Uma transferência de arquivos do meu cartão SD para o meu computador falhou no meio do processo, e agora algumas fotos e vídeos estão faltando ou não abrem. O cartão ainda é detectado, mas estou preocupado que usá-lo mais possa sobrescrever os arquivos perdidos. Preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de dados do cartão SD, qual software tentar e como recuperar arquivos após uma transferência com falha sem piorar a situação.
Fiz isso uma vez com um cartão de 128GB depois de uma viagem, apertei delete na pasta errada e depois fiquei ali olhando para a câmera como um idiota. Então a primeira coisa é tirar o cartão SD agora e deixá-lo em paz. Nada de mais fotos, nada de formatação, nada de fotos de teste rápidas.
O motivo é simples. Excluir uma foto geralmente remove a entrada do arquivo, não os dados da foto em si. O cartão marca o espaço como livre. Suas imagens muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar usando o cartão, aumenta as chances de sobrescrever o que quer recuperar. Depois de sobrescrever, acabou.
O caminho mais seguro que eu conheço é este:
1. Use um leitor de cartão de verdade. Coloque o cartão SD no slot SD do seu computador ou em um leitor de cartão USB. Não conecte a câmera ou o celular com um cabo e espere pelo melhor. Muitos dispositivos se conectam no modo MTP, e o computador não verá o armazenamento bruto da forma que as ferramentas de recuperação precisam para uma varredura mais profunda.
2. Faça uma varredura com um software de recuperação. Eu já testei alguns, e o Disk Drill foi o que me deu menos dor de cabeça com cartões SD. O que eu gostei foi da visualização prévia. Eu podia conferir as fotos antes de restaurá-las, e com arquivos de vídeo ele fez um trabalho melhor do que alguns outros apps que testei. Também existe um modo avançado de recuperação de câmera para vídeo fragmentado, o que importa se a filmagem veio de um drone ou de uma câmera mirrorless. No Windows, a versão gratuita permite recuperar até 100MB, então você consegue ver rapidamente se os seus arquivos estão lá.
3. Restaure os arquivos recuperados em outro lugar. Essa parte confunde muita gente o tempo todo. Quando o app perguntar onde salvar os arquivos recuperados, não escolha o próprio cartão SD. Salve no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão pode sobrescrever mais dados apagados enquanto você ainda está tentando extraí-los.
Se você não quiser usar o Disk Drill, estas são as alternativas mais comuns que as pessoas costumam mencionar:
- R-Studio funciona bem se o seu cartão estiver cheio de arquivos RAW como NEF ou CR2. Uma coisa de que gostei é a criação de imagem de disco, em que você faz uma cópia byte a byte do cartão primeiro e trabalha a partir da cópia em vez de forçar o cartão de novo. Os pontos negativos são que ele parece complexo, e a versão de teste tem limites de tamanho de arquivo.
- TestDisk é gratuito e de código aberto. É uma ferramenta das antigas, muito respeitada por um bom motivo. Mas é guiada por linha de comando, não tem interface amigável, e eu não a indicaria para alguém que quer vasculhar fotos apagadas das férias rapidamente.
- DiskDigger é mais leve e fácil de executar no Windows, já que não precisa de uma instalação completa. Ele reconhece muitos tipos de arquivos de imagem e vídeo. A versão gratuita fica irritante se você tiver um lote enorme, porque você acaba confirmando os arquivos um por um com atraso. Também existe uma versão para Android, embora funcione melhor em celulares com root.
Mais uma coisa: pule ferramentas de reparo como o CHKDSK no Windows ou o First Aid no macOS se o seu objetivo for recuperar fotos apagadas. Essas ferramentas tentam reparar problemas no sistema de arquivos, não trazer de volta mídias excluídas. Já vi elas organizarem um cartão de um jeito que piorou a recuperação, não melhorou.
Então, resumindo, pare de usar o cartão, use um leitor de cartão, faça uma varredura com uma ferramenta de recuperação e salve os resultados em outro drive. Essa é a chance mais limpa que você tem.
Retire o cartão e trabalhe a partir de uma cópia, não do próprio cartão. Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar agora mesmo. Onde eu divirjo é no seguinte: se os arquivos forem super importantes, eu faria primeiro uma imagem do cartão SD antes de executar qualquer reparo ou tentativa de recuperação. Menos leituras no cartão original. Menos risco se o cartão estiver começando a falhar.
Caminho rápido:
- Coloque o cartão SD em um leitor.
- Faça uma imagem do cartão inteiro no seu computador ou em outra unidade.
- Execute a recuperação na imagem.
- Salve os arquivos recuperados em uma unidade diferente.
Por que criar uma imagem primeiro? Transferências com falha às vezes apontam para danos no sistema de arquivos, mas também podem indicar um leitor ruim, cabo instável ou células flash em processo de falha. Se o cartão piorar durante a varredura, você ainda terá a imagem. O R-Studio e outras ferramentas fazem isso bem. Se você quiser uma interface mais simples, o Disk Drill é uma boa opção e tende a se sair bem com pré-visualizações de fotos e vídeos em cartões SD.
Uma coisa que eu tentaria antes da recuperação completa: copiar a pasta DCIM com uma ferramenta que verifica as leituras e pula setores defeituosos. No Windows, o TeraCopy ajuda. No Mac ou Linux, o rsync é confiável. Se alguns arquivos copiarem mas não abrirem, eles podem ser arquivos parciais da transferência interrompida, não arquivos excluídos. É um problema diferente.
Não execute o CHKDSK primeiro. Péssima ideia para recuperação de fotos.
Se você quiser uma visão rápida de como o Disk Drill lida com a recuperação de cartão SD, esta análise do Disk Drill cobre a varredura, a pré-visualização e o fluxo de recuperação em linguagem simples: assista a este passo a passo de recuperação de cartão SD com Disk Drill
Além disso, teste um segundo leitor de cartão, se você tiver um. Já vi leitores baratos causarem exatamente esse tipo de problema. Irritante, mas é verdade.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare, mas eu evitaria fazer várias varreduras profundas logo de cara se o cartão puder estar fisicamente instável. Se a transferência falhou porque o cartão está começando a morrer, cada leitura extra é um pouco arriscada.
O que eu faria primeiro é verificar o comportamento do cartão, não tentar repará-lo. Se ele montar lentamente, desconectar aleatoriamente ou apresentar erros de E/S, pare e faça uma imagem dele com algo projetado para mídia instável, se puder. Se ele for lido normalmente, então tente copiar primeiro apenas os arquivos ainda visíveis, porque parte do seu conteúdo ausente pode ter apenas entradas de arquivo ruins, enquanto outros arquivos podem estar perfeitamente bem.
Além disso, se os vídeos não abrirem, mas foram copiados com o tamanho de arquivo esperado, eles podem estar corrompidos em vez de apagados. Isso importa. Um software de recuperação como o Disk Drill é ótimo para encontrar arquivos perdidos em um cartão SD, mas arquivos MP4 ou MOV danificados às vezes precisam de uma etapa separada de reparo de vídeo após a recuperação. As pessoas pulam isso e assumem que a recuperação falhou quando o arquivo na verdade está lá, apenas quebrado.
E sim, não salve nada de volta no cartão. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e depois voltam se perguntando por que as coisas pioraram.
Se você quiser ler mais, este tópico do Reddit sobre recuperar arquivos apagados de um cartão SD também vale uma passada de olhos. Ele aborda algumas opções de software de recuperação e o que as pessoas encontraram no mundo real.
Resumo curto: preserve primeiro, copie os arquivos visíveis em segundo, recupere os arquivos apagados em terceiro, repare os vídeos corrompidos por último. Essa ordem importa muito mais do que o pessoal pensa.