Se eu estivesse no seu lugar, começaria com software de recuperação de dados, supondo que o pendrive ainda se comporte como uma unidade normal. Se ele não aparecer no sistema, mostrar 0 bytes, cair a conexão a cada poucos segundos ou esquentar sem motivo claro, eu pararia por aí e trataria como um problema de hardware. Na situação mais comum, arquivos excluídos com a unidade ainda legível, o software é a primeira opção mais barata e geralmente a mais sensata.
A primeira coisa, e sim isso importa mais do que as pessoas pensam, é parar de gravar qualquer coisa no pendrive. Não cole arquivos nele. Não formate. Não execute ferramentas aleatórias de limpeza. Em pendrives, arquivos excluídos normalmente não ficam na Lixeira comum. O sistema de arquivos marca o espaço como disponível, e seus dados antigos continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Depois que você sobrescreve, as chances caem rápido.
Antes de fazer a varredura, eu ainda faria uma verificação básica porque já vi pessoas jurarem que os arquivos foram excluídos quando na verdade estavam ocultos, movidos ou copiados para outro lugar semanas antes.
- Mostre os arquivos ocultos no USB e procure manualmente.
- Verifique pastas como $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se a unidade foi usada em um Mac.
- Procure em Downloads, Área de Trabalho, Documentos e em quaisquer pastas de sincronização no seu computador.
- Verifique backups e serviços em nuvem, Histórico de Arquivos, OneDrive, Google Drive, Dropbox, o que você usar.
Se nada disso der resultado, eu passaria para um software de recuperação.
Todas as ferramentas têm suas próprias particularidades. Métodos de varredura diferentes, suporte diferente a arquivos, qualidade de visualização diferente. Ainda assim, o fluxo de trabalho costuma ser praticamente o mesmo:
- Instale o aplicativo de recuperação no seu computador, não no pendrive.
- Conecte o USB e selecione-o no aplicativo.
- Execute uma varredura de arquivos excluídos ou perdidos.
- Deixe a varredura terminar. Interrompê-la antes da hora é como as pessoas deixam passar justamente o que queriam recuperar.
- Use filtros se o aplicativo oferecer isso, tipo de arquivo, nome, data, tamanho.
- Visualize os arquivos quando possível.
- Selecione o que você precisa.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, nunca de volta no mesmo USB.
Estou repetindo a última parte porque as pessoas fazem isso mesmo assim. Recuperar de volta para o mesmo pendrive pode sobrescrever outros arquivos excluídos que você ainda não tirou dele. Eu fiz isso uma vez anos atrás com um pendrive barato cheio de fotos. Má ideia. Piorou a segunda metade da recuperação porque tentei ser rápido.
Quanto aos softwares, estes são os que eu olharia primeiro.
- Disk Drill. Este é o que eu tentaria primeiro em um caso normal de arquivos excluídos. Ele lida bem com FAT32, exFAT e NTFS, a interface é fácil de seguir, e o recurso de visualização economiza tempo. Se um documento ou foto abre na visualização, considero isso um sinal razoável de que o resultado da recuperação será utilizável. Também já vi ele se sair bem quando o sistema de arquivos está meio bagunçado, não morto, só estranho.
- PhotoRec. Gratuito, feio, eficaz. Se o sistema de arquivos estiver danificado, este ainda consegue extrair coisas com mais frequência do que as pessoas esperam. O problema é a bagunça depois. Nomes de arquivos e estrutura de pastas muitas vezes voltam embaralhados ou desaparecem, então você acaba organizando um monte de arquivos manualmente. Boa ferramenta de resgate. Nada divertida.
- Data Rescue. Bom o suficiente pelo que vi. Nunca gostei muito da interface, parecia mais lenta de usar e menos óbvia para novos usuários. Ainda vale a pena tentar se a primeira varredura não encontrar tudo ou se você quiser uma segunda tentativa com outra ferramenta.
- Recuva. Antigo, só para Windows, ainda útil para recuperações simples. Se você perdeu documentos comuns de escritório, PDFs, JPGs e arquivos parecidos, ainda vale a tentativa. Eu não esperaria tanto dele com formatos mais novos e fora do comum ou com problemas mais complicados no sistema de arquivos.
Uma coisa que eu deixaria de lado no começo é CHKDSK ou qualquer comando de reparar primeiro. Essas ferramentas servem para corrigir problemas no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para desfazer exclusão de arquivos. Às vezes ajudam. Outras vezes reorganizam as coisas o suficiente para dificultar a recuperação. Minha regra continua a mesma há anos, recuperar primeiro, reparar depois.
Então, resposta direta. Se o USB ainda monta e parece estável, eu faria primeiro uma varredura com Disk Drill, salvaria qualquer coisa importante em outra unidade e só depois lidaria com o próprio USB. Se a unidade estiver se comportando de forma fisicamente instável, desconectando, superaquecendo, não aparecendo direito, eu pararia com a tentativa caseira e levaria para um laboratório de recuperação.