Meu iPhone está quase sem armazenamento depois que fotos demais, apps e dados do sistema se acumularam. Estou tentando descobrir as melhores opções realistas para liberar espaço ou expandir o armazenamento sem comprar um celular novo, se possível.
Pesquisei exatamente sobre isso há um tempo, quando meu iPhone estava completamente lotado. Depois de assistir a alguns vídeos sobre trocar o chip de armazenamento, cheguei até a procurar assistências técnicas para ver quem oferecia esse serviço. No começo, pareceu até algo razoável. As pessoas trocam telas e baterias o tempo todo, então por que não o armazenamento?
A assistência com que entrei em contato me fez desistir bem rápido, e ainda bem que fez isso. Eles disseram que o upgrade é tecnicamente possível, mas não é o tipo de reparo que recomendariam para um usuário comum. Envolve substituição de NAND, microssoldagem, trabalho de firmware, e existe uma chance real de inutilizar a placa lógica. Mesmo que tudo dê certo, normalmente você acaba com um telefone que a Apple talvez não queira consertar depois, além de ficar sem qualquer proteção de garantia.
O que ajudou mais foi limpar o telefone primeiro, porque eu tinha muito mais espaço desperdiçado do que imaginava.
- Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa tela deixa bem óbvio o que realmente está ocupando espaço.
- Ative Desinstalar Apps Não Usados se você tiver aplicativos parados que quase não usa. Isso remove o app, mas mantém os documentos e dados salvos, então reinstalá-lo depois traz tudo de volta.
- Verifique o Mensagens. O meu tinha anos de fotos, vídeos, GIFs e anexos aleatórios acumulados ali. Configurar mensagens antigas para exclusão automática impediu que isso voltasse a se acumular.
As fotos eram o verdadeiro problema para mim, porém. O álbum Duplicados da Apple quase não encontrou nada porque a maior parte da minha bagunça não era de cópias exatas. Eram fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando Clever Cleaner para isso. Ele agrupa fotos semelhantes, escolhe o que considera ser a melhor, organiza vídeos por tamanho, encontra capturas de tela antigas e pode transformar Live Photos em imagens estáticas quando você não precisa da parte em movimento. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois disso, o Fotos do iCloud com Otimizar Armazenamento do iPhone fez a maior diferença. As versões em tamanho completo ficam no iCloud, enquanto o telefone mantém cópias locais menores até você abrir alguma coisa. No uso normal, eu mal percebo, mas a economia de armazenamento é enorme. Se você não quiser usar o iCloud, Google Drive ou Dropbox também podem funcionar para arquivos e vídeos, embora provavelmente você tenha que gerenciar as coisas de forma mais manual.
O único armazenamento que comprei depois de tudo isso foi um pen drive externo para fotos e vídeos antigos que eu queria guardar, mas não precisava manter no telefone o tempo todo. Se você tem um iPhone USB-C mais novo, isso é bem menos incômodo do que costumava ser. Alguns drives podem até funcionar com apps compatíveis para gravar vídeo direto no drive. Só verifique se a unidade está formatada em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Então é isso, eu evitaria o upgrade do chip de armazenamento, a menos que você esteja totalmente tranquilo com o risco. Limpar o telefone, usar armazenamento em nuvem e manter arquivos antigos em uma unidade externa resolveu o problema para mim sem apostar a placa lógica.
Não pague ninguém para “expandir” o armazenamento interno, a menos que você esteja tratando o telefone como descartável. O ganho rápido mais realista é excluir ou mover as coisas que o iOS não consegue reduzir para você, especialmente arquivos baixados do Netflix/Spotify/Podcasts, mapas offline, anexos grandes de mensagens e caches de aplicativos que só são limpos depois de excluir e reinstalar o app.
Aplicativos de limpeza de fotos, como o Clever Cleaner, podem ajudar, e ele está listado em listas de aplicativos para limpar o armazenamento do iPhone, mas eu usaria isso depois de verificar primeiro a tediosa tela de armazenamento integrada. As coisas tediosas geralmente são onde o espaço mais rápido está escondido.
Verifique se suas fotos estão realmente salvas em algum backup antes de começar a apagar qualquer coisa. Muita gente confunde “Fotos do iCloud” com “tenho um backup separado”, e isso pode dar errado muito rápido. O Fotos do iCloud é, na maior parte, um sistema de sincronização. Se você apagar uma foto do iPhone enquanto o Fotos do iCloud estiver ativado, normalmente estará apagando essa foto do iCloud também, não apenas liberando espaço local no telefone.
Essa é a principal ressalva que eu colocaria ao lado do conselho anterior sobre Otimizar Armazenamento do iPhone. É um bom recurso e, para um iPhone com muitas fotos, pode economizar muito espaço local, mas não é a mesma coisa que mover suas fotos para outro lugar de forma permanente. As fotos em tamanho original ficam no iCloud, o iPhone mantém versões menores, e a Apple gerencia as cópias locais. Se o seu objetivo é “quero tirar esses vídeos antigos do meu iPhone, mas ainda mantê-los armazenados com segurança”, então primeiro coloque-os em outro lugar, como um computador, disco externo, NAS, Google Fotos, Dropbox etc. Depois confirme que eles abrem lá antes de apagá-los do iPhone.
O caminho mais barato e realista geralmente é:
- Faça backup ou exporte primeiro as coisas insubstituíveis.
- Esvazie Apagados Recentemente em Fotos depois de apagar as coisas.
- Esvazie Apagados Recentemente no app Arquivos também.
- Verifique os vídeos grandes antes de se preocupar com apps minúsculos.
- Reinstale os piores apps cheios de cache em vez de tentar gerenciá-los manualmente nos mínimos detalhes.
Essa etapa de “Apagados Recentemente” é fácil de esquecer. Apagar 40 GB de vídeos não ajuda totalmente se eles ficarem em Apagados Recentemente por mais um mês. A mesma coisa pode acontecer no Arquivos se você baixou filmes, arquivos ZIP, projetos do GarageBand, PDFs ou anexos aleatórios e depois só apagou pela metade.
Concordo com os outros sobre evitar upgrades de armazenamento interno. Isso não é realmente “aumentar o armazenamento” no sentido normal para o consumidor. É trabalho em nível de placa. Mesmo que alguém consiga fazer isso, você está pagando por risco, tempo sem o aparelho e possíveis problemas estranhos depois. Faz mais sentido para profissionais de recuperação de dados ou canais de reparo por hobby do que para alguém que só quer que o iPhone pare de reclamar de armazenamento.
Onde eu seria um pouco mais cético é em relação aos apps de limpeza. Algo como o Clever Cleaner pode ser útil se o seu rolo da câmera estiver cheio de quase duplicatas, capturas de tela, fotos em sequência e vídeos enormes. Esse é um problema real que as ferramentas da própria Apple nem sempre lidam bem. Mas eu não começaria por aí se o iPhone disser que apps, Mensagens ou Dados do Sistema são os maiores vilões. Um app de limpeza não pode encolher magicamente todas as categorias. Ele ajuda principalmente com bagunça de mídia que você aprova apagar.
Para “Dados do Sistema”, não espere um botão mágico. Às vezes isso diminui depois que o iOS tem espaço para respirar, às vezes não. A solução chata, mas eficaz, é fazer um backup criptografado em um computador, apagar o iPhone e restaurá-lo. Isso pode limpar lixo que as configurações normais não conseguem remover, mas é incômodo e você precisa ter certeza de que o backup está bom. Eu só faria isso depois de mover fotos e vídeos e verificar primeiro os downloads dos apps.
Mensagens é outra fonte de problema que passa despercebida. Se você envia muitos vídeos, notas de voz, figurinhas e fotos, isso pode silenciosamente ficar enorme. Em Armazenamento do iPhone, toque em Mensagens e procure anexos grandes. Você não precisa apagar conversas inteiras se só quiser remover as coisas grandes.
Para apps, descarregar é aceitável para apps que você talvez use de novo. Apagar e reinstalar é melhor para apps que acumulam cache, como apps sociais, apps de vídeo, apps de compras e navegadores. Descarregar mantém documentos e dados, o que é conveniente, mas isso significa que pode manter parte do problema de armazenamento também. Se um app estiver usando 8 GB e o app em si tiver apenas 300 MB, descarregar provavelmente não vai resolver muita coisa.
O armazenamento externo é útil, mas eu o trataria como armazenamento de arquivo, não como um upgrade perfeito do telefone. É ótimo para despejar vídeos antigos, clipes ProRes, fotos de viagem e arquivos grandes que você não precisa no dia a dia. É menos ótimo se você espera que todo app o trate como armazenamento interno. Muitos apps não vão fazer isso. O app Arquivos pode funcionar com unidades externas, mas a experiência depende da unidade, do cabo, do formato e das necessidades de energia.
Então a resposta realista é: você não pode realmente aumentar o armazenamento interno de uma forma prática. Você só pode reduzir o que fica nele. A melhor combinação costuma ser Otimizar Armazenamento do iCloud para fotos do dia a dia, um backup/arquivo separado para mídias antigas, apagar downloads locais grandes, limpar anexos do Mensagens e reinstalar apps que acumulam muito cache. Se mesmo assim você continuar lutando por espaço toda semana, o iPhone provavelmente tem menos capacidade do que o ideal para a forma como você o usa, mesmo que continue funcionando bem no restante.
Deixe alguns GB livres de propósito depois de limpar, não busque ter apenas o suficiente. O iOS precisa de espaço de respiro para atualizações, indexação de fotos, cache de apps e arquivos temporários, então um telefone de 64 GB com 63 GB usados continuará parecendo com defeito mesmo que você tecnicamente tenha liberado espaço. Se você sempre volta ao limite em uma semana, nenhuma configuração de limpeza ou de nuvem está realmente corrigindo esse descompasso.