Meu iPhone tem muitas fotos duplicadas após sincronizar e restaurar, e isso está ocupando muito espaço de armazenamento. Estou tentando encontrar a maneira mais fácil de mesclar fotos duplicadas em um iPhone sem perder nada importante. Quais etapas ou ferramentas funcionam melhor para limpar fotos duplicadas com segurança?
Se o seu problema são apenas imagens duplicadas exatas, o iPhone já tem uma forma integrada de lidar com isso.
Abra Fotos, role até Utilitários, ou Coleções > Utilitários nas versões mais recentes do iOS, depois abra Duplicados. Toque em Selecionar, depois em Selecionar Tudo, e então em Mesclar. O iOS mantém uma versão, incorpora os metadados que possui e envia as cópias extras para Apagados Recentemente. Uma coisa que aconteceu comigo foi que, depois de uma importação grande, a seção Duplicados ficou meio vazia por horas. No meu celular, levou quase um dia para tudo aparecer. A biblioteca precisa de tempo para indexar.
Onde isso deixa a desejar é simples. A Apple só detecta arquivos realmente duplicados. Se você tirou uma sequência de cinco fotos, fez algumas selfies com pequenas mudanças de expressão ou acabou com fotos de viagem quase idênticas, geralmente elas continuam separadas. Para você, elas parecem iguais. O iOS as trata como diferentes.
Enfrentei isso com uma biblioteca de cerca de 30.000 fotos, e o app Fotos padrão deixou de ser suficiente. O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner.
O que se destacou, pelo menos para mim, é que ele verifica tanto duplicatas quanto imagens parecidas. Não para apenas na correspondência de arquivos. Ele agrupa fotos por semelhança visual e escolhe a melhor para manter. Eu ainda reviso os resultados antes de apagar qualquer coisa, porque nenhum scanner acerta tudo, mas ele fez um bom trabalho no meu celular.
Este é o fluxo que eu uso:
- Instale o Clever Cleaner pela App Store.
- Dê um tempo para ele escanear sua biblioteca.
- Vá até a aba Similares.
- Toque em Limpeza Inteligente se quiser uma limpeza rápida, ou verifique cada grupo por conta própria.
- Ele marca uma foto de melhor qualidade para manter e seleciona o restante para remoção.
- Restaure qualquer foto que você não queira apagar.
- Conclua a limpeza e depois esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento imediatamente.
Acabei usando algumas das outras seções dele também:
- Pesados mostra primeiro as maiores fotos e vídeos.
- Compressão de Vídeo reduz vídeos grandes sem removê-los.
- Capturas de Tela facilita apagar capturas de tela antigas rapidamente.
- Lives transforma Live Photos em fotos estáticas padrão para economizar espaço.
- Deslizar oferece uma revisão rápida mês a mês com gestos simples.
Então, se você só precisa mesclar alguns arquivos duplicados exatos, a ferramenta integrada da Apple funciona bem. Se a sua biblioteca é grande e está cheia de correspondências aproximadas, fotos parecidas e repetição de bagunça, um app dedicado faz um trabalho melhor. Pelo menos essa foi a minha experiência.
Se você quer o caminho mais fácil e com menos risco, faça isso em duas etapas.
Primeiro, faça backup do seu iPhone. Use o Fotos do iCloud ou uma importação para o Mac. Trabalhos de sincronização e restauração adoram bagunçar tudo, e desfazer exclusões é um saco.
Segundo, verifique que tipo de duplicatas você tem. Isso importa mais do que as pessoas pensam. Depois de restaurações, eu geralmente vejo 2 grupos:
- Duplicatas verdadeiras, a mesma imagem salva duas vezes
- Quase duplicatas, o mesmo momento, arquivo diferente ou pequena alteração de edição
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não teria pressa em fazer uma mesclagem em massa em uma biblioteca enorme logo de cara. Depois de uma restauração, a indexação fica estranha. Os números de armazenamento demoram para atualizar. A detecção de duplicatas também demora. Eu esperaria um pouco e depois revisaria uma amostra primeiro. Evita dor de cabeça.
Se a sua biblioteca for grande, o Clever Cleaner é o caminho mais fácil para revisar porque ele classifica fotos semelhantes mais rápido do que fazer tudo manualmente. Eu gosto mais dele para triagem do que para mesclar. As fotos do iPhone não se mesclam de verdade como os contatos. Um arquivo fica, o resto é apagado. Esse é o ponto principal que as pessoas deixam passar.
Melhor fluxo de trabalho que encontrei:
- Faça backup primeiro.
- Deixe o app Fotos terminar a sincronização e a indexação.
- Use o Clever Cleaner para revisar fotos semelhantes e a bagunça de duplicatas.
- Exclua em lotes, não tudo de uma vez.
- Esvazie Apagados Recentemente só depois de confirmar que sua biblioteca está correta.
Além disso, se o armazenamento for o problema principal, verifique vídeos, gravações de tela e arquivos salvos do WhatsApp. Muitas vezes eles ocupam mais espaço do que fotos duplicadas.
Para um guia visual rápido, isto ajuda: assista a este guia rápido de limpeza de fotos duplicadas no iPhone
Melhor título de página para este tema, se você estiver pesquisando:
Como Mesclar Fotos Duplicadas no iPhone, Guia Fácil para Remover Duplicatas com Segurança
Versão curta: use a ferramenta da Apple para duplicatas exatas, use o Clever Cleaner para a bagunça depois da sincronização ou restauração. Essa combinação é a menos irritante.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @boswandelaar disseram: antes de apagar qualquer coisa, verifique se as “duplicatas” na verdade estão sendo compartilhadas de outra fonte, como a Biblioteca Compartilhada do iCloud, WhatsApp ou álbuns sincronizados de um Mac. Muita gente acha que está limpando a biblioteca principal, mas na verdade está apenas removendo uma cópia visível enquanto a mesma foto ainda existe em outro lugar. É por isso que às vezes o armazenamento quase não muda e as pessoas ficam irritadas.
Além disso, eu discordo um pouco da ideia de que “mesclar” seja a palavra certa aqui. No iPhone, geralmente é mais uma questão de manter uma e mandar o resto para a lixeira. Então, se o seu objetivo é segurança, o método mais fácil não é o mais rápido. É aquele em que você revisa em partes.
O que funcionou melhor para mim:
- classifique suas Fotos por adicionadas recentemente
- procure pela data em que aconteceu a bagunça de restauração/sincronização
- limpe esses lotes primeiro
- depois cuide da bagunça mais antiga
Isso é bem menos arriscado do que detonar a biblioteca inteira de uma vez.
Se o localizador de duplicatas nativo da Apple deixar passar coisa demais, o Clever Cleaner provavelmente é o próximo passo mais fácil porque ele mostra fotos parecidas, não apenas cópias exatas de arquivos. Ainda assim, eu usaria mais como uma ferramenta de revisão do que como uma ferramenta de exclusão às cegas. O mesmo vale para qualquer app de limpeza, para ser sincero.
E se você quiser ler mais opiniões de usuários reais de iPhone, este tópico é bem útil: melhores dicas do Reddit para apagar fotos duplicadas no iPhone
Maior dica: não esvazie Apagados Recentemente logo de cara. Espere um ou dois dias. Já me salvou uma vez.
Na verdade, eu contestaria um pouco a palavra mesclar aqui. No iPhone, “mesclar” fotos é basicamente manter uma cópia e apagar as extras. Então, a abordagem segura mais fácil é decidir se você quer limpar apenas duplicatas exatas ou também aquelas fotos quase iguais criadas pelo caos da sincronização.
Algumas coisas que @boswandelaar, @stellacadente e @mikeappsreviewer mencionaram estão corretas, mas há uma verificação extra que importa bastante: veja as informações da foto antes de apagar. Se duas imagens parecem idênticas, mas têm tamanhos de arquivo, formatos ou históricos de edição diferentes, talvez não sejam duplicatas verdadeiras. Uma pode ser a versão editada, a versão HDR ou uma cópia do Mensagens.
Minha regra:
- Se o armazenamento estiver apertado, comece pelos maiores grupos de duplicatas primeiro
- Se as memórias importam mais, mantenha a versão com os melhores metadados, edições ou data original
Clever Cleaner é útil quando a Apple não detecta quase duplicatas.
Prós
- encontra fotos semelhantes, não apenas cópias exatas
- revisão visual mais fácil para bibliotecas grandes
- bom para limpar bagunça após problemas de sincronização
Contras
- pode agrupar demais momentos parecidos
- ainda precisa de revisão humana
- a limpeza inteligente é mais rápida do que cuidadosa
Então, minha versão é: use a Apple primeiro para duplicatas exatas, depois o Clever Cleaner apenas para limpezas que exigem muita revisão. Eu não confiaria em nenhum app para apagar em massa toda a sua biblioteca de fotos de uma vez só.