Qual é a melhor maneira de recuperar uma partição perdida no Windows 10?

Meu PC com Windows 10 de repente parou de mostrar uma das minhas partições após uma reinicialização, e ela tinha arquivos importantes de que preciso para o trabalho. O Gerenciamento de Disco agora mostra o espaço de forma diferente, e tenho medo de piorar a situação tentando correções aleatórias. Preciso de ajuda com a maneira mais segura de recuperar a partição perdida e ter meus dados de volta.

Eu também já estraguei isso uma vez, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Excluir uma partição normalmente não apaga os arquivos na mesma hora. O Windows costuma remover primeiro o registro da partição, enquanto seus dados ainda ficam no disco intocados.

O que importa agora é isto. Pare de gravar dados nesse disco.

Não crie uma nova partição.
Não formate o espaço vazio.
Não copie arquivos para ele.

Qualquer um desses passos pode sobrescrever os dados antigos, e quando isso acontece, a recuperação fica muito mais complicada rapidamente.

Abra o Gerenciamento de Disco e verifique o que o Windows mostra.

Se a partição ainda aparecer e só tiver perdido a letra da unidade, adicionar a letra pode resolver tudo.

Se o espaço aparecer como Não alocado, eu pularia experimentos e iria direto para a recuperação de arquivos. Quando lidei com isso, usei o Disk Drill. Ele encontrou partições excluídas e, no meu caso, manteve os nomes das pastas e dos arquivos quase todos intactos, o que me poupou muito trabalho de organização depois.

Passos de recuperação que segui

1. Instale o Disk Drill em outra unidade. Não na danificada.
  2. Abra-o e escolha o disco físico onde a partição excluída costumava estar.
  3. Clique em Buscar dados perdidos.
  4. Se ele pedir um método de recuperação em uma unidade externa, escolha Verificação universal na maioria dos casos.
  5. Se a origem for um cartão de câmera ou filmagens de drone, use Recuperação avançada de câmera.
  6. Deixe a verificação terminar. Se a partição excluída aparecer, abra-a e examine o conteúdo.
  7. Visualize os arquivos antes de restaurá-los.
  8. Selecione o que você precisa e clique em Recuperar.
  9. Salve tudo em outra unidade.

Essa última parte importa mais do que as pessoas pensam. Colocar os arquivos recuperados de volta no mesmo disco durante a recuperação é uma boa maneira de arruinar sua própria tentativa de resgate. Quase fiz isso uma vez.

Depois que seus arquivos estiverem seguros, você tem dois caminhos. Ou restaura o layout antigo da partição com o TestDisk, ou cria uma nova partição no Gerenciamento de Disco e move os arquivos recuperados de volta. Se seu objetivo é apenas recuperar os dados e seguir em frente, a segunda opção costuma ser menos incômoda.

Fiz isso no Windows 11. O Windows 10 parece um pouco diferente, mas o processo é praticamente o mesmo.

Restaurar a partição original com o TestDisk

Se você quiser a própria partição de volta, e não apenas os arquivos, o TestDisk é a ferramenta gratuita à qual as pessoas continuam recorrendo por um motivo.

1. Baixe o TestDisk, extraia-o e execute o testdisk_win.
  2. Escolha Create para que ele grave um log.
  3. Selecione a unidade física com a partição excluída.
  4. Aceite o tipo de tabela de partição que ele detectar.
  5. Escolha Analyse e depois execute Quick Search.
  6. Se ele não encontrar nada útil, execute Deeper Search.
  7. Quando a partição ausente aparecer, destaque-a e escolha Write.
  8. Confirme a alteração e reinicie o PC.

Se a tabela de partição não tiver sido corrompida demais, a partição deverá aparecer novamente após a reinicialização.

Ou pule isso e crie uma nova partição

Se você já recuperou os arquivos e só quer tornar a unidade utilizável novamente, este é o caminho mais rápido.

1. Pressione Win + X e abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Clique com o botão direito no espaço Não alocado e escolha Novo Volume Simples.
  3. Siga o assistente. Defina o tamanho, se necessário, atribua uma letra de unidade e escolha NTFS ou outro sistema de arquivos, se sua configuração precisar.
  4. Deixe a opção Executar uma formatação rápida ativada e depois conclua.

Quando a nova partição estiver pronta, copie seus arquivos recuperados de volta.

Primeiro, não mexa no disco mais do que o necessário. @mikeappsreviewer está certo nessa parte. Eu acrescentaria uma coisa antes das ferramentas de recuperação. Verifique o Gerenciamento de Disco e o DiskPart para ver se a partição está oculta, offline ou apenas sem a letra.

Faça o seguinte:

1. Abra o Prompt de Comando como administrador.
  2. Digite diskpart
  3. Digite list disk
  4. Digite select disk X
  5. Digite list volume

Se o seu volume aparecer lá, atribua uma letra:
select volume X
assign letter=E

Se a partição aparecer como RAW, pule o CHKDSK por enquanto. Discordo das pessoas que executam o reparo primeiro. Em um sistema de arquivos danificado, o reparo grava alterações. Má ideia se os arquivos de trabalho forem importantes.

Se o espaço estiver não alocado, primeiro faça uma imagem setor por setor da unidade se você tiver outro disco grande o suficiente. Use o HDD Raw Copy Tool ou algo semelhante. Trabalhe a partir do clone, não do original. Mais seguro.

Para recuperação de arquivos, o Disk Drill é uma escolha sólida no Windows 10 porque tende a reconstruir árvores de arquivos melhor do que muitas ferramentas baratas e ruins. Se você quiser uma explicação visual rápida, este guia em vídeo de recuperação de dados do Windows para arquivos e partições perdidos é fácil de seguir.

Mais uma verificação. Veja no Visualizador de Eventos, Logs do Windows, Sistema, por volta do horário da reinicialização. Se o disco ficou offline ou apresentou erros de E/S, seu problema pode ser de hardware, não apenas dano na partição. Se o SMART parecer ruim, copie os dados primeiro, sempre.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel, mas eu não partiria direto para tentar reescrever a tabela de partição, a menos que você tenha 100 por cento de certeza de que a unidade está saudável. Um desaparecimento após reinicialização pode ser dano na partição, claro, mas também pode ser um SSD/HDD instável, cabo SATA com defeito ou falha do controlador. Se o hardware estiver apresentando problemas, cada verificação extra é um risco.

Minha ordem seria:

1. Verifique primeiro o SMART/a saúde da unidade com algo simples como CrystalDiskInfo.
  2. Se a saúde parecer suspeita, clone o disco antes de fazer qualquer coisa mais avançada.
  3. Se a partição estiver apenas sem letra ou marcada como oculta, corrija isso.
  4. Se não, recupere os arquivos primeiro e depois se preocupe em restaurar o layout da partição.

É aí que o Disk Drill faz sentido no Windows 10. Não estou dizendo que é mágico, mas é mais fácil para a maioria das pessoas do que mexer com ferramentas de linha de comando com sono e piorar tudo. Recupere apenas para outra unidade. Sério, não restaure de volta para o mesmo disco. É assim que as pessoas transformam um problema recuperável em um problema do tipo bem, ferrou.

Uma coisa que eu evitaria logo no início é o CHKDSK. As pessoas adoram usá-lo para qualquer problema de disco, mas em um sistema de arquivos danificado ele pode corrigir sua estrutura de diretórios até o esquecimento. Ótimo para consistência, péssimo para arquivos de trabalho ausentes.

Além disso, se o Gerenciamento de Disco agora mostrar o espaço como não alocado, não crie um novo volume ainda só para ver se funciona. O Windows é muito rápido em ajudar você a destruir evidências.

Para leitura adicional, isto cobre dicas de recuperação de partição perdida no Windows 10 e etapas de resgate de arquivos muito bem.