Recuperação de Vídeo de Cartão SD para Vídeos da Família, Algum Conselho?

Estou tentando recuperar vídeos de família de um cartão SD depois que ele de repente parou de mostrar os arquivos. Esses clipes são de aniversários e férias, e eu realmente não quero perdê-los. Preciso de ajuda para descobrir as etapas mais seguras de recuperação de vídeos de cartão SD e quais softwares ou métodos realmente funcionam sem piorar a situação.

Perdi um clipe uma vez e meu primeiro pensamento foi o mesmo que a maioria das pessoas tem. Ele se foi para sempre?

Pelo que vi, não. Muitos vídeos excluídos ainda ficam no cartão por um tempo.

O que geralmente é removido primeiro é a entrada do arquivo, não os dados brutos do vídeo em si. O cartão para de apontar para o clipe, mas os bytes muitas vezes permanecem no lugar até que coisas novas sejam gravadas por cima. Então, os próximos minutos importam mais do que as pessoas imaginam. Se você continuar gravando, suas chances caem rápido.

1. Pare de usar o cartão

No segundo em que perceber que o vídeo sumiu, pare.

Não grave mais imagens. Não tire fotos. Não formate o cartão porque a câmera sugeriu isso. Retire o cartão e deixe-o de lado.

Já vi pessoas perderem um clipe curto, continuarem gravando por dez minutos e depois se perguntarem por que a recuperação trouxe de volta metade de um arquivo e uma pilha de lixo. O dano por sobrescrita acontece rápido.

2. Descubra se o software é suficiente

Em alguns casos, a recuperação por conta própria funciona bem. Em outros, não vale a pena arriscar.

A recuperação por software geralmente faz sentido quando:

1. Você apagou os arquivos por engano.

2. O cartão foi formatado.

3. O cartão aparece como RAW.

4. Você recebeu um erro de sistema de arquivos da câmera ou do computador.

5. Os vídeos sumiram, mesmo que o cartão ainda pareça legível.

Eu tenderia a procurar um serviço de recuperação quando:

1. O cartão está torto, rachado ou tem danos físicos evidentes.

2. Seu computador não o detecta de jeito nenhum.

3. Ele continua se desconectando durante a leitura.

4. O dispositivo informa falha de hardware.

5. As gravações são importantes o suficiente para que você não queira aprender por tentativa e erro.

Se o cartão estiver fisicamente danificado, tentar escaneá-lo repetidamente é uma má ideia. Eu não continuaria mexendo nele.

3. Faça primeiro uma imagem do cartão

Essa parte é muito ignorada, e eu acho isso um erro.

Antes da recuperação, faça uma imagem completa do disco do cartão de memória. Assim, você fica com uma cópia byte por byte do estado atual dele. Se a sua primeira tentativa de recuperação der errado, você ainda terá o original preservado.

As pessoas que trabalham com isso profissionalmente costumam trabalhar a partir da imagem em vez de forçar o cartão repetidamente. Isso reduz o risco. Também dá margem para tentar novamente com configurações diferentes depois.

4. Recupere o vídeo com o Disk Drill

As fotos geralmente são mais fáceis. Vídeo é mais complicado.

Muitas câmeras, drones, dashcams e câmeras de ação salvam as gravações em partes espalhadas pelo cartão. Ferramentas básicas de recuperação podem encontrar fragmentos, mas não conseguem remontá-los em um arquivo limpo e reproduzível. Passei por isso com uma gravação de câmera de ação há algum tempo. A varredura encontrou o nome, o tamanho parecia certo, e o arquivo reproduzia por seis segundos e depois travava. Extremamente irritante.

Um dos motivos pelos quais o Disk Drill é mencionado para recuperação de vídeo é o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi criado para gravações fragmentadas de câmeras e cartões de memória compatíveis. Em vez de tratar o vídeo como um único bloco organizado, ele analisa os fragmentos e tenta reconstruir a estrutura original. Isso costuma fazer diferença com arquivos de dispositivos GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360 e semelhantes.

O processo é bem direto:

1. Insira o cartão de memória original usando um leitor de cartões.

2. Abra o Disk Drill.

3. Selecione o cartão de memória.

4. Escolha Advanced Camera Recovery.

5. Execute a varredura.

6. Aguarde a análise terminar.

7. Visualize o que foi encontrado.

8. Salve os vídeos recuperados em outra unidade.

Não restaure os arquivos de volta no mesmo cartão. Eu sei que parece óbvio. As pessoas ainda fazem isso.

5. Teste os vídeos recuperados antes de considerar concluído

Um arquivo aparecer na lista de resultados não significa que ele esteja bom.

Abra alguns dos vídeos recuperados. Avance por eles. Verifique o meio, não apenas o primeiro segundo. Às vezes, um clipe tem o nome de arquivo e o tamanho corretos, mas ainda assim apresenta corrupção, quadros ausentes ou falhas na reprodução.

Se um deles não reproduzir, vale a pena tentar primeiro o VLC Media Player. Uma ferramenta separada de reparo de vídeo também pode ajudar, dependendo do que foi danificado.

Se você quiser a versão curta, é esta. Pare de usar o cartão, faça uma imagem dele primeiro, recupere para outra unidade e depois teste os arquivos. Se o cartão tiver danos físicos, eu pularia as soluções caseiras e o trataria como um item de chance única.

Se os arquivos “pararam de aparecer” e você não os apagou, eu verificaria primeiro as coisas simples antes de fazer uma varredura profunda.

Experimente um leitor de cartão diferente.
Experimente uma porta USB diferente.
Experimente outro PC.
Verifique o Gerenciamento de Disco no Windows ou o Utilitário de Disco no Mac. Se o cartão SD mostrar o tamanho correto, isso é um sinal razoável. Se pedir para formatar, não faça isso.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: pare de gravar qualquer coisa no cartão. Porém, não concordo totalmente em pular direto para o modo avançado de recuperação logo de início. Se o problema for um sistema de arquivos danificado, uma varredura normal somente leitura geralmente recupera melhor a estrutura de pastas e os nomes originais.

Minha ordem seria:

1. Teste o cartão em outro leitor.
  2. Faça uma imagem completa se o cartão for lido de forma estável.
  3. Faça a varredura na imagem, não no cartão.
  4. Comece com uma varredura profunda padrão.
  5. Se os vídeos voltarem corrompidos ou divididos, então use as opções de recuperação focadas em câmera do Disk Drill.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de vídeos de cartão SD, especialmente para clipes MP4 e MOV de câmeras e celulares. O Recuva é bom para exclusões simples, mas deixa a desejar com vídeo fragmentado. O PhotoRec encontra muita coisa, mas os nomes de arquivos e pastas geralmente ficam uma bagunça.

Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou esquentar, pare. Aí já é caso para laboratório.

Além disso, vale a pena dar uma olhada nisto se você estiver comparando ferramentas para cartões SD e arquivos apagados:
melhor software de recuperação de cartão SD para recuperar vídeos e fotos apagados

Mais uma coisa. Depois da recuperação, copie tudo para 2 unidades. Vídeos de família são o tipo de coisa que você só perde uma vez.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles disseram: verifique se os arquivos estão realmente ocultos antes de entrar em modo total de recuperação. Já vi cartões SD com a tabela de arquivos bagunçada, em que os vídeos desaparecem na câmera, mas ainda aparecem com um navegador de arquivos adequado no computador. No Windows, ative a exibição de arquivos ocultos. No Mac, use Command + Shift + . no Finder. Parece básico, mas às vezes o básico salva as gravações.

Eu também não executaria CHKDSK ou o First Aid logo de cara, mesmo que muita gente adore sugerir isso. Às vezes ajuda, às vezes conserta o cartão e o deixa em um estado pior para recuperação. Para vídeos de família, eu preferiria preservar primeiro e reparar depois.

Minha opinião:

• Se o cartão montar normalmente, copie primeiro tudo o que estiver visível
  • Se os vídeos estiverem faltando, use recuperação somente leitura na imagem
  • Se os clipes voltarem corrompidos, então tente o Disk Drill, especialmente se forem de uma câmera que grava em fragmentos
  • Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, lento, ou continuar desconectando, pare de mexer nele

Outro truque: classifique os arquivos recuperados por tamanho. MP4s minúsculos costumam ser lixo. Os arquivos maiores geralmente têm a melhor chance.

Se você quiser outro exemplo de recuperação de vídeos de família perdidos de um cartão SD corrompido, vale a pena ler esse tópico.

E sim, recupere para o seu computador ou unidade externa, não de volta para o cartão SD. Parece óbvio, mas o pânico faz as pessoas fazerem coisas bobas lol.

Uma coisa que eu faria e que não foi enfatizada o suficiente acima: verificar a integridade do cartão antes de confiar em qualquer varredura longa. No Windows, o CrystalDiskInfo não vai ajudar muito com cartões SD, mas ferramentas como H2testw ou F3 podem revelar cartões falsos ou com falha. Mas há um detalhe importante: só faça isso em um clone ou depois das tentativas de recuperação, porque testes de gravação podem destruir dados recuperáveis. Então eu discordo um pouco das pessoas que partem direto para toda e qualquer ferramenta de diagnóstico.

Além disso, se os vídeos sumiram mas a estrutura de pastas ainda parece semi-normal, tente navegar pelo cartão com um gerenciador de arquivos seguro para hex ou pelo menos com outro sistema operacional. Já vi corrupção de diretório exFAT mostrar arquivos no Linux que o Windows se recusava a listar.

Minha opinião sobre o Disk Drill:

Prós

• Bom em varreduras de cartão SD
  • Melhor com formatos de vídeo do que ferramentas mais simples de recuperação de arquivos apagados
  • A visualização prévia é útil
  • Pode funcionar bem quando o sistema de arquivos está danificado

Contras

• Não faz milagres se o cartão estiver falhando eletricamente
  • Varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • Recuperação paga para uso completo
  • Trabalhos grandes com vídeo podem levar algum tempo

Então sim, estou com @chasseurdetoiles, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer na parte de não gravar no cartão. Onde eu divirjo é no seguinte: se o cartão ainda estiver legível, eu prefiro fazer uma passada cuidadosa para copiar as pastas DCIM ou privadas da câmera manualmente antes de rodar a recuperação. Às vezes os vídeos desaparecidos estão em subpastas estranhas ou com carimbos de data e hora corrompidos, não realmente perdidos.

Se a cópia manual falhar, então faça um clone primeiro e analise o clone com o Disk Drill. Se até mesmo a clonagem começar a apresentar erros de leitura logo no início, pare antes que o cartão piore. Normalmente esse é o ponto em que fazer por conta própria deixa de ser uma boa ideia.