Apaguei acidentalmente fotos de férias do cartão SD da minha câmera Nikon antes de fazer backup, e estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. O cartão tem fotos importantes de família e de viagens, então preciso de ajuda com a forma mais segura de recuperar fotos apagadas de um cartão SD de câmera Nikon sem piorar a situação.
Passei por isso com um cartão da Nikon há um tempo, e eu ainda não descartaria as fotos. Fotos apagadas muitas vezes voltam, mesmo depois de uma formatação rápida. O que importou no meu caso não foi como os arquivos sumiram. Foi se novos dados foram gravados por cima deles.
A primeira coisa: pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não formate de novo. Cada novo arquivo ocupa espaço, e seus arquivos antigos NEF ou JPEG podem estar em parte desse mesmo espaço.
Se isso foi uma formatação rápida, suas chances ainda são razoáveis. Se você fez uma formatação completa ou algum tipo de limpeza segura, a recuperação fica bem mais complicada.
Se você não tem backup, eu iria direto para um software de recuperação. Já usei o Disk Drill para isso, principalmente porque ele reconhece formatos RAW da Nikon como NEF e NRW junto com JPEG, e o processo é simples o bastante para você não passar uma hora tentando adivinhar.
O que eu fiz:
- Tirei o cartão SD da câmera.
- Conectei ao meu computador com um leitor de cartões.
- Instalei o Disk Drill no computador, não no cartão SD.
- Selecionei o cartão SD no aplicativo e cliquei em Procurar dados perdidos.
- Executei a Verificação Universal. Para cartões de câmera apagados ou formatados, normalmente é por ela que eu começo.
- Esperei a verificação terminar e depois conferi as prévias.
- Recuperei os arquivos para o meu computador, nunca de volta para o mesmo cartão.
Um detalhe pequeno que muita gente deixa passar: se os arquivos RAW aparecem bem na prévia durante a verificação, isso geralmente é um bom sinal. Já tive casos em que os nomes tinham sumido e a estrutura de pastas estava uma bagunça, mas os dados da imagem em si ainda estavam ok.
Se você também estiver sem os vídeos, execute a Recuperação Avançada de Câmera depois da verificação principal. Alguns arquivos de vídeo de câmera acabam fragmentados, e a varredura padrão nem sempre os encontra direito.
Alguns incômodos são normais aqui.
Arquivos RAW recuperados muitas vezes perdem seus nomes originais. Você pode ver nomes genéricos em vez da numeração normal da câmera. Chato, sim, mas isso não prova que os arquivos estejam ruins.
Além disso, o Fotos do Windows não é um bom parâmetro para avaliar a integridade de arquivos RAW da Nikon. Já vi arquivos NEF falharem nele e abrirem normalmente em outro lugar. Então, se um NEF recuperado não abrir no aplicativo padrão, tente um software com suporte adequado a RAW da Nikon antes de considerar o arquivo perdido.
Antes de fazer a verificação, confira também os locais de backup mais óbvios, porque as pessoas esquecem disso o tempo todo:
- seu computador, se você copiou as fotos da viagem antes
- SnapBridge
- qualquer pasta com sincronização em nuvem
- um disco externo de uma importação anterior
Se o cartão nem aparecer, perder a conexão durante a verificação ou parecer fisicamente danificado, eu pararia de mexer nele. Um cartão com defeito piora rápido. É aí que uma assistência de recuperação começa a fazer mais sentido, mesmo que doa no bolso.
Então sim, a recuperação ainda é possível se as fotos foram apagadas, sumiram depois da viagem ou foram removidas por uma formatação rápida. O tempo importa aqui. Quanto menos você usar o cartão, melhores são suas chances de recuperar os arquivos.
Sim, ainda é possível, se você parou de usar o cartão rápido o suficiente.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, o risco de sobrescrita é o que mais importa. Mas discordo de uma parte. Eu faria primeiro uma imagem do cartão SD, se o seu software permitir, e analisaria a imagem em vez de forçar o cartão com repetidas novas varreduras. É mais seguro, especialmente se o cartão for mais antigo ou instável.
Algumas coisas específicas da Nikon para verificar.
- Procure por cópias de backup ocultas.
Alguns fluxos de trabalho da Nikon deixam fotos em pastas de importação das quais você se esqueceu.
Verifique:
- local de importação do catálogo do Lightroom
- pasta Imagens do Windows
- pasta de importação do Nikon NX Studio
- importações do celular pelo SnapBridge
- lixeira da sincronização de fotos na nuvem ou pasta de excluídos
-
Teste o cartão com outro leitor.
Um leitor ruim causa falsa “corrupção” o tempo todo. Já vi cartões falharem em um leitor USB barato e montarem normalmente em outro. -
Se os arquivos voltarem sem nomes, classifique pela assinatura do arquivo.
Arquivos NEF costumam ser recuperados pelo cabeçalho, não pela estrutura original de pastas. Um software de recuperação como o Disk Drill é útil aqui porque detecta bem os formatos RAW da Nikon, mesmo quando o sistema de arquivos está destruído. -
Observe os tamanhos dos arquivos.
JPEGs recuperados com apenas alguns KB são lixo. Arquivos NEF devem ficar próximos do que sua câmera normalmente gera. Se sua Nikon normalmente faz RAWs de 20 a 30 MB e os arquivos recuperados têm 200 KB, eles estão corrompidos. -
Recupere para um disco rígido e depois verifique no software da Nikon.
A visualização do Windows às vezes engana. O NX Studio ou o Lightroom dão uma resposta melhor sobre se os arquivos NEF estão intactos.
Se você quiser um guia direto, este guia passo a passo para recuperação de fotos de cartão SD cobre o fluxo básico em português claro.
Se o cartão pedir para ser formatado, não clique. Isso confunde as pessoas o tempo todo.
Sim, ainda é possível. O grande fator não é a exclusão em si, e sim se o cartão foi reutilizado desde então. Se você não tirou mais fotos, suas chances geralmente são bem decentes.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu, mas sou um pouco menos otimista quando as pessoas dizem que a formatação rápida não tem problema. Às vezes tem, às vezes ela destrói completamente a estrutura de pastas e deixa a recuperação complicada pra caramba. Ainda dá para recuperar as imagens, mas elas podem voltar como arquivos genéricos com nomes estranhos.
Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram o suficiente: verifique a própria câmera. Alguns corpos Nikon com slots duplos, comportamento de cache interno ou aplicativos de transferência podem fazer as pessoas pensarem que os arquivos sumiram quando na verdade eles existem em algum outro ponto do fluxo. Verifique também se o SnapBridge enviou automaticamente cópias menores para o seu celular.
Se o cartão estiver legível em um computador, recupere-o agora e só depois se preocupe em organizar. O Disk Drill é uma opção sólida porque lida muito bem com formatos de foto da Nikon como NEF, e é fácil o suficiente para que você não fique se atrapalhando em meio ao pânico. Eu recuperaria tudo primeiro para o seu computador, até os arquivos com aparência ruim, e depois separaria o que vale a pena.
Além disso, não julgue os arquivos recuperados rápido demais. Uma foto que não gera visualização no Windows ainda pode abrir no Lightroom, NX Studio ou outro aplicativo compatível com RAW. Já vi isso acontecer mais de uma vez.
Se você quiser mais opiniões sobre melhores recomendações de software de recuperação de cartão SD para fotos excluídas, esse tópico também tem algumas comparações úteis.
Se o cartão SD desconecta, faz o leitor travar ou pede para ser formatado toda vez, pare de mexer nele. Esse é o ponto em que tentar resolver por conta própria pode piorar as coisas, pra ser sincero.
Um ângulo extra além do que @viajantedoceu, @himmelsjager e @mikeappsreviewer abordaram: verifique se o cartão é SDXC e está formatado em exFAT. Muitos aplicativos de recuperação conseguem encontrar as fotos, mas alguns fazem um trabalho pior ao reconstruir os metadados de pasta do exFAT, então você pode recuperar as imagens, mas perder datas e nomes. Isso não é falha, apenas uma recuperação bagunçada.
Discordo um pouco da mentalidade de “escanear tudo repetidamente até algo aparecer” em que as pessoas acabam caindo. Se o cartão estiver envelhecendo, cada remontagem e nova varredura é mais uma chance de ele falhar. Uma passagem cuidadosa é mais inteligente do que dez tentativas esperançosas.
Disk Drill é uma escolha razoável aqui.
Prós:
- bom suporte para formatos da Nikon, como NEF e JPEG
- sistema de visualização simples
- desempenho decente na recuperação de fotos em cartão, mesmo quando as pastas estão corrompidas
Contras:
- os nomes dos arquivos recuperados podem ser genéricos
- varreduras profundas podem demorar
- a recuperação completa geralmente exige pagamento
Mais uma dica prática: após a recuperação, compare os registros de data e hora do EXIF. Mesmo que os nomes tenham sumido, esses registros permitem reconstruir a viagem em ordem rapidamente. Compare também a contagem de arquivos recuperados com o que o contador de reprodução da Nikon mostrava aproximadamente antes da exclusão. Isso ajuda a identificar perdas silenciosas.
Se o cartão ler de forma extremamente lenta, esquentar ou desaparecer no meio da leitura, pule o faça você mesmo e vá direto para um laboratório de recuperação. Isso geralmente significa problema de hardware, não apenas arquivos excluídos.