Posso recuperar vídeo apagado da GoPro depois de esvaziar o cartão? Algum conselho?

Esvaziei acidentalmente o cartão SD da minha GoPro antes de fazer backup de algumas gravações importantes, e agora os vídeos sumiram. Estou tentando descobrir se a recuperação de vídeos apagados da GoPro ainda é possível depois que o cartão foi limpo, e quais passos devo tomar imediatamente para evitar piorar a situação.

Já perdi clipes da GoPro mais de uma vez, e esta é uma daquelas recuperações em que os detalhes importam. Às vezes, a filmagem ainda está no cartão. Às vezes, a entrada do arquivo desapareceu, mas os blocos de dados permanecem intactos. A parte irritante é a seguinte: recuperar vídeos de câmera de ação é mais difícil do que restaurar um JPG ou arquivo do Word excluído.

Comece aqui, antes de mexer em qualquer coisa

Retire o cartão SD e pare de usá-lo.

Estou falando sério. Não grave mais vídeos. Não formate o cartão. Não execute ferramentas aleatórias de corrigir. Quando novos dados são gravados por cima de fragmentos de vídeo antigos, a recuperação fica complicada muito rápido. Aprendi isso da pior forma anos atrás, depois de gravar alguns clipes extras para testar umas coisas. Péssima ideia.

Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria isto primeiro:

1. Lixeira da nuvem da GoPro ou Excluídos recentemente, se sua conta incluir backup na nuvem
  2. Quaisquer cópias que você tenha transferido para seu PC, notebook ou unidade externa
  3. Arquivos LRV no cartão, já que esses clipes de pré-visualização às vezes são tudo o que resta
  4. Se a câmera pede para reparar o arquivo depois que você recoloca o cartão

Se nada disso revelar algo útil, então sim, o próximo passo é usar um software de recuperação.

Por que esses arquivos são um problema

Muita gente trata vídeo excluído como fotos excluídas. Eu também fiz isso no começo. Não é a mesma bagunça.

Câmeras mais novas nem sempre gravam um MP4 limpo em uma sequência organizada. Uma GoPro geralmente grava o vídeo principal, arquivos de pré-visualização em baixa resolução, áudio, telemetria como GPS, miniaturas e outros metadados quase ao mesmo tempo. No cartão, um clipe pode acabar dividido em uma pilha de fragmentos em vez de um único bloco organizado.

Então você acaba com esse resultado estranho em que o software encontra o MP4, o restaura, mas o arquivo não abre ou reproduz meio segundo e para. A varredura encontrou partes. Ela não reconstruiu a sequência corretamente.

Continuo vendo isso com:

1. Modelos GoPro Hero
  2. Drones DJI
  3. Câmeras Insta360
  4. Câmeras Sony, Canon, Nikon e Panasonic recentes
  5. Câmeras veiculares

Este é um dos poucos casos em que só a varredura não basta. A lógica de reconstrução importa muito.

O que eu tentaria primeiro

Eu começaria com o Disk Drill.

O motivo é simples. O modo Advanced Camera Recovery foi criado para vídeos fragmentados de câmeras como GoPros. Em vez de presumir que o arquivo está em um único bloco contínuo, ele procura fragmentos de vídeo espalhados e tenta remontá-los em um resultado reproduzível. Para câmeras de ação, drones e câmeras veiculares, essa abordagem faz mais sentido do que uma varredura comum de file carving.

O fluxo de trabalho básico é este:

1. Conecte o cartão SD ao computador com um leitor de cartões
  2. Abra o Disk Drill
  3. Selecione o cartão SD
  4. Escolha Advanced Camera Recovery
  5. Execute a varredura
  6. Visualize o que ele encontrar
  7. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, não de volta no mesmo cartão

A parte da visualização ajuda bastante. Eu gosto de poder verificar se um clipe recuperado está utilizável antes de despejar uma pilha de arquivos no disco. Se o cartão estiver instável, criar primeiro uma imagem byte a byte é o caminho mais seguro. Os profissionais fazem isso por um motivo. Eu também passei a fazer isso depois que um cartão piorou durante a varredura. nada divertido.

Outras ferramentas que as pessoas mencionam

O PhotoRec merece ser mencionado porque é gratuito e recupera uma enorme variedade de tipos de arquivo. Eu já usei. Funciona, mais ou menos, se suas expectativas estiverem sob controle. O problema é que ele não tem reconstrução especializada para vídeos de câmera, não mostra prévia dos resultados e tende a despejar uma montanha de arquivos para você organizar manualmente. Se você tem tempo e paciência, tudo bem. Se quer uma tentativa mais limpa com filmagens corrompidas de GoPro, ele parece meio bruto.

O UFS Explorer é outra categoria. Ferramenta mais séria, mais opções, mais profundidade. Em casos mais difíceis, pode superar muitos aplicativos para consumidores. A desvantagem é que a interface e o fluxo de trabalho são mais pesados, e ele ainda não oferece o mesmo caminho dedicado de Recuperação Avançada de Câmera voltado para filmagens fragmentadas de câmeras de ação.

Minha ordem de ataque

Se eu estivesse lidando com imagens excluídas de uma GoPro recente, drone DJI ou dispositivo semelhante, eu seguiria esta ordem:

1. Verificar a lixeira na nuvem, backups, arquivos LRV e qualquer prompt de reparo na câmera
  2. Usar Disk Drill primeiro
  3. Usar o PhotoRec se eu precisasse de uma alternativa gratuita
  4. Passar para o UFS Explorer se o caso parecesse mais grave e eu precisasse de mais controle

Se suas imagens forem importantes, o principal é agir rápido e com cautela. Pare de gravar no cartão. Trabalhe com o cartão por meio de um leitor. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Pequenos erros se acumulam rápido com essas câmeras, e sim, eu descobri isso da pior maneira.

Sim, ainda é possível, mesmo depois de esvaziar o cartão da GoPro. A verdadeira questão é que tipo de esvaziamento aconteceu. Excluir tudo / formatação rápida? As chances de recuperação geralmente ainda são razoáveis. Formatação completa ou muita gravação nova depois? É… aí a coisa piora rápido.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno, mas sou um pouco menos otimista sobre fazer isso por conta própria se as imagens estavam muito fragmentadas. Arquivos da GoPro podem voltar como sucata meio funcional mesmo quando o software de recuperação diz sucesso. Essa parte irrita demais as pessoas.

Uma coisa extra que eu verificaria e na qual eles não focaram muito: os caches ocultos de importação do seu computador. Se você já conectou a GoPro ao Quik, Photos, Lightroom, Finder, Windows Photos etc., às vezes há importações temporárias, pré-visualizações ou cópias parciais salvas por aí. Pesquise por tipo de arquivo e data, não apenas pelo nome do arquivo.

Além disso, se você recuperar MP4s e eles não reproduzirem, não presuma que estão perdidos. Às vezes os dados do vídeo estão lá, mas o contêiner está corrompido. Uma ferramenta de reparo pode ocasionalmente reconstruir o cabeçalho. Nem sempre, mas vale a tentativa antes de desistir.

Quanto ao software, o Disk Drill faz sentido aqui porque a recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro é um daqueles casos em que uma varredura com reconhecimento de câmera ajuda mais do que ferramentas genéricas de recuperação de arquivos excluídos. Eu ainda evitaria mexer no cartão original se você puder.

Também é relevante se você quiser mais opiniões da comunidade: Discussão sobre recuperação de vídeos da GoPro e dicas de recuperação

Resumo curto: pare de usar o cartão, verifique importações ocultas/caches, experimente o Disk Drill e, se os arquivos recuperados estiverem corrompidos, teste um reparo de vídeo antes de presumir que falhou.

Sim, a recuperação ainda é possível depois que você esvaziou o cartão, se parou de usá-lo imediatamente. O grande fator é a sobrescrita. Se a sua GoPro gravou até mesmo alguns clipes novos após a exclusão, suas chances caem rápido.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de mexer no cartão. Discordo um pouco sobre colocá-lo de volta na câmera para ver se ela oferece reparo. Eu não faria isso primeiro. Algumas câmeras gravam arquivos pequenos ao inserir, e isso é um risco bobo quando a filmagem importa.

O que eu faria:

1. Trave o cartão SD se ele tiver uma chave física.
  2. Use um leitor de cartões, não a conexão USB da câmera.
  3. Faça primeiro uma imagem completa do cartão se a filmagem for muito importante.
  4. Faça a varredura da imagem, não do cartão original, se possível.
  5. Recupere para o seu computador ou outra unidade, nunca de volta para o cartão SD.

Para arquivos da GoPro, vale a pena tentar o Disk Drill porque ele lida com vídeo apagado de cartão SD melhor do que muitas ferramentas genéricas de arquivos. Se o cartão foi formatado rapidamente, as taxas de recuperação ainda costumam ser razoáveis. Se foi formatado por completo, as chances pioram. Em mídia flash, o TRIM geralmente não fica ativo como em SSDs, então a filmagem apagada costuma permanecer até ser sobrescrita. Isso ajuda.

Verifique também os arquivos .LRV e .THM. Eles não são a sua filmagem completa, mas às vezes salvam o dia se o MP4 estiver perdido.

Se você quiser uma explicação rápida, este guia rápido para recuperar arquivos de vídeo apagados do cartão SD é decente.

Versão curta: sim, a recuperação de vídeo apagado da GoPro ainda funciona em muitos casos. Pare de usar agora. Faça uma imagem do cartão. Escaneie com o Disk Drill. Recupere em outro lugar. Se os clipes forem essenciais, um laboratório profissional é o próximo passo.