Excluí acidentalmente vários vídeos importantes do meu cartão SD depois de mover arquivos da minha câmera, e agora eles não estão em lugar nenhum. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação de cartão SD para vídeos que possa recuperar com segurança arquivos de vídeo excluídos ou perdidos sem danificar o cartão ou reduzir a qualidade do vídeo.
Eu passei por isso uma vez com um microSD de uma câmera antiga, e a primeira coisa que aprendi foi simples. Pare de usar o cartão.
Quando arquivos são excluídos de um cartão SD, o cartão normalmente não apaga os dados imediatamente. Ele remove o ponteiro para o arquivo, então as fotos e vídeos geralmente continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Se você continuar fotografando, copiando ou movendo coisas para o cartão, suas chances pioram rápido.
Se você quiser a versão curta, aqui está como eu classificaria as ferramentas.
Essa é a que eu indicaria para alguém que quer resultados sem brigar com o software. Achei mais fácil de usar do que a maioria dos apps de recuperação, e ela se saiu bem com mídia normalmente excluída, arquivos RAW e cartões que o computador de repente parou de ler. A visualização ajuda bastante, já que você pode verificar se a varredura encontrou arquivos utilizáveis antes de recuperar qualquer coisa.
O que mais me chamou atenção foi a recuperação específica para câmeras. Ela lida com vídeo fragmentado melhor do que muitas ferramentas que testei, especialmente filmagens de GoPro, DJI e câmeras mirrorless. Isso importa se seus clipes foram divididos no cartão e voltaram corrompidos em outros apps. Ela também lê formatos RAW comuns como Canon CR2 e CR3, Sony ARW e Nikon NEF. No Windows, você tem até 100MB de recuperação gratuita.
- UFS Explorer
Essa parece mais uma ferramenta para pessoas que não se importam com menus, opções e uma curva de aprendizado mais acentuada. Eu não a chamaria de amigável. Ainda assim, a qualidade da varredura é boa, e ela lida com armazenamento danificado melhor do que muitos apps mais simples. Se o seu cartão está em más condições, essa é uma das opções às quais as pessoas sempre voltam. Já vi técnicos mencionarem isso por um motivo.
- Recuva
Antigo, simples, ainda útil. Se você excluiu algumas poucas JPGs ou MP4s no Windows, isso geralmente já basta. É leve, rápido de instalar e fácil de entender. Eu não esperaria milagres dele com cartões danificados, sistemas de arquivos estranhos ou formatos de câmera que ficam bagunçados, mas para erros básicos ele ainda merece um lugar.
- R-Photo
Se o seu foco são fotos e vídeos e você quer uma ferramenta gratuita para Windows, esta vale a pena dar uma olhada. A visualização em miniaturas faz uma grande diferença quando você está separando uma pilha de mídia excluída. Gostei que ela mantém o foco em vez de tentar ser uma ferramenta para tudo.
Uma coisa que as pessoas erram o tempo todo: local de salvamento.
Não recupere os arquivos de volta para o mesmo cartão SD. Salve-os no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Se você gravar dados recuperados no cartão que está tentando resgatar, corre o risco de sobrescrever exatamente os arquivos que quer de volta. Já vi pessoas perderem a segunda metade da tentativa de recuperação assim. Sensação ruim.
Se o cartão estiver falhando, desconectando aleatoriamente ou mostrando erros de leitura, eu seguiria primeiro pelo caminho mais seguro e faria uma cópia byte a byte do cartão, também chamada de imagem de disco. Este guia explica isso: imagem de disco
Executar varreduras de recuperação na imagem em vez do cartão original força menos o hardware com falha. Se o cartão estiver morrendo, cada leitura extra importa.
Então, a ordem prática é:
Pare de usar o cartão SD.
Coloque-o em um leitor de cartões.
Faça uma varredura com uma das ferramentas acima.
Visualize o que ainda está lá.
Recupere os arquivos para outro drive.
Se o cartão ainda monta, suas chances geralmente são razoáveis. Eu começaria por aí antes de presumir que ele já era.
Para arquivos de vídeo excluídos, eu os classificaria de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer.
Minha escolha ainda é o Disk Drill por um motivo: a recuperação de vídeo é complicada. Arquivos grandes ficam fragmentados. Muitos apps de recuperação baratos encontram o nome do arquivo, mas entregam um clipe corrompido. O Disk Drill tende a se sair melhor com MOV, MP4, AVI e gravações de cartões de câmera de action cams e drones. A prévia também é útil, porque você vê rápido se o arquivo pode ser reproduzido ou se está meio perdido.
Se você quiser uma leitura simples sobre isso, esta análise rápida de recuperação de vídeo do Disk Drill dá uma visão geral decente.
Não concordo totalmente em colocar o Recuva perto do topo para trabalhos com vídeo. Para fotos, tudo bem. Para vídeos grandes excluídos, ele parece datado e deixa passar coisas em cartões exFAT com mais frequência na minha experiência.
Minha lista para recuperação de vídeo:
- Disk Drill, melhor equilíbrio entre qualidade de varredura e facilidade de uso.
- R-Studio, mais forte se o cartão tiver danos no sistema de arquivos.
- PhotoRec, interface feia, escaneamento bruto sólido, grátis.
- UFS Explorer, ótima ferramenta, mas exagerado para a maioria das pessoas.
A melhor dica que ninguém segue: recupere primeiro por tamanho de arquivo e formato. Procure seus maiores arquivos MOV ou MP4. Esses geralmente são seus clipes perdidos. Salve os arquivos recuperados no seu computador, não no cartão SD. Se o cartão continuar desconectando, crie uma imagem dele primeiro ou você vai piorar as coisas rapidamente.
Eu me inclinaria de forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @espritlibre em um ponto. Para arquivos de vídeo excluídos, o “melhor” app geralmente é aquele que consegue recuperar um clipe que realmente reproduz até o fim, não apenas o que encontra mais nomes de arquivos.
É por isso que o Disk Drill geralmente é a escolha inicial mais segura para recuperação de vídeos em cartão SD. Ele é mais fácil do que as ferramentas com estilo mais forense, mas ainda é bem forte com arquivos MP4 e MOV de câmeras, drones e action cams. O recurso de visualização importa mais para vídeo do que as pessoas pensam, porque um arquivo recuperado que não abre é basicamente inútil.
Onde eu meio que discordo dos rankings habituais é no PhotoRec. As pessoas o recomendam porque é gratuito, e sim, ele pode recuperar muitos dados, mas para vídeos ele também pode te deixar com uma pilha de arquivos gigantes misteriosos, sem estrutura de pastas ou nomes. Se você só tem alguns clipes importantes, isso pode ficar irritante rapidinho.
Minha ordem aproximada para trabalhos com vídeo:
- Disk Drill para a primeira tentativa mais fácil e confiável
- R-Studio se a estrutura do cartão estiver corrompida
- PhotoRec se você quiser uma extração gratuita de último recurso
- Recuva apenas para exclusões bem simples
Além disso, se os vídeos foram “movidos” e depois sumiram, verifique primeiro se a movimentação falhou no meio do caminho e deixou dados temporários no computador. Isso acontece mais do que as pessoas admitem.
Se você quiser mais opiniões focadas especificamente em recuperar filmagens excluídas de câmera, este tópico é realmente útil: melhores formas de recuperar vídeos excluídos de um cartão SD.
Versão curta: para software de recuperação de vídeos em cartão SD, o Disk Drill provavelmente é o melhor lugar para começar, a menos que o cartão esteja apresentando comportamento físico estranho.
Estou principalmente com @espritlibre e @sterrenkijker aqui, mas eu acrescentaria um ponto extra: para a recuperação de vídeo, a integridade do arquivo importa mais do que a quantidade recuperada. Dez clipes “recuperados” que travam ou param aos 3 segundos são piores do que dois completos.
Então, minha visão prática:
- Disk Drill é a melhor primeira tentativa para a maioria das pessoas.
- Prós: fácil de usar, bom suporte a visualização prévia, geralmente melhor do que ferramentas básicas com arquivos MP4/MOV grandes, lida bem com formatos comuns de cartão SD.
- Contras: não é a opção mais barata, varreduras profundas podem retornar muita bagunça e, se o cartão estiver falhando fisicamente, não faz milagres.
- R-Studio é mais forte quando o sistema de arquivos do cartão está danificado.
- PhotoRec ainda é útil, mas discordo das pessoas que o tratam como a melhor opção padrão para vídeos. É mais um instrumento bruto.
- Recuva é bom para exclusões simples, mas estou mais próximo de @mikeappsreviewer nesta parte: ele perde força rapidamente quando o caso fica complicado.
Mais uma coisa que ninguém destacou o suficiente: se estes eram vídeos de uma câmera, alguns podem estar divididos entre blocos de alocação de formas que tornam a recuperação bruta complicada. É por isso que visualizar os clipes recuperados antes de salvar tudo importa.
Verifique também as pastas temporárias do seu computador e o destino original da importação. Arquivos “movidos” às vezes somem porque o aplicativo de transferência falhou, não porque o cartão SD os apagou corretamente.