Precisa de orientação rápida — recuperação de dados de disco rígido em casa

Meu disco rígido externo de repente parou de aparecer no meu computador, e ele tem fotos importantes da família, arquivos de trabalho e documentos pessoais dos quais eu ainda não fiz backup. Estou tentando descobrir se há etapas seguras de recuperação de dados em casa que eu possa tentar antes de pagar por um serviço profissional. Procurando conselhos sobre recuperação de dados de disco rígido em casa, o que evitar e se um software de recuperação pode ajudar.

Já lidei com esse tipo de bagunça em disco antes, e os primeiros minutos são os mais importantes. Quando os arquivos somem ou seu HDD começa a se comportar de forma estranha, pare de usá-lo imediatamente. Não copie nada para ele. Não instale aplicativos nele. Não fique mexendo nele. Cada gravação extra aumenta a chance de seus dados antigos serem sobrescritos.

Antes de executar ferramentas de recuperação, observe como o disco se comporta. Eu prestaria atenção em coisas como:

1. sons de clique ou de raspagem
  2. o disco desconectando e reconectando
  3. pastas demorando uma eternidade para abrir
  4. o disco aparecendo e depois sumindo do sistema

Se eu visse qualquer um desses sinais, também verificaria os dados S.M.A.R.T. com um utilitário de disco. Setores defeituosos, erros de leitura e avisos de integridade geralmente mostram que isso não é um simples erro de exclusão.

Se o HDD ainda abre e você consegue ler a partir dele, comece primeiro pelas coisas mais simples.

Verifique a Lixeira. Parece óbvio, sim, mas já vi arquivos desaparecidos ficarem lá o tempo todo.

Depois disso, procure no sistema de backup que você já tinha em funcionamento:

1. Histórico de Arquivos no Windows
  2. Versões Anteriores no Windows
  3. Time Machine no Mac
  4. OneDrive, Google Drive, Dropbox ou iCloud

Vale a pena verificar o armazenamento em nuvem duas vezes. Muitos desses serviços mantêm os arquivos excluídos em sua própria lixeira por 30 dias, às vezes por mais tempo.

Se nada disso encontrar alguma coisa, passe para um software de recuperação. Eu começaria com o Disk Drill. Achei mais fácil de usar do que algumas das outras ferramentas, e ele lida com arquivos excluídos, discos formatados, partições danificadas e volumes RAW sem exigir muita configuração. O recurso de visualização também ajuda, já que você pode ver se o arquivo ainda abre antes de salvá-lo.

O fluxo normal é assim:

1. Conecte o HDD ao seu computador.
  2. Instale o Disk Drill em outro disco, não no danificado.
  3. Abra o programa e selecione o HDD com problema.
  4. Execute a varredura.
  5. Visualize o que ele encontrar.
  6. Salve os arquivos recuperados em outro disco.

Não restaure nada de volta no mesmo HDD. Cometi esse erro uma vez, anos atrás, e sim, foi uma péssima ideia.

Mais uma coisa. Se o disco começar a clicar mais forte durante a varredura, continuar desconectando ou travar todo o seu sistema, pare aí. Desconecte-o. Nesse ponto, o problema parece físico, e forçar mais tentativas de recuperação por conta própria tende a piorar o resultado, não a melhorá-lo.

Primeiro, troque as coisas simples antes de tentar qualquer coisa mais complicada. Muitos discos externos falham por causa do cabo, da porta USB ou da placa do gabinete, não do disco em si. Tente:

1. Um cabo USB diferente.
  2. Uma porta diferente.
  3. Um computador diferente.
  4. Se ele tiver uma fonte de alimentação, verifique isso também.

Depois, abra o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac. Se a unidade aparecer lá com o tamanho correto, suas chances são melhores. Se aparecer como não alocada, RAW ou sem sistema de arquivos, não a formate, não importa o que a janela disser.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre interromper as gravações. Discordo um pouco de partir direto para uma varredura longa se a unidade estiver instável. Se ela continuar desconectando, faça um clone primeiro e depois trabalhe a partir do clone. Mais seguro. Menos estresse para o disco com falha. Ferramentas como ddrescue são ótimas para isso, mas exigem um pouco de paciência nerd, sem mentira.

Se a unidade montar mesmo que seja por um minuto, copie primeiro as pastas de maior prioridade. Fotos de família, documentos fiscais, arquivos de trabalho. Não tente pegar todos os arquivos de uma vez.

Se ela continuar visível e lendo, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de dados de disco rígido externo em casa. Use-o em outra unidade, recupere para outra unidade. Não de volta para a mesma. Se quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo de recuperação de arquivos de disco rígido externo é fácil de acompanhar.

Se você ouvir cliques, ruídos de raspagem ou a unidade desaparecer a cada poucos segundos, pare. Fazer isso por conta própria fica arriscado muito rápido. Nesse ponto, um laboratório é a opção mais segura, mesmo que o preço desanime.

Antes de executar qualquer coisa, verifique o Gerenciador de Dispositivos no Windows ou as Informações do Sistema no Mac, não apenas o Explorador de Arquivos/Finder. Se a unidade for detectada no nível de hardware, mas não montar, isso aponta mais para dano no sistema de arquivos ou na partição do que para morte total. Problema um pouco diferente, chances um pouco diferentes.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno, mas eu não me apressaria em continuar reconectando a unidade 20 vezes só para ver. As pessoas fazem isso e pioram a situação. Se ela aparecer uma vez, pegue primeiro as coisas mais insubstituíveis, não as pastas maiores.

Uma coisa que eles realmente não mencionaram é o próprio gabinete. Muitos HDDs externos são apenas uma unidade SATA normal dentro de um gabinete USB barato. Às vezes a placa de ponte USB morre enquanto o disco de fato está bem. Se você se sentir confortável em abri-lo sem quebrar presilhas nem invalidar nada, pode remover a unidade e conectá-la diretamente com um adaptador SATA-para-USB ou dock. Isso já me salvou antes. Se for um modelo da WD com criptografia por hardware embutida no gabinete, porém, não faça isso às cegas porque os dados podem não ser lidos corretamente fora da placa original.

Além disso, se a unidade girar mas pedir para inicializar, formatar ou corrigir erros, ignore isso. Esses assistentes não são seus amigos agora.

Quanto a software, o Disk Drill é razoável se a unidade continuar legível por tempo suficiente. Eu também classificaria os arquivos encontrados primeiro por possibilidade de visualização e tipo de arquivo para que você possa fazer a triagem mais rápido. E se você quiser mais opiniões sobre melhores recomendações de software de recuperação de dados de disco rígido, vale a pena dar uma olhada nesse tópico.

Se a unidade estiver silenciosa e totalmente morta, ou clicando, a recuperação em casa praticamente acabou. Aí é território de laboratório.