Qual é o melhor software de recuperação USB atualmente?

Formatei acidentalmente uma unidade USB que tinha arquivos importantes de trabalho e fotos de família, e agora estou tentando recuperar o máximo possível. Preciso de recomendações do melhor software de recuperação de dados para USB que realmente funcione, seja seguro de usar e não piore a situação.

Já me deparei com essa bagunça mais de uma vez. Você conecta um pen drive, o Windows abre uma pasta vazia, ou pior, mostra a mensagem “você precisa formatar o disco”. Nesse momento eu normalmente paro de mexer em qualquer coisa, porque arquivos excluídos de um pen drive não vão para a Lixeira. Eles somem da vista e, se você continuar gravando na unidade, somem de vez.

O que eu faço primeiro

Antes de tentar qualquer aplicativo de recuperação, sigo uma pequena lista de verificação. Isso economiza tempo e já salvou meus arquivos pelo menos duas vezes.

1. Abra o Gerenciamento de Disco e veja se a unidade aparece lá. Se o Windows ainda a reconhece, mesmo como RAW ou não alocada, a recuperação por software ainda tem chance. Se a unidade USB não aparecer de jeito nenhum, eu paro por aí. Isso normalmente indica uma falha de hardware, e o software não vai corrigir um controlador morto ou uma memória flash com defeito.

2. Desconecte-a imediatamente. A pior coisa para a recuperação é sobrescrever dados antigos com dados novos. Mesmo uma pequena operação de gravação pode apagar partes do que você está tentando recuperar.

3. Não restaure os arquivos na mesma unidade USB. Salve tudo no seu PC ou em outra unidade externa. Aprendi isso da pior maneira anos atrás.

Ferramentas que valem a pena experimentar

Para a maioria das pessoas, eu começaria com Disk Drill. Ele cobre os problemas que os pendrives costumam enfrentar com mais frequência: arquivos excluídos, formatação acidental, partições RAW, sistemas de arquivos danificados e outros erros lógicos.

O que me chamou a atenção foi a forma como ele faz a varredura. Ele não depende de um único truque. Usa alguns métodos de recuperação na mesma passagem e reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, então você não fica preso torcendo para que seus documentos ou fotos se encaixem em um padrão limitado.

Uma parte de que acabei gostando mais do que esperava é o recurso de backup byte a byte. Se o seu pendrive continua desconectando, trava ou parece instável, crie uma imagem primeiro. Depois, faça a varredura da imagem em vez de forçar a unidade original repetidamente. É mais seguro. A opção de visualização também ajuda, já que você pode verificar se os arquivos estão intactos antes de gastar tempo concluindo a recuperação.

Se você quer uma opção gratuita

O PhotoRec ainda é uma das opções gratuitas mais fortes. Ele adota uma abordagem diferente. Em vez de depender do sistema de arquivos, ele verifica os dados brutos da unidade em busca de assinaturas de arquivos conhecidas. Isso faz diferença quando a partição está destruída ou o sistema de arquivos está ausente.

O problema, e sim, existe um, é a usabilidade. O PhotoRec parece meio bruto se você nunca usou uma ferramenta baseada em texto antes. Ele também não preserva os nomes originais dos arquivos nem a estrutura de pastas. Os arquivos recuperados normalmente voltam com nomes genéricos, então você acaba organizando tudo manualmente. Para alguns arquivos, tudo bem. Para 2.000 fotos de férias, divirta-se, rs.

Minha ordem habitual

Eu tentaria primeiro o Disk Drill. Se ele encontrar seus arquivos e mantiver os nomes e as pastas, esse é o resultado mais limpo. Se o sistema de arquivos estiver muito danificado e você só se importar em extrair arquivos brutos do pendrive, o PhotoRec ainda merece seu lugar.

É um detalhe pequeno, mas faz diferença. Se a unidade desaparecer completamente do Windows, pular a montagem ou esquentar sem motivo, eu pararia de mexer nela. Já vi pessoas transformarem um problema recuperável em um problema sem solução por tentar vezes demais.

Se você formatou o USB por engano, minha principal recomendação é o Disk Drill. Ele faz um trabalho melhor com pendrives formatados do que muitas das antigas ferramentas gratuitas, especialmente quando você precisa recuperar documentos e fotos com nomes e pastas intactos. Essa parte importa. Recuperações brutas são uma bagunça. Eu não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre começar com o PhotoRec como alternativa gratuita para a maioria das pessoas. Ele é sólido, claro, mas transforma a recuperação em trabalho de organização. Se o seu USB tinha arquivos de trabalho, classificar 5.000 arquivos renomeados é doloroso. O que eu usaria, em ordem: 1. Disk Drill Melhor combinação de profundidade de varredura, visualização e facilidade de uso. Muito bom com exFAT, FAT32, NTFS e pendrives formatados. Também lida bem com assinaturas de fotos e documentos quando o sistema de arquivos está corrompido. 2. R-Studio Mais técnico. Melhor se o Disk Drill não encontrar partições ou se você souber o que significam RAID, hex e metadados do sistema de arquivos. Exagerado para muitas pessoas. 3. UFS Explorer Ótima ferramenta, cara, menos amigável. Mais indicada para técnicos. 4. PhotoRec Gratuito, feio, eficaz. Último recurso se você só se importa em extrair os arquivos. Mais uma coisa. Em pendrives, as taxas de recuperação caem rapidamente após a formatação se você continuou usando a unidade. Se você parou imediatamente, suas chances são muito melhores. Se você quiser uma explicação simples, esta análise do Disk Drill cobre os principais recursos de recuperação e o que esperar das varreduras em armazenamento USB: assista a este guia de recuperação USB com Disk Drill. Versão curta: tente o Disk Drill primeiro. Se ele encontrar seus arquivos na visualização, recupere-os para o seu PC, não de volta para o USB. Se a unidade continuar desconectando ou aparecer com 0 bytes, passe rapidamente das soluções de software para um laboratório de recuperação.
Qual é o melhor software de recuperação USB no momento?
Eu colocaria o **Disk Drill** no topo para essa bagunça específica: USB formatado acidentalmente, mistura de documentos de trabalho + fotos da família, e você quer que a recuperação seja utilizável, não apenas tecnicamente bem-sucedida. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @himmelsjager, mas discordo um pouco em uma coisa: as pessoas correm rápido demais para a ferramenta mais poderosa ou mais forense. Isso nem sempre é a melhor escolha em um pendrive. Se você só precisa recuperar seus arquivos sem transformar isso em um projeto de fim de semana, a usabilidade importa muito. Meu ranking seria: 1. **Disk Drill** Melhor software geral de recuperação de dados para USB no momento para usuários comuns. É especialmente bom quando a unidade foi formatada rapidamente e os dados não foram sobrescritos. A grande vantagem é que ele frequentemente fornece nomes de arquivos recuperáveis, pré-visualizações e um resultado mais limpo do que ferramentas de recuperação bruta. Só isso já economiza horas. 2. **R-Photo** Meio subestimado. Se as fotos são a prioridade principal, vale a pena tentar antes de entrar no modo super técnico. Não é tão abrangente quanto o Disk Drill, mas para recuperação de imagens pode se sair surpreendentemente bem. 3. **Recuva** Antigo, mas ainda útil para exclusões simples. Para um USB formatado, porém, é incerto. Eu não faria dele minha primeira escolha aqui. 4. **PhotoRec** Eficaz, sim. Agradável, não. Se tudo mais falhar, ele ainda pode extrair arquivos dos destroços, mas organizar a saída é um verdadeiro sofrimento. Mais uma coisa que ninguém menciona o suficiente: **formatação rápida vs formatação completa**. Se foi uma formatação rápida, as chances de recuperação são muito melhores. Se foi uma formatação completa, especialmente nas versões mais novas do Windows, a recuperação fica muito mais complicada rapidamente. Também vale a leitura se o seu pendrive agora aparece como RAW ou está se comportando de forma estranha: melhores orientações para problemas de recuperação de dados em USB RAW Versão curta: use o **Disk Drill** primeiro, escaneie o USB, visualize os arquivos e recupere tudo para o seu computador ou outra unidade. Não de volta para o mesmo pendrive. Se o USB desconecta aleatoriamente ou mostra 0 bytes, pare de mexer nele porque o software pode não ser mais suficiente.