Preciso de aconselhamento sobre recuperação ExFAT para um pen drive corrompido

Meu pendrive formatado como exFAT ficou corrompido de repente depois de ser desconectado, e o Windows agora me pede para formatá-lo antes de usar. Preciso de ajuda para encontrar a maneira mais segura de recuperar os arquivos sem piorar o dano. Quais ferramentas ou etapas de recuperação para exFAT devo tentar primeiro?

a recuperação de exFAT ainda é possível em muitos casos, então eu não descartaria o cartão só porque ele de repente parece corrompido ou o Windows está pedindo para formatá-lo.

O principal é parar de mexer no cartão. Não o formate. Não execute o CHKDSK. Não tente repará-lo primeiro. Se isso for dano no sistema de arquivos ou arquivos excluídos, essas correções podem dificultar a recuperação. Uma formatação rápida geralmente apaga os registros do sistema de arquivos em vez do conteúdo real, então os arquivos ainda podem estar lá até que algo novo os sobrescreva.

Quando eu apaguei alguns vídeos da câmera de um cartão SD exFAT, removi o cartão imediatamente e usei um leitor de cartões no meu PC. Tenho quase certeza de que isso ajudou mais do que qualquer outra coisa, já que a câmera nunca teve a chance de gravar novos dados nele.

Eu usei o Disk Drill para isso. O fluxo básico é bem simples:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no cartão SD nem na unidade USB.
  2. Conecte o cartão exFAT ou o dispositivo USB.
  3. Selecione o dispositivo e clique em Procurar dados perdidos.
  4. Use a Verificação Universal na maioria dos casos.
  5. Aguarde a verificação terminar e confira as pré-visualizações.
  6. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os recupere de volta no mesmo cartão ou pendrive.

No Windows, ele permite recuperar até 100 MB gratuitamente, o que pelo menos é suficiente para confirmar se os arquivos estão aparecendo antes de você pagar por qualquer coisa. Outra opção útil é a criação de imagem de disco. Se o cartão SD continua desconectando, demora uma eternidade para ser lido ou parece instável, crie uma imagem primeiro e faça a verificação nela. Isso coloca menos estresse no dispositivo original.

Para gravações de câmera, especialmente de algo como um drone DJI, GoPro, Canon, Sony ou câmera semelhante, eu também tentaria a Recuperação Avançada de Câmera (ACR). Os arquivos de vídeo podem estar divididos em fragmentos no cartão, e as verificações normais nem sempre os remontam corretamente. O ACR foi feito para esse tipo de vídeo de câmera fragmentado, então vale a pena verificar antes de presumir que os clipes se foram.

Se o Disk Drill não encontrar o que você precisa, o TestDisk é outra opção. Ele é gratuito e mais técnico, mas pode ser muito bom quando o problema é uma tabela de partição quebrada ou um sistema de arquivos corrompido, em vez de uma exclusão normal.

A única situação em que eu não continuaria mexendo com ferramentas caseiras é quando o dispositivo parece estar fisicamente com problema. Se ele não aparecer em vários computadores, desconectar constantemente, tiver dano visível ou ficar estranhamente quente, pare de usá-lo e procure um laboratório de recuperação. Muitos deles fazem avaliações gratuitas. Dependendo do dano, a recuperação pode custar algumas centenas de dólares ou bem mais de US$ 1.000, mas se o hardware falhou, o software geralmente não vai resolver.

Então sim, recuperar arquivos de um cartão SD exFAT ou unidade USB sem backup pode funcionar. Só pare de usar o dispositivo imediatamente, recupere os arquivos primeiro e só pense em formatá-lo ou repará-lo depois que seus dados estiverem seguros.

Não deixe o Windows “inicializar”, formatar ou executar um reparo nele só para ver o que acontece. Concordo com o conselho de não usar o CHKDSK, mas eu seria ainda mais cauteloso com verificações repetidas no próprio pendrive USB se ele foi corrompido depois de ser arrancado. Primeiro verifique se ele mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco. Se mostrar 0 bytes, capacidade sem sentido ou continuar se reconectando, pare e não desperdice gravações/leituras em aplicativos de recuperação. Se mostrar a capacidade correta, faça uma imagem de setores em outra unidade e execute a recuperação nessa imagem em vez disso. Disk Drill ou TestDisk podem ser úteis, mas o fluxo de trabalho mais seguro é primeiro criar a imagem, depois recuperar, nunca formatar até que os arquivos já tenham sido copiados para outro lugar.

Conecte-o diretamente a uma porta USB estável no computador e verifique apenas se o dispositivo informa o tamanho correto. Não use uma porta do painel frontal, hub, TV, impressora ou qualquer coisa instável durante a recuperação. Uma conexão ruim pode parecer corrupção do sistema de arquivos, e desconexões repetidas durante as verificações podem piorar a situação.

Concordo com @boswandelaar sobre fazer uma imagem primeiro, mas eu teria cuidado com o que imagem primeiro significa aqui. Não clone para outro pendrive USB do mesmo tamanho e depois comece a experimentar no original. Faça um arquivo de imagem bruta em uma unidade interna saudável ou em um disco rígido externo com bastante espaço livre. Se você se sente à vontade com Linux, o ddrescue geralmente é a melhor ferramenta para um pendrive duvidoso porque pode pular áreas defeituosas e retomar usando um arquivo de log. Faça uma primeira passada leve antes de deixar qualquer coisa insistindo com novas tentativas por horas.

Depois disso, verifique a imagem com um software de recuperação. O Disk Drill é bom para uma verificação mais amigável, e vale a pena testar o TestDisk se o principal problema for o setor de boot exFAT ou a tabela de partição. O ponto importante é que qualquer tentativa de reparo deve ser feita em uma cópia, não no único original. Se os arquivos forem críticos para o trabalho ou itens de família insubstituíveis, eu na verdade pararia antes da etapa de criação da imagem se o pendrive estiver desconectando, aquecendo ou mostrando capacidade variável. Unidades flash USB podem falhar de maneiras feias, e o software não pode consertar um controlador ou NAND morrendo.

Espere que a recuperação seja bagunçada, mesmo que a maior parte dos dados ainda esteja lá. Com exFAT, uma desconexão inadequada pode deixar as informações de alocação ou os registros de diretório em um estado estranho, então você pode recuperar os arquivos, mas perder nomes de pastas, nomes de arquivos originais ou alguns arquivos gravados apenas parcialmente. Isso não significa que a recuperação falhou. Significa apenas que os metadados do sistema de arquivos foram os afetados.

Eu seguiria o conselho já dado de fazer a imagem primeiro, mas ajustaria as expectativas antes de passar horas com ferramentas. Se o pen drive foi usado apenas para documentos copiados, fotos, instaladores etc., um software de recuperação tem uma chance razoável. Se algo estava sendo gravado ativamente nele quando foi removido, como uma exportação de vídeo, tarefa de backup, VM, banco de dados ou download de arquivo compactado, esses arquivos específicos podem estar corrompidos mesmo que todo o resto volte normalmente.

Uma pequena coisa prática que as pessoas esquecem: certifique-se de que a unidade de destino tenha mais espaço livre do que o pen drive, não apenas mais espaço do que os arquivos de que você se lembra. Fazer a imagem de um pen drive de 256 GB exige aproximadamente 256 GB livres para a imagem, e depois mais espaço ainda para os arquivos recuperados. Não aponte o Disk Drill, PhotoRec, R-Studio ou qualquer outra coisa para uma unidade C: quase cheia e depois se pergunte por que a recuperação está incompleta ou o PC fica instável.

Eu evitaria julgar as ferramentas apenas pelo fato de mostrarem a árvore de pastas original. Se a estrutura do sistema de arquivos estiver danificada, uma varredura profunda pode encontrar arquivos por assinaturas, o que pode produzir nomes genéricos como file000123.jpg. É irritante, mas às vezes isso é o melhor que você vai conseguir de uma unidade exFAT removida incorretamente. Visualize uma amostra dos tipos de arquivo importantes antes de pagar por qualquer coisa, especialmente arquivos do Office e vídeos, porque ver nomes de arquivos em uma varredura não é o mesmo que ter arquivos recuperados utilizáveis.

Depois da recuperação, não confie mais nesse pen drive para nada importante. Você pode reformatá-lo depois para testes, mas uma unidade USB que corrompeu uma vez após ser removida agora é, na melhor das hipóteses, uma unidade barata para uso temporário. A solução mais segura no longo prazo é simples: copie os arquivos recuperados para dois lugares e depois substitua o pen drive.