Precisa de ajuda para escolher o melhor software de recuperação de dados

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido externo e agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados antes que algo seja sobrescrito. Há tantas opções, e não tenho certeza de qual delas é realmente segura, eficaz e vale a pena pagar. Eu realmente preciso de ajuda para escolher uma ferramenta confiável de recuperação de dados que possa recuperar arquivos excluídos rapidamente.

Passei muito tempo testando aplicativos de recuperação de arquivos, e a maioria promete muito, depois desmorona quando você tenta usá-los em uma unidade real com danos reais. Alguns são bons para coisas que você apagou por engano. Alguns são feitos mais para técnicos de reparo do que para pessoas comuns. Alguns parecem um castigo. Se você quiser a versão curta, Disk Drill ainda é o primeiro que eu indico para as pessoas.

O que me fez sempre voltar ao Disk Drill foi simples. Eu não precisava brigar com ele, e ainda assim ele trazia resultados decentes. Usei em arquivos apagados, unidades formatadas, partições RAW, cartões SD com problemas, pendrives, unidades externas e alguns cartões de câmera. Ele lidou com mais casos do que eu esperava. O layout é limpo o bastante para que você não sinta que está a um clique errado de piorar as coisas. A visualização de arquivos também ajuda muito. Eu odeio recuperar 40 GB de lixo só para descobrir que os arquivos de que eu precisava estavam perdidos. A opção de backup byte a byte importa mais do que as pessoas pensam. Quando uma unidade começa a agir de forma estranha, eu primeiro a clono e escaneio a cópia. Menos risco, menos arrependimento. No Windows, você também ganha 100 MB grátis, o que é suficiente para um pequeno teste.

Algumas outras ferramentas também merecem ser mencionadas.

1. PhotoRec. Gratuito, teimoso e melhor do que a aparência antiga sugere. Já vi ele recuperar arquivos de mídias que eu achava que já eram caso perdido. O porém é o fluxo de trabalho. Ele não é amigável. Você recebe pilhas de arquivos com nomes truncados e sem estrutura de pastas, então a organização vira um trabalho à parte.

2. Windows File Recovery. Esta é a própria ferramenta da Microsoft. Sem custo, mas você trabalha pelo Prompt de Comando. Eu não a entregaria para alguém que trava diante de uma janela de terminal. Para exclusões simples em NTFS, ela funciona bem. Se você quer uma opção pequena e integrada e não quer software extra, vale a tentativa.

3. GetDataBack. Nome antigo, ainda existe por um motivo. Tive mais sorte com ele em danos feios no sistema de arquivos e bagunças de partição do que com alguns aplicativos mais novos. Ele parece mais técnico, e a interface é áspera, mas já vi ele ler unidades que o Windows mal entendia. Boa escolha para recuperação de NTFS e FAT quando o dano vai além de um trabalho normal de desfazer exclusão.

A primeira coisa que eu faria, toda vez, é parar de usar a unidade afetada. Imediatamente. Se os dados foram apagados, geralmente eles ficam lá até que algo os sobrescreva. Cada instalação, cada download, cada atualização, cada arquivo novo reduz suas chances.

Além disso, não instale o aplicativo de recuperação na mesma unidade da qual você está tentando salvar dados. Coloque-o em outro disco interno, um SSD externo ou até mesmo em um pendrive. Já vi pessoas arruinarem as próprias chances de recuperação instalando ferramentas na unidade danificada. Maneira brutal de aprender.

Mais uma coisa. Se a unidade estiver fazendo cliques, rangendo, conectando e desconectando, ou ausente da BIOS e do Gerenciamento de Disco, eu pularia o software. Envie para um laboratório de recuperação. O software ajuda com danos lógicos. Falha física é outro tipo de problema. Varreduras repetidas em uma unidade morrendo podem piorar um dia ruim, e rápido.

Responda depois contando o que aconteceu. Estou curioso para saber como seu caso termina.

Se a unidade ainda aparece e foi uma exclusão, não uma unidade morrendo, eu manteria a coisa simples. O Disk Drill é uma ótima primeira escolha para recuperação de arquivos de disco rígido externo. @mikeappsreviewer cobriu bastante do panorama geral, e eu concordo em grande parte, mas acho que as pessoas superestimam o PhotoRec para usuários comuns. Ele recupera muita coisa, claro, e depois te joga em um pesadelo de organização. Para fotos de família ou documentos de trabalho, isso cansa rápido.

O que eu procuraria é isto:

1. Comportamento de varredura somente leitura.
  2. Visualização antes da recuperação.
  3. Suporte a exFAT, NTFS, HFS+, APFS, se sua unidade passou por sistemas diferentes.
  4. Salvamento de sessão, para você não refazer a varredura por horas.
  5. Recuperação para uma unidade diferente.

O Disk Drill atende melhor a esses requisitos do que a maioria. O R-Studio também é forte, mas parece exagerado se você não está acostumado com ferramentas de recuperação. O Recuva é fácil, embora eu tenha tido resultados mistos em unidades externas maiores e sistemas de arquivos danificados.

Se seus arquivos importam muito, clone primeiro a unidade externa e depois faça a varredura no clone. Essa etapa evita que as pessoas transformem uma situação ruim em algo pior.

Também vale assistir se você está comparando ferramentas e métodos de recuperação, guia em vídeo do melhor software de recuperação de dados.

Se foi apenas uma exclusão acidental e a unidade externa ainda está montando normalmente, eu realmente manteria a lista de opções bem pequena. @mikeappsreviewer e @sognonotturno já cobriram muitas das escolhas usuais, mas eu reforçaria um ponto um pouco mais: a qualidade da recuperação importa, mas também importa o quão fácil é evitar cometer um segundo erro enquanto se está em pânico.

É por isso que eu começaria com Disk Drill. Não porque ele seja mágico, mas porque equilibra usabilidade e desempenho real de recuperação melhor do que a maioria dos concorrentes. A visualização e a organização da varredura fazem uma grande diferença em unidades externas com anos de arquivos aleatórios acumulados. Você quer identificar os arquivos rapidamente, recuperar apenas o que importa e gravá-los em outro lugar.

Eu meio que discordo das pessoas que ainda colocam o Recuva em toda thread de recomendação. Ele é aceitável para recuperações básicas de arquivos apagados, claro, mas assim que a unidade apresenta qualquer estranheza no sistema de arquivos, ele pode se tornar bem inconsistente. O R-Studio é excelente, mas para um caso simples de exclusão acidental ele costuma ser mais ferramenta do que a maioria das pessoas precisa.

Meu ranking para usuários comuns:

1. Disk Drill
  2. R-Studio se você estiver confortável com opções mais técnicas
  3. PhotoRec apenas se você estiver desesperado e paciente

Uma coisa que ninguém menciona o suficiente: verifique primeiro a saúde SMART se o HDD externo estiver lento ou desconectando. Se a saúde parecer ruim, pare a varredura e faça um clone primeiro. Essa parte é meio chata, mas salva dados.

Se você quiser outra fonte de comparação, esta comparação dos melhores softwares de recuperação de dados e dicas de recuperação também vale a pena ver.

Além disso, não recupere de volta para a mesma unidade externa. Erro super comum.

Se a unidade estiver saudável e isso tiver sido uma exclusão simples, eu avaliaria o software por uma coisa que os outros só mencionaram de leve: quão bem ele preserva os nomes de arquivo e os caminhos de pasta originais. É aí que muitos aplicativos de recuperação “bons” ficam irritantes rapidamente.

Concordo em grande parte com @sognonotturno, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer sobre manter a lista curta. Minha pequena discordância é em relação a recorrer à recuperação bruta por assinatura cedo demais. Em uma unidade externa cheia de documentos, vídeos e pastas de projeto misturados, recuperar 20.000 fragmentos renomeados é tecnicamente impressionante e praticamente miserável.

Então sim, Disk Drill é uma primeira tentativa sensata.

Prós do Disk Drill

• Boa interface quando você está estressado e tentando não clicar na coisa errada
  • Geralmente é bom em reconstruir a estrutura de pastas, não apenas despejar arquivos soltos
  • As pré-visualizações são úteis para fotos, documentos e mídia
  • Lida bem com sistemas de arquivos comuns de unidades externas
  • Permite salvar os resultados da varredura, o que importa em unidades grandes

Contras do Disk Drill

• Não é a opção mais barata se você precisar de uma recuperação completa
  • Varreduras profundas ainda podem retornar muita bagunça
  • Em unidades muito danificadas, não é a ferramenta mais avançada do mundo

Minha regra pessoal:

• Unidade saudável + exclusão acidental: Disk Drill
  • Dano estranho de partição/sistema de arquivos: R-Studio ou GetDataBack
  • Abordagem de último recurso para recuperar tudo: PhotoRec

Uma coisa que eu acrescentaria: se os arquivos excluídos eram pequenos e recentes, classifique os resultados recuperáveis por caminho/data original primeiro. Isso muitas vezes leva você aos alvos reais mais rápido do que filtros amplos por tipo.

Além disso, se este for um HDD externo SMR, varreduras completas repetidas podem ser dolorosamente lentas. A paciência importa mais do que as pessoas imaginam.