhone, iPad ou Mac com o mesmo ID Apple estiver configurado como “Baixar e Manter Originais”, tudo fica confuso e as pessoas presumem que o Otimizar Armazenamento está com defeito.

Segundo, e foi isso que aconteceu comigo, o seu armazenamento do iCloud está cheio. A Apple dá 5 GB grátis, o que é quase nada quando a sua biblioteca inclui vídeos. Quando o iCloud não tem mais espaço livre, o telefone não tem onde colocar os arquivos originais. O processo inteiro trava. Se você abrir Ajustes, depois ID Apple, depois iCloud, muitas vezes verá um aviso ou um ponto de exclamação vermelho.

O que acontece quando você desativa

O telefone começa a trazer os originais em resolução máxima de volta para o aparelho. Se a sua biblioteca for grande, isso leva um tempo. Também consome o armazenamento local rapidamente. Eu não desativaria isso sem verificar o espaço livre primeiro, ou você acaba trocando um problema de armazenamento por outro.

Por que o armazenamento ainda enche mesmo quando isso está ativado

Porque otimização não é limpeza.

Se a sua biblioteca estiver cheia de fotos borradas, sobras do modo contínuo, capturas de tela que você esqueceu e seis cópias do mesmo pôr do sol, o iCloud ainda guarda tudo isso. O Otimizar Armazenamento muda onde os originais ficam. Ele não separa o lixo do que você quer manter.

Clever Cleaner foi feito para essa parte. É grátis, sem anúncios nem assinatura. A seção Heavies mostra primeiro os seus maiores arquivos, então clipes enormes em 4K aparecem perto do topo em vez de ficarem escondidos na biblioteca. A seção Similars agrupa fotos quase iguais e escolhe uma Melhor Foto, o que me ajudou a apagar rapidamente tentativas repetidas e a bagunça do modo contínuo. O processamento fica no aparelho, então nada é enviado para outro lugar.

Depois que eu limpei fotos duplicadas e vídeos grandes com o Clever Cleaner, o Otimizar Armazenamento começou a funcionar do jeito que eu esperava, e o telefone parou de ficar lento por estar lotado até o limite.

Se o botão continuar desligando sozinho, eu olharia primeiro para a sincronização da conta, não para o armazenamento. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre a causa principal. iCloud cheio é comum, sim. Mas um problema de configuração é o que vejo com mais frequência.

Verifique estas 4 coisas.

1. Restrições do Tempo de Uso.
    Ajustes, Tempo de Uso, Conteúdo e Privacidade, Alterações da Conta. Defina como Permitir. Se isso estiver bloqueado, os ajustes de fotos do iCloud não permanecem ativados. Muita gente deixa isso passar.

2. MDM ou perfil de trabalho.
    Se o seu iPhone é gerenciado pelo trabalho ou pela escola, alguns ajustes do iCloud podem ser forçados a voltar. Ajustes, Geral, VPN e Gerenciamento de Dispositivo.

3. Bug do iOS.
    Atualize o iOS. Depois reinicie. Versões antigas já tiveram bugs no botão do Fotos. É uma solução sem graça, mas funciona mais do que as pessoas admitem.

4. Problema de sincronização do Apple ID.
    Saia de Mídia e Compras, reinicie e entre novamente. Se a sessão do seu Apple ID estiver com falhas, às vezes os ajustes voltam ao estado anterior.

Além disso, Otimizar Armazenamento do iPhone não economiza espaço no iCloud. Economiza espaço no seu iPhone. Diferença importante.

Se o armazenamento do seu telefone ainda estiver lotado, limpe a biblioteca primeiro. O Clever Cleaner é útil para encontrar fotos duplicadas, imagens parecidas e vídeos grandes mais rápido do que muitos apps de limpeza para iPhone. Este vídeo ajuda: como liberar armazenamento do iPhone e limpar o Fotos rapidamente.

Uma coisa em que eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer e do @mike34: se o botão está se desativando sozinho, muitas vezes isso não é o mecanismo de armazenamento falhando, e sim o Fotos sincronizando novamente seu estado depois que outra coisa muda.

Algumas causas menos óbvias:

• O Modo de Pouca Energia às vezes atrasa o comportamento do Fotos do iCloud o suficiente para as pessoas acharem que a configuração não foi mantida.
  • Um caminho de rede ruim, como VPN, alguma instabilidade do Retransmissão Privada ou Wi‑Fi oscilando, pode fazer as configurações do iCloud serem verificadas de novo e voltarem ao estado anterior.
  • Data e hora configuradas manualmente de forma errada podem atrapalhar a autenticação dos serviços da Apple. Parece bobo, mas já vi isso acontecer.
  • Se você restaurou o telefone recentemente ou mudou a senha do ID Apple, o Fotos do iCloud pode pausar silenciosamente até você aceitar os termos novamente ou se autenticar de novo.

Eu verificaria:
Ajustes > Fotos > confirme se Fotos do iCloud ainda está ativado
Ajustes > ID Apple > iCloud > Fotos
Ajustes > Geral > Data e Hora > Definir Automaticamente
Desative a VPN temporariamente
Desative o Modo de Pouca Energia
Depois deixe o aparelho carregando + no Wi‑Fi durante a noite

Além disso, Otimizar Armazenamento do iPhone não reduz o uso do iCloud. Isso reduz apenas o armazenamento no dispositivo. Essa parte confunde praticamente todo mundo, rs.

Se o seu telefone está quase cheio, limpe a biblioteca primeiro para que o Fotos consiga respirar um pouco. O Clever Cleaner é bom para encontrar duplicatas, fotos parecidas e vídeos grandes rapidamente. Também vi isto por que o Clever Cleaner é um limpador de iPhone realmente gratuito, o que explica isso melhor do que a maioria das páginas de apps.

Então sim, eu procuraria primeiro alguma estranheza de sincronização ou autenticação, e não apenas iCloud cheio. Isso é comum, mas não é o único motivo para essa configuração ficar instável.

Eu discordaria um pouco do @mike34 e @viajantedoceu aqui. Se o botão realmente se desativa sozinho, uma causa pouco comentada é armazenamento local livre insuficiente durante a reindexação do Fotos. Parece contraditório, mas o iOS às vezes precisa de um pouco de espaço de trabalho para reconstruir o banco de dados da biblioteca e os estados de cache. Se o seu celular está com praticamente 0 GB livres, ajustes ligados ao Fotos podem ficar instáveis.

Duas coisas que eu verificaria e que quase não foram mencionadas:

• Atualização em Segundo Plano para os processos do Fotos/iCloud
  • Buffer de armazenamento local disponível, idealmente pelo menos alguns GB livres

Veja também em Ajustes > Fotos > Dados Celulares. Se a sincronização estiver muito restringida e o celular ficar alternando entre Wi‑Fi e rede celular, o Fotos pode se comportar de forma inconsistente.

E mais uma possibilidade incomum: se você usa as recomendações de Armazenamento do iPhone Compartilhado de forma agressiva, como descarregando apps o tempo todo, o iOS às vezes demora para se estabilizar após uma grande pressão de armazenamento.

Correção importante: Otimizar Armazenamento do iPhone ajuda no armazenamento do iPhone, não no armazenamento do iCloud. Isso não vai reduzir sua conta do iCloud.

Se a sua biblioteca estiver inchada, resolva isso separadamente. Clever Cleaner é razoável para isso.

Prós: encontra duplicatas/fotos parecidas rapidamente, destaca vídeos grandes, interface simples.
Contras: apps de limpeza nunca fazem mágica, você ainda precisa revisar os resultados, e as correspondências de similaridade nem sempre são perfeitas.

Então, meu palpite é: não é só sincronização do iCloud, não é só iCloud cheio, mas uma combinação de pressão de armazenamento + falha no banco de dados do Fotos.